POLITICA
Dr. João cobra solução para falta de medicamentos e insumos no Hospital Regional de Cáceres

_REUNIÃO NO PAIAGUÁS_
JB News
_Acompanhado de Janaína Riva e representantes da cidade, Dr. João citou que problema não pode voltar a acontecer_
O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Dr. João (MDB) e a deputada Janaína Riva (MDB) se reuniram com o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) e representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT) na quinta-feira (13), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para cobrar soluções urgentes para a falta de medicamentos e insumos no Hospital Regional de Cáceres. O encontro também teve a presença de vereadores de Cáceres e do vice-prefeito, que relataram a gravidade da situação no hospital, que atende toda a região.
A pauta inicial da reunião seria a implantação do serviço de hemodinâmica, um pedido antigo dos vereadores de Cáceres. No entanto, diante da crise de desabastecimento de medicamentos básicos, como anestésicos, adrenalina e até dipirona, a prioridade foi direcionada para a saúde básica.
O deputado Dr. João destacou a urgência de resolver os problemas do Hospital Regional de Cáceres. “Não podemos aceitar que um hospital que atende uma região inteira fique sem medicamentos básicos e insumos essenciais. Isso coloca vidas em risco e mostra a necessidade de uma ação imediata do governo do estado”, afirmou o parlamentar.
A deputada Janaína Riva expressou sua preocupação com a situação. “Fiquei surpresa e assustada com as reclamações. A saúde do estado está pedindo socorro. Imagina faltar dipirona, fio para sutura ou medicamentos de emergência? É um cenário de total desespero. Conversamos com o Dr. João, que já havia se disponibilizado para ajudar, e estamos unidos para resolver essa crise”, disse Janaína.
A vereadora Elis Enfermeira (PL), presente na reunião, destacou que a situação no Hospital São Luiz, em Cáceres, é crítica. “Estamos enfrentando problemas gravíssimos. O hospital está sem fonoaudiólogo, e os recém-nascidos não estão fazendo o teste da orelhinha. É inadmissível que faltem recursos tão básicos”, afirmou.
O vereador Flávio Negação (MDB), presidente da Câmara Municipal de Cáceres, reforçou a gravidade da situação. “Nosso hospital regional está superlotado e enfrenta uma crise sem precedentes. A falta de medicamentos e insumos está prejudicando o atendimento à população e precisamos de ações urgentes para reverter esse quadro”, disse Negação.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT), representada pelos secretários adjuntos Kelluby de Oliveira e Juliano Melo, explicou que a crise no Hospital Regional de Cáceres está relacionada a uma operação de ajuste na gestão da unidade.
“Houve uma suspensão de pagamentos por determinação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e precisamos fazer um levantamento completo dos processos. Encontramos empresas com cotações de serviços datadas de 2017 e equipes insuficientes para atuar no local. Estamos trabalhando para resolver essas questões e cremos que não teremos mais estes problemas”, explicou Juliano.
A SES também afirmou que a pausa na compra de medicamentos foi necessária para ajustar a qualidade das aquisições. “Infelizmente, houve um problema temporário, mas o pior já passou. Estamos trabalhando para garantir que isso não se repita”, completou Kelluby.
O vice-governador Otaviano Pivetta reconheceu a gravidade da situação e se comprometeu a agilizar as soluções. “É triste recebermos a notícia de que faltaram medicamentos essenciais. O pior já passou, mas precisamos mudar a burocracia que impede a agilidade nas compras e no atendimento à população. Vamos trabalhar para garantir que isso não aconteça novamente”, afirmou Pivetta.
O deputado Dr. João reforçou que continuará acompanhando de perto a situação do Hospital Regional de Cáceres. “Reconhecemos o bom trabalho que o governador Mauro Mendes (União) e o vice-goverandor Otaviano Pivetta estão fazendo na Saúde e agradeço pela agilidade em nos atender para resolver o problema”, finalizou o parlamentar.

Policial
“É dolorido”: Mendes clama por justiça após assassinato cruel de adolescente

*Veja vídeo*
JB News
Por Alisson Gonçalves
Em entrevista à imprensa na noite de quarta-feira, 23, o governador Mauro Mendes (União) expressou profunda indignação e pesar diante do assassinato brutal da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de apenas 16 anos, em Cuiabá.
Visivelmente abalado, o chefe do Executivo classificou o crime como “dolorido” e criticou duramente o que chamou de “câncer da violência” que corrói a sociedade brasileira.
Heloysa foi assassinada na última terça-feira,22, dentro da própria casa, no bairro Morada do Ouro.
Após ser agredida, teve seu corpo ocultado em um poço no Ribeirão do Lipa. A mãe da jovem, Suellen de Alencastro Arruda, também foi violentamente atacada.
O principal suspeito, o servidor público Benedito Anunciação de Santana, de 40 anos, namorado da mãe da vítima, está preso.
“É lamentável, é dolorido. Eu tenho filhos. Cada pai e mãe que tem um filho adolescente sente essa dor. A mãe também foi brutalmente agredida e perdeu sua filha de maneira cruel”, desabafou Mendes.
O governador parabenizou a Polícia Civil pela rápida elucidação do caso e destacou que o papel do Executivo é garantir estrutura, mas a Justiça precisa ser feita com firmeza.
“O que desejo profundamente é que a Justiça seja feita. E ela não é feita por nós do Executivo”, afirmou.
Mauro Mendes voltou a criticar o Código Penal brasileiro, que chamou de ultrapassado e repleto de “remendinhos”.
Ele defendeu mudanças urgentes na legislação e pressionou o Congresso Nacional por ações concretas.
“A violência está disseminada na cultura desse país. E só vai mudar isso se a gente quebrar essa sensação de impunidade. Se o juiz solta, não é porque é bonzinho, é porque a lei é frouxa neste país”, reforçou.
Segundo Mendes, crimes cada vez mais bárbaros estão sendo cometidos por pessoas que até então não apresentavam histórico criminal, o que demonstra, segundo ele, que a falta de punição severa estimula a prática de atrocidades.
“Temos um Código Penal de 1940. É preciso endurecer. As pessoas têm que temer a mão pesada da Justiça”, concluiu.
Veja
-
Policial7 dias atrás
O ELO: Casal de empresários suspeitos de participação no assassinato de advogado em Cuiabá terão de utilizar tornozeleira eletrônica, veja os nomes dos presos e envolvidos na operação desta quinta
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Mato Grosso e Mato Grosso do Sul respondem por quase metade dos pedidos de recuperação judicial do agro
-
Policial6 dias atrás
GAECO deflagra operação contra grupo criminoso suspeito de articular invasão de terras públicas em Cuiabá com apoio da facção e servidores públicos
-
POLITICA6 dias atrás
Prefeita Flávia Moretti anuncia concurso público após aprovação da reforma administrativa
-
Cidades5 dias atrás
Vídeo grava flagrante de motociclista sem capacete até bater em poste e morrer na avenida Mário Andreazza em VG
-
Turismo7 dias atrás
Feriado prolongado aquece transporte rodoviário de passageiros no Brasil
-
Policial7 dias atrás
Condenado com ordem judicial em aberto é preso após ser flagrado com motocicleta roubada
-
Entretenimento5 dias atrás
Rio de Janeiro celebra o título de Capital Mundial do Livro no festival global World Creativity Day com protagonismo feminino e literatura de impacto