Agricultura familiar

Em Brasília, Botelho reforça apoio do Mapa à agricultura familiar de MT

Publicados

em

DIÁLOGO

 

Durante reunião com ministro Fávaro, deputado destaca necessidade de investimentos aos pequenos produtores

Por Itimara Figueiredo
Fotos: Assessoria

A agricultura familiar tem se fortalecido em Mato Grosso com novas oportunidades para pequenos produtores. Em reunião com o ministro Carlos Fávaro, em Brasília, nesta terça-feira (12.02), o deputado Eduardo Botelho (União Brasil) destacou a importância do apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para impulsionar o setor. Botelho ressaltou a força do agronegócio no Estado e pediu mais investimentos para fortalecer a agricultura familiar.

Acompanhado de um time forte de Mato Grosso: deputados Max Russi (presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso), Janaina Riva, Carlos Avallone e pela defensora-geral Luziane Castro e presidente da Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, Botelho reforçou a necessidade de investimentos no setor.

Defensor da agricultura familiar, Botelho ressaltou ao ministro Carlos Fávaro a importância do apoio do Mapa. “Tenho certeza de que vamos dar um salto na nossa agricultura e o senhor [Carlos Fávaro] pode ficar na história como quem ajudou a viabilizar a agricultura familiar. O agro já está viabilizado. Ninguém tira mais, ninguém acaba mais com ele. É o exemplo do mundo. Mas nossa agricultura familiar está pedindo socorro. Vamos trabalhar juntos e colocá-la em outro patamar”, afirmou Botelho durante a reunião com o ministro.

Leia Também:  Justiça suspende interdição na Santa Casa de Rondonópolis, mas CRM-MT alerta para riscos à saúde pública

Agenda intensa

Além da reunião no Mapa, os líderes da bancada mato-grossense estiveram no Ministério das Cidades, onde se reuniram com o ministro Jader Barbalho Filho para discutir o déficit habitacional e políticas públicas para moradia. No Supremo Tribunal Federal (STF), visitaram o ministro Gilmar Mendes e, ainda, prestigiaram a posse do advogado mato-grossense Ulisses Rabaneda como conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Pacto Federativo

Gestores municipais de Mato Grosso também estão em Brasília nesta semana para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP). O evento tem o objetivo de aproximar as prefeituras do trabalho do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo.

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Senadora Margareth Buzetti apresenta PL que beneficia pequenos produtores durante feira em Lucas do Rio Verde

Publicados

em

Por

JB News

Por Jad Lanjeira

 

A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) participou nesta sexta-feira (28) da Show Safra 2025, em Lucas do Rio Verde (MT), um dos maiores eventos do agronegócio brasileiro.

Ao lado da senadora Tereza Cristina (PP-MS), e da primeira-dama, Virginia Mendes, Margareth percorreu os estandes da feira, dialogou com produtores rurais e anunciou uma importante medida voltada à agricultura familiar.

Durante a visita, a senadora anunciou o Projeto de Lei nº 854/2025, que propõe a isenção da compensação ambiental para pequenos produtores com propriedades de até quatro módulos fiscais, desde que inscritos no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até maio de 2012. A proposta beneficia diretamente assentamentos e agricultores familiares que encontram dificuldades para atender às exigências do Código Florestal.

“A exigência de manter uma parcela do imóvel como Reserva Legal impõe um ônus desproporcional à agricultura familiar, que depende do uso integral da terra para sua subsistência. Nosso projeto equilibra a produção rural com a sustentabilidade, garantindo a proteção de áreas ambientalmente estratégicas”, afirmou a senadora.

Leia Também:  Max Russi homenageia vítimas de Covid e reforça atuação em Jaciara: 17 mi já foram destinados

Margareth destacou ainda que o projeto busca facilitar a regularização ambiental de milhares de pequenos produtores, permitindo-lhes acesso a crédito rural, programas de incentivo e segurança jurídica para continuar produzindo com responsabilidade.

A senadora também visitou o Espaço Mulher, um ambiente especialmente criado na feira para valorizar o papel feminino no agronegócio. O local ofereceu palestras, rodas de conversa e atividades voltadas ao empreendedorismo, bem-estar e liderança feminina.

“Foi emocionante ver tantas mulheres à frente de propriedades, empresas e iniciativas que fortalecem o agro. O Espaço Mulher foi um verdadeiro símbolo da força feminina no campo. Apoiar essas mulheres é também fortalecer o setor produtivo”, destacou.

A Show Safra 2025, promovida pela Fundação Rio Verde, reuniu milhares de visitantes, técnicos, produtores e autoridades políticas em torno das inovações tecnológicas e dos debates estratégicos para o agronegócio brasileiro. A presença das senadoras reforça o compromisso com políticas públicas que atendam às demandas do campo, especialmente da agricultura familiar.
[30/3 08:50] Jad Laranjeiras: Fotos: Jana Pessoa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA