EDUCAÇÃO

Educação divulga calendário de matrícula e rematrícula para a rede pública de Várzea Grande

Publicados

em

O período de rematricula para os alunos que já frequentam as escolas da rede municipal será entre os dias 11 a 13 de dezembro. Já a data de matrículas para novos alunos ficou estabelecida de

13 a 15 de janeiro de 2020

O período de rematricula para os alunos que já frequentam as escolas da rede municipal será entre os dias 11 a 13 de dezembro. Já a data de matrículas para novos alunos ficou estabelecida de 13 a 15 de janeiro de 2020

 

09/12/2019     5

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, através da Gerência de Legislação e Normas reuniu na quinta-feira, 5, no auditório do Anexo I da SMECEL, profissionais gestores dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI, para repassar as orientações sobre os processos de rematrícula e matrículas de novos alunos da rede municipal de Ensino de Várzea Grande.

De acordo com a gerente de Legislação e Normas da SMECEL, professora Creonice de Oliveira Barbosa, durante a reunião foram repassadas aos profissionais das unidades de ensino as informações sobre a sistematização dos processos de matrícula e rematrícula para o ano letivo de 2020.

Leia Também:  Pesquisa mostra crescimento do endividamento e recuo da inadimplência no ano

O período de rematrícula para os alunos que já frequentam as escolas da rede municipal será entre os dias 11 a 13 de dezembro. A rematrícula não poderá ser feita automaticamente, os profissionais deverão fixar cartazes na escola em local visível, informando as datas e entrar em contato com pais ou responsáveis para o comparecimento na escola. “O pai de aluno que perder a rematrícula não terá a vaga assegurada, poderá fazer no período da matrícula para alunos novos, isto é, concorrerá a vaga”, explicou.

A data de matrículas para novos alunos ficou estabelecida de 13 a 15 de janeiro de 2020. Creonice explica que no dia 13, a partir das 7h serão distribuídas as senhas para a efetivação da matrícula de acordo com o número de vagas disponíveis.

A mudança que ocorre no processo da rematrículas para o próximo ano letivo ficou por conta do cadastro de reserva. Antes o cadastro reserva era feito no mesmo dia da matrícula, o que ocasionava tumulto. Para 2020, os pais que não conseguirem efetivar a rematrícula de seus filhos deverão retornar na escola no dia 15 de janeiro para preencher o cadastro de reserva. Segundo a gerente, o preenchimento do cadastro não significa que a vaga estará garantida. “A escola vai chamar os alunos de acordo com a abertura de vagas conforme elas forem ocorrendo por conta de desistência ou por transferências de alunos já matriculados”, informou.

Leia Também:  Santo Antônio comemora 121 anos com nova unidade do Corpo de Bombeiros

Segundo o secretário Silvio Fidelis, a procura por novas vagas na rede estadual de Várzea Grande deverá continuar em alta para o próximo ano letivo por conta da melhoria tanto nas estruturas das escolas municipais como também na elevação do nível do ensino/aprendizagem e os avanços alcançados pelas práticas pedagógicas, aliada a múltiplas atividades desenvolvidas pelos alunos dentro e fora da sala de aula. “Nossos esforços para promover uma educação de alto nível tem apresentado resultados positivos comprovados pelo aumento expressivo da demanda por vagas para novos alunos a cada ano”, declarou.

Por: Letícia Kathucia

COMENTE ABAIXO:

EDUCAÇÃO

Pré-Enem Digit@l 2024 em Várzea Grande terá mais aulas durante a semana

Publicados

em

Por

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Várzea Grande, que está com 2.219 estudantes inscritos para o Pré-Enem Digit@l 2024, iniciou o projeto da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) com uma novidade este ano. A DRE ampliou as aulas com atividades presenciais e online de segunda-feira a sábado, além de plantão tira-dúvidas.

Os estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação para Jovens e Adultos (EJA) inscritos são de 45 escolas espalhados em cinco municípios que contemplam a DRE, sendo 28 delas na cidade de Várzea Grande, três em Acorizal, quatro em Jangada e cinco em Nossa Senhora do Livramento e Poconé cada.

De acordo com a diretora regional de Educação, professora Maria Denise Souza Carvalho, em 2023 foram mais de 200 estudantes do polo aprovados apenas para a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em diversos cursos. “A meta para a edição do Enem 2024 é chegarmos a 600 aprovações”, falou.

A responsável pelo Pré-Enem Digit@l da DRE, a professora técnica da Coordenadoria Pedagógica (Coped), Ana Carolina dos Santos, diz que teve o olhar sensível ao sugerir ampliar as aulas para cinco dias da semana e não apenas três, como em 2023.

Leia Também:  Primeira turma de residência em clínica médica do HPSMVG alcança 100% de aprovação

Ela contou que no ano passado as aulas aconteciam de acordo com o horário em que o professor tinha disponibilidade. Além disso, Ana percebeu que os jovens apresentaram interesse maior em aulas no período noturno.

“Atenderemos todos os dias os estudantes, com aulas online e presenciais. De segunda, quarta e sexta as aulas serão de forma online. Na terça, quinta-feira e sábado as aulas serão presenciais em uma escola polo. Isso nos mostrou que quando o estudante possui um local como referência para estudar, o aproveitamento no ensino é muito melhor”, explicou.

Para nenhum inscrito ficar sem participar das aulas, a DRE do polo Várzea Grande optou por realizar todos os aulões no período noturno, sendo online ou presencial. No formato presencial, as aulas ocorrerão na Escola Estadual Militar Tiradentes, em Várzea Grande, a partir da próxima quarta-feira (16.04). Também haverá aulões nos quatro municípios que contemplam a diretoria regional, sendo o primeiro em Poconé no dia 4 de maio.

“Decidimos realizar todos os dias as aulas por que eu, como professora, acredito no potencial dos nossos estudantes, tenho por missão proporcionar a melhor forma de aprendizado a eles. Nas lives estamos tendo respostas positivas, estamos tendo participação deles. Isso é muito gratificante. A meta esse ano é alcançar 600 aprovados”, finalizou Ana.

Leia Também:  Sessão plenária desta terça-feira do TCE-MT tem 27 processos em pauta

Pré-Enem Digit@l MT

A Seduc deu o pontapé inicial no Pré-Enem Digit@l 2024, no dia 23 de março, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com a presença de mais de 400 estudantes da Rede Estadual de Ensino. Na oportunidade, foi entregue para cada estudante o kit de material de estudo com 12 livros e quatro cadernos contendo exercícios e simulados.

Este ano, em Mato Grosso, foram 17 mil estudantes inscritos do 3º ano do Ensino Médio e do 2º ano da Educação de Jovens e Adultos no curso preparatório. Durante os nove meses do Pré-Enem vão ocorrer aulões presenciais, online, aulas de Redação Nota 1000, simulados e uma aula especial intercalando as provas do Enem, que serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

O curso faz parte da Política ‘Projetos Pedagógicos Integrados’, uma das 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 Anos, que visa colocar a rede estadual entre as cinco redes mais bem avaliadas no país até 2032.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA