AGRONEGÓCIOS

Em Portugal, ministro Fávaro realiza visita de campo em cooperativa e empresa de produção de azeite

Publicados

em

Iniciou, neste sábado (7), a missão oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) a Portugal, conduzida pelo ministro Carlos Fávaro, com o objetivo de aproximar as relações comerciais e do agronegócio entre os dois países.

A primeira agenda da missão foi a visita de campo à Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches e à empresa de produção e transformação de azeites, Lagar do Vale. A visita teve como objetivo a troca de experiências técnicas para o aprimoramento do controle de importação, produção e qualidade do azeite de oliva.

Na ocasião, o ministro Fávaro destacou a medida anunciada este ano para a redução de tarifas de importação para diversos produtos, dentre eles o azeite de oliva. “A boa relação comercial tem que ser de mão dupla: vá vender, mas esteja disposto a comprar também. E, em março, agora então, nós tomamos a decisão governamental de tirar a tarifa de importação de 9,2% para o azeite de oliva. Hoje, Portugal pode vender azeite para o Brasil com tarifa zero”, afirmou.

Ainda ressaltou que a missão ao país português abrirá novas oportunidades para Brasil e Portugal. “Uma das missões que o presidente Lula me deu foi a ampliação de novos mercados para os produtos da agropecuária brasileira e pediu para que isso se transformasse em oportunidades comerciais”, disse Fávaro.

Leia Também:  Veja quais são as expectivas para o mercado da soja no Brasil e no mundo

Em complemento, o secretário de Estado da Agricultura de Portugal, João Moura, evidenciou que há muitas possibilidades de negócios entre os dois países. “Olhamos para o Brasil como um grande país de oportunidade irmão, que possa nos ajudar não só na relação estreita que temos com a África, como com os outros países da Europa, e é isso que essa vinda do ministro Carlos Fávaro aqui pode traduzir”, expressou o secretário.

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, Hugo Caruso, expôs que a visita do ministro Carlos Fávaro ao país português é de grande importância para o setor da olivicultura brasileira. “Foi possível ele verificar realmente a excelência da produção portuguesa de azeites, verificar como que isso também pode ser levado ao Brasil, que é um produtor recente de azeite de oliva que precisa trocas de experiências na área de produção. Então, quanto mais nós tivermos essa aproximação, esse setor também poderá ganhar com desenvolvimento e assim possamos aumentar a nossa produção”, afirmou.

Leia Também:  Governo Federal realiza primeiro encontro do Grupo de Trabalho de Agricultura dos BRICS

Brasil e Portugal têm diversos Memorandos de Entendimento assinados para a cooperação entre os dois países. O mais recente foi assinado em fevereiro deste ano, durante a visita do presidente da República Portuguesa e comitiva ao Brasil.

MISSÃO PORTUGAL

Ainda neste sábado, o ministro Carlos Fávaro e a comitiva do Mapa se reunirão com o embaixador do Brasil em Lisboa, Raimundo Carreiro.

Já no domingo (8), a comitiva visitará a Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, além da inauguração do estande do Brasil na feira.

Ainda, conjuntamente com o ministro da Agricultura de Portugal, conhecerão a fábrica de queijos da empresa Lactogal.

Informações à imprensa
[email protected]

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

COMENTE ABAIXO:

AGRONEGÓCIOS

Programa federal entrega máquinas agrícolas para 301 municípios mineiros

Publicados

em

Por

O Governo Federal realizou nesta quinta-feira (12.06) a entrega de 318 máquinas e equipamentos agrícolas destinados a 301 municípios de Minas Gerais. A solenidade foi realizada na CeasaMinas, em Contagem (MG), como parte do Programa Nacional de Modernização e Apoio à Produção Agrícola (Promaq), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Com investimentos que somam R$ 150 milhões, a ação tem como objetivo fortalecer a infraestrutura rural, melhorar o escoamento da produção e apoiar o desenvolvimento sustentável no campo. Foram repassados equipamentos como tratores, retroescavadeiras, pás carregadeiras, motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas e rolos compactadores.

O Promaq foi criado para ampliar o acesso dos municípios a máquinas que viabilizem a melhoria das estradas vicinais, o preparo do solo e a manutenção de áreas produtivas. O programa prioriza localidades com menor nível de mecanização, desafios logísticos e maior vulnerabilidade social, sempre alinhado às práticas de sustentabilidade e às exigências ambientais.

Para acessar os benefícios, as prefeituras devem apresentar diagnóstico técnico que comprove a necessidade dos equipamentos, considerando fatores como extensão da zona rural, perfil produtivo e situação das vias de acesso. Além de Minas Gerais, o programa já beneficiou outros nove estados, totalizando 515 máquinas entregues a 460 municípios em todo o país.

Leia Também:  Veja quais são as expectivas para o mercado da soja no Brasil e no mundo

A iniciativa é fruto de parcerias institucionais que buscam fortalecer a agricultura familiar, gerar emprego, aumentar a competitividade e impulsionar o desenvolvimento das regiões produtoras.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA