CUIABÁ
Em Cuiabá, Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração destaca inovação e modernização
A abertura do Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração: Inovação, Modernização e Eficiência em Destaque aconteceu na manhã desta quinta-feira (12), em Cuiabá, com a presença de secretários municipais de Administração de nove capitais e representantes de municípios convidados. A cerimônia contou com apresentações artísticas do grupo Siriri Elétrico, destacando as tradições cuiabanas do Siriri e Cururu. O evento está sendo realizado no Hotel Deville e segue até amanhã. Esta é a terceira edição do FONAC realizada em Cuiabá. Coincidentemente, uma das edições, a 69ª, ocorreu em 2018, no início da gestão de Emanuel Pinheiro, enquanto agora, no encerramento de seu segundo mandato, Cuiabá sedia a 83ª edição do Fórum. A outra ocasião foi a 57ª edição, em 2012.
Entre os temas em discussão durante o evento está a definição da capital que sediará a próxima edição, prevista para abril de 2025, além de estratégias de trabalho para o próximo ano.
O secretário de Governo, Júnior Leite, representou o prefeito Emanuel Pinheiro, que cumpre agenda em Brasília. Ele apresentou as principais ações da gestão e seus resultados para a sociedade, destacando a importância do FONAC.“A relevância de sediar um evento como este está principalmente na troca de experiências entre os secretários. Temos aqui representantes de todo o Brasil, de diversas capitais e municípios convidados, onde compartilhamos ações e realizações, como a entrega do maior hospital do estado, o HMC, construído e entregue pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, além dos mais de 28 mil títulos de regularização fundiária que garantiram dignidade e segurança ao cidadão cuiabano. Também destacamos dois viadutos construídos com recursos próprios da Prefeitura, algo inédito nos 300 anos de Cuiabá, rompendo a dependência histórica de verbas federais e estaduais”, afirmou.
Júnior Leite enfatizou que o prefeito Emanuel Pinheiro quebrou paradigmas ao investir na mobilidade urbana da cidade. Ele também destacou iniciativas como a distribuição de uniformes escolares, a climatização de 100% das escolas municipais e a valorização dos servidores públicos por meio da aprovação de leis que atualizaram os planos de carreira de quase todas as categorias.“O prefeito Emanuel Pinheiro tem como lema cuidar de gente, e isso está diretamente conectado ao propósito do FONAC, que valoriza a experiência humana e o papel dos servidores públicos. Durante os oito anos de gestão, quase todas as categorias foram beneficiadas, demonstrando o compromisso com o funcionalismo público. Receber o FONAC pela terceira vez em Cuiabá reafirma o protagonismo da cidade na troca de experiências e no fortalecimento da administração pública no Brasil”, concluiu.
O presidente do FONAC, André Barbosa, secretário de Administração e Patrimônio de Porto Alegre, reforçou a importância da união e continuidade do Fórum, especialmente em um momento de transição política para muitos municípios.“O FONAC em Cuiabá é uma oportunidade de troca de experiências em um período desafiador para a administração pública. Aqui definiremos estratégias e a programação para 2025, assegurando que o Fórum continue forte e unido”, afirmou.
Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá e anfitriã do evento, deu as boas-vindas aos participantes e destacou as transformações vividas pela capital nos últimos anos.“Nos últimos oito anos, vivenciamos uma verdadeira revolução em Cuiabá. Este Fórum é uma oportunidade de compartilhar essas conquistas, trocar experiências e levar ideias inovadoras para nossas cidades. Nossa gestão deixa um legado que será lembrado como um marco na história de Cuiabá”, declarou.
A subsecretária de Planejamento e Gestão de Vitória (ES), Magna Rocha, também elogiou a oportunidade de compartilhar projetos inovadores, como o Laboratório Urbano Vivo, um dos destaques da programação.
O FONAC, realizado a cada quatro meses em diferentes capitais brasileiras, promove debates qualificados e o desenvolvimento de políticas públicas sólidas e representativas.
Programação do período vespertino (12/12):
- Painel: A Inovação na Gestão Pública
- Case 1: Uso da inteligência artificial nas licitações públicas – Katherine Schreiner, secretária de Licitações de Florianópolis (SC).
- Case 2: Compras públicas sustentáveis e ODS – Marcela Arruda, secretária de Gestão de São Paulo (SP).
- Case 3: Estratégias para o equilíbrio atuarial do sistema previdenciário de Cuiabá – Ellaine Mendes, secretária de Gestão de Cuiabá (MT).
- Case 4: Criação do Laboratório Urbano Vivo – Magna Rocha, subsecretária de Vitória (ES).
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Para Abílio, ação do PDT é manobra de Emanuel Pinheiro para “Puxar no Tapetão””
JB News
Por Alisson Gonçalves
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), rebateu as acusações feitas pelo PDT, que pediu sua cassação devido a suposto abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral, relacionado aos gastos com agências de publicidade.
Segundo Abílio, a ação é uma tentativa orquestrada pelo grupo político do ex-prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) para tumultuar sua gestão.
Ele destacou que o PDT, partido que não possui representação na Câmara Municipal de Cuiabá, não teve êxito nas urnas e, agora, busca contestar o processo eleitoral por meio de manobras judiciais.
Em entrevista à rádio CBN Cuiabá, Abílio criticou a postura do PDT, afirmando que o partido, junto ao grupo de Emanuel, quer criar um “tapetão” para desestabilizar a administração.
O prefeito também explicou que a ação judicial tem origem na decisão de primeira instância da Justiça Eleitoral, que não reconheceu a sua prestação de contas relativas aos gastos com comunicação e publicidade.
Abílio destacou que, ao pedir a devolução de todos os valores cerca de R$ 2,8 milhões a Justiça cometeu um erro, já que o processo se contradiz, ao mesmo tempo, acusando-o de não prestar contas e de gastar irregularmente.
Abílio anunciou que recorrerá da decisão junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e, se necessário, recorrerá a outras instâncias do Judiciário.
Ele ironizou as acusações, afirmando que será processado de qualquer forma, seja por não prestar contas, seja por gastos excessivos, e garantiu que seu governo continuará enfrentando as dificuldades com determinação.
-
POLITICA6 dias atrás
Michel Temer participará de encontro em MT para debater governança municipal
-
Destaque7 dias atrás
Desembargador Perri defende “mercadinhos” em presídios sob gestão estatal
-
VÁRZEA GRANDE6 dias atrás
Coronel da PM deixa cargo de chefe de gabinete na prefeitura de VG
-
Cidades6 dias atrás
Abílio recua do plano de criar novas secretarias por falta de recursos
-
CUIABÁ6 dias atrás
Cuiabá enfrenta epidemia de Dengue, Chikungunya e Covid, diz secretária
-
Economia6 dias atrás
Cresimento da indústria de Mato Grosso se consolida como um importante pilar da economia estadual
-
Cidades5 dias atrás
Polícia Civil encontra cemitério clandestino com 11 corpos no interior de MT
-
AGRONEGÓCIOS6 dias atrás
Imea projeta safra maior para o milho em MT