MEIO AMBIENTE

Em feira “movida” a sustentabilidade, catadoras orientam público sobre descarte consciente

Publicados

em

JB NEws

Em um ponto de coleta, elas recolhem materiais recicláveis e reutilizáveis, como óleo de cozinha e eletrônicos

As catadoras de material reciclável e reutilizável do Mato Grosso sustentável se unem aos empreendedores criativos da Feira Gaia em sua nova edição. Vai ser neste sábado (14), das 16h às 23h, no Espaço Garden Cuiabá.

No ponto de coleta montado especialmente para a ocasião, elas recolhem materiais descartáveis como óleo de cozinha, garrafas pet, embalagens tetrapack e eletrônicos, enquanto interagem com o público, orientando sobre novas atitudes que podem transformar lares.

E o que é mais importante, despertar uma consciência ambiental sobre a reciclagem e reutilização de matérias e resíduos, por meio desse projeto de orientação do público, chamado “Lixo: Dignidade e Cidadania”, que elas têm levado a diversos eventos da Baixada Cuiabana.

A artista visual e empreendedora cultural Adriana Milano, que organiza o evento ao lado da produtora de eventos Bruna Angelo, destaca que o trabalho dessas mulheres, vai de encontro com o conceito e a essência da feira, a sustentabilidade.

 

“Em contrapartida, ajudaremos essas mulheres com a doação de leite em caixinha, o item de alimentação que elas mais precisam. Pedimos aos visitantes que contribuam com a doação de 1 caixinha de leite como entrada para a Feira”.

Leia Também:  2,6 toneladas de pescado são apreendidas em 75 dias

Bruna destaca a relevância do projeto que tem mudado a vida dessas mulheres. “Elas buscam na reciclagem uma maneira de promover a inclusão social e renda para sustentarem suas famílias”.

Além das associadas da Asmats, somam à feira, empreendedores de diferentes segmentos: literatura, artesanato, moda, gastronomia e artistas da música e teatro, bem como, de representantes de ações sociais e de intervenção urbana, como o projeto Verde Novo. A propósito, o Verde Novo, capitaneado pelo paisagista Marcelo Pissurno, fará distribuição gratuita de mudas de plantas nativas.

Programação

O cerimonial do evento tem assinatura de Menotti Griggi. É ele quem anuncia a primeira atração do evento. Luccas Vallent, do Yoga na Chapada, realiza uma aula especial, às 16h.

Deste horário até às 23h, a feira é movimentada pelos negócios de 40 expositores que comercializam seus produtos. O evento conta ainda com a presença de terapeutas e coach, dentre outros profissionais dedicados à saúde física e mental.

Enquanto isso, no telão, serão exibidas séries de fotografias de Rai Reis. No segmento das artes visuais, haverá ainda, exposição com obras do artista plástico Zeilton Mattos. E tem arte na pele, também. A Tattoo Galery realiza um “flash tattoo”.

Leia Também:  Fávaro se diz tranquilo, sem mágoas e preparado para assumir o senado federal

Durante o evento, o visitante poderá degustar ainda, comidinhas de boteco e vegana, preparadas por experientes cozinheiros.

Música e intervenções artísticas

Do início ao fim, apresentações musicais e performances artísticas agitam o evento. Confira a programação especialmente pensada para edição Espaço Garden da Feira Gaia:

16h as 20h – Sunset com o Dj Renato Milano com uma set list especial para a Gaia

18h a 19h – Intervenção Urbana com o Coma Fronteira e Spectrolab

19 às 21h – Noite de autógrafos e performance com a poetisa e escritora Luciene Carvalho, imortal da Academia Mato-grossense de Letras

19:30 h – Performance artística com Rodrigo Zaiden

20h as 22h- Show de Larissa Padilha com participação do Dj Chabô

Até o encerramento do evento, o palco estará aberto a colaborações.

Serviço:

Dia: 14/12 – sábado

Horário: das 16h às 23h

Local: Espaço Garden

Rua Salah Solamein Ayoub, n.300, Cachoeira da Garças / Coxipó (próximo à rotatória do bairro Jardim Imperial e antiga fábrica da Brahma/ hoje Heineken)


Lidiane Barros

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MEIO AMBIENTE

Rio Cuiabá e outros pontos da cidade recebem ações de limpeza

Publicados

em

Rio Cuiabá e outros pontos da cidade recebem ações de zeladoria no fim de semana

Os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Serviços Urbanos e terão o apoio do grupo Teoria Verde e do Juvam

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Clique para ampliar imagem

O fim de semana da Prefeitura de Cuiabá será marcado pela realização de diversas atividades de zeladoria, em diferentes pontos da cidade. A principal delas acontecerá no Rio Cuiabá, onde uma grande ação de limpeza, com o auxílio da Balsa Ecológica, será feita. Paralelamente, sob a coordenação da Secretaria de Serviços Urbanos, a Trincheira Jurumirim e o bairro Dom Aquino também serão contemplados.

No Rio Cuiabá, a operação atenderá a região do bairro Praeirinho, iniciando às 8h e seguindo até às 11h. A força-tarefa terá o apoio do grupo Teoria Verde, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), da empresa de cóleta de resíduos Locar Gestão de Resíduos, e de cerca de 30 servidores municipais. Diariamente, a Balsa Ecológica percorre da Ponte Nova a comunidade São Gonçalo Beira Rio recolhendo todo material encontrado.

Leia Também:  MP de MT vence o 16º Prêmio Innovare com projeto “Olhos da Mata”

“O prefeito Emanuel Pinheiro determinou que, principalmente durante o período chuvoso, esses mutirões aconteçam com maior frequência. No último mês, por meio de uma grande operação, recolhemos mais de 10 toneladas de lixo do Rio Cuiabá. Desta vez, contando com a parceria de outras instituições, o trabalho abrangerá, além do leito, a margem do rio”, explica o secretário de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Durante o sábado (15) e domingo (16), operadores de limpeza atuarão na Trincheira Jurumirim. A ação faz parte do planejamento montado pelo Município, no intuito de garantir a frequente limpeza das estruturas por onde milhares de veículos trafegam. A mesma atividade já foi executada nos viadutos Jamil Boutros Nadaf, Eng.° Domingo Iglesias Valério (Despraiado) e no Complexo Viário Walter Rabello (Trincheira do Tijucal).

MUTIRÃO DA LIMPEZA

Todos os fins de semana, a Prefeitura de Cuiabá leva os serviços de limpeza das ruas, pintura de meio-fio, roçagem, capinação, poda de árvores e manutenção da iluminação pública para uma comunidade diferente. Neste sábado, a Secretaria de Serviços Urbanos deslocará aproximadamente 200 trabalhadores para o bairro Dom Aquino, localizado na região Leste da Capital.

Leia Também:  Governo, MP e Mercado da carne de MT assinam termo de monitoramento ambiental de propriedades embargadas

O Dom Aquino é uma das comunidade mais populosas de Cuiabá, com cerca de 10 mil habitantes. O bairro possui uma grande extensão territorial, o que também contribui para uma alta produção de resíduos. Dessa forma, além dos trabalhos periódicos, a Secretaria de Serviços Urbanos tem adotado como prática realizar o Mutirão da Limpeza ao menos duas vezes por ano no local.

Os moradores ainda terão a oportunidade de fazer o descarte de objetos sem utilidade, de maneira segura e dentro da lei, por meio do programa Cata-treco. A medida evita que materiais como sofás, geladeiras, fogões, dentre outros, sejam jogados em locais inapropriados e formem bolsões de lixo. A orientação é que, antecipadamente, o cidadão faça a limpeza de seu quintal e deixe esses materiais separados para o recolhimento.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA