Arquivos JB News 10 Anos

Documentário sobre os 25 anos do Plano Real será exibido em Cuiabá

Publicados

em

 

Produzido pelo Movimento Livres, filme relembra dificuldades e incertezas sobre o plano e traz entrevistas exclusivas

Em comemoração aos 25 anos do Plano Real, o Movimento Livres com apoio da FAUC Faculdade Cuiabá, exibirá nesta sexta-feira (18), a partir das 19h, o documentário “Real 25 anos – Muito além de uma moeda”. O evento será realizado no auditório da faculdade, e faz parte da Semana Acadêmica da instituição, que contará ainda com debate com a participação de professores e alunos, mediado pelo coordenador estadual do Livres em Mato Grosso, Junior Macagnam.

Há 25 anos, baseado em reformas liberais que limitaram o poder do governo e proporcionaram o ajuste das contas públicas, o Plano Real salvou os brasileiros do pesadelo inflacionário. A hiperinflação desvalorizava a renda da população a cada minuto, corrida nos supermercados e filas causadas pela escassez de alimentos eram parte da rotina dos brasileiros.

“É importante mostrar um pouco da história do nosso país, principalmente para nossos acadêmicos de hoje que não viveram essa época difícil, a inflação é o imposto mais nefasto que existe, e naquela época os mais afetados eram os que tinham menor renda. Vamos debater com os acadêmicos sobre os riscos que a inflação carrega e como uma má administração pública pode levar um país a falência”, destaca Junior Macagnam.

Leia Também:  Ouvidoria Itinerante participa da Programa MultiAção neste sábado

O documentário reúne entrevistas  com os principais responsáveis pelo Real, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, os ex-ministros Pedro Malan e Rubens Ricupero e os principais economistas responsáveis pela concepção do plano, como Persio Arida, Edmar Bacha, Gustavo Franco e Elena Landau.

“Normalmente quem leva os créditos pela criação do plano Real é quem estava no poder, no caso o FHC, mas não podemos deixar de ressaltar o excelente trabalho dos economistas envolvidos no projeto”, ressalta Macagnam.

Após o documentário, haverá debate com a participação do professor Alfredo da Mota Menezes e do coordenador do curso de administração da FAUC, Edson Trombine Junior. “Vamos fazer uma reflexão do que o Plano Real trouxe para o país, a mudança que isso representou na vida dos brasileiros. É muito importante para nossos acadêmicos, principalmente para os administradores e economista participarem deste evento que agregará e muito na formação destes futuros profissionais”, explica Edson Trombine.

Serviço

O que: Lançamento do documentário; 25 anos Plano Real – Muito além de uma moeda

Leia Também:  Prefeito de Rondonópolis presta depoimento à CPI nesta terça-feira

Onde: FAUC Faculdade Cuiabá, Avenida Dom Aquino, nº 38

Quando: Sexta-feira 18 de outubro

Horário: 19 horas

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Procurador-geral pede prisão imediata de Pedro Henry

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA