CUIABÁ

Dídimo Vovô: “Vamos investigar cobranças indevidas da taxa de esgoto pela Águas Cuiabá”

Publicados

em

15/04/2025
Dídimo Vovô: “Vamos investigar cobranças indevidas da taxa de esgoto pela Águas Cuiabá”

Assessoria – Vereador Didimo Vovô&nbsp

Na tarde da última segunda-feira (14), foi realizada uma reunião da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte, presidida pelo vereador Dídimo Vovô (PSB). Também integram a comissão os vereadores Kássio Coelho (Podemos) e Adevair Cabral (Solidariedade). Entre os temas debatidos, o que gerou maior repercussão foi a instauração de uma investigação sobre denúncias apresentadas por moradores da região da Morada do Ouro.
Segundo os denunciantes, estariam sendo cobrados pela taxa de esgoto — correspondente a 90% do valor da conta de água — mesmo sem a efetiva prestação do serviço. Conforme relataram, algumas ruas da localidade sequer dispõem de rede coletora de esgoto, e, onde há a estrutura, muitas residências não estão conectadas a ela, o que inviabiliza o recolhimento dos dejetos.
Durante a reunião, o vereador Dídimo Vovô destacou a gravidade da situação e assegurou que a comissão irá apurar com rigor as denúncias.
“Não podemos aceitar que nossos contribuintes paguem por um serviço que não está sendo prestado. Esta comissão irá averiguar todas as reclamações recebidas. Se for comprovada a irregularidade, é nosso dever, enquanto parlamentares e representantes do povo cuiabano, impetrar uma ação para suspender essas cobranças indevidas”, declarou o vereador.
Ainda segundo Dídimo, já na próxima semana será iniciado o levantamento técnico e documental que servirá de base para a apuração dos fatos.
A reunião também previa a participação do diretor da ARSEC (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá), Vanderlúcio Rodrigues. No entanto, ele não pôde comparecer devido a conflitos de agenda. Por meio de sua assessoria, Vanderlúcio confirmou presença na próxima reunião, prevista para ocorrer nos próximos 20 dias. A ARSEC é o órgão responsável pela regulação e fiscalização dos serviços prestados pela concessionária Águas Cuiabá.
Outro tema abordado pelo vereador Dídimo foi o levantamento realizado por seu gabinete acerca dos serviços de manutenção executados pela Águas Cuiabá nas vias públicas do município. De acordo com ele, já foram identificados cerca de 1.500 pontos onde a concessionária realizou reparos na rede de água ou esgoto e deixou “cicatrizes” no asfalto — como depressões ou elevações que comprometem a qualidade da pavimentação.
“É inadmissível que, após intervenções na rede, a empresa deixe as ruas em condições precárias. Isso compromete a segurança e a mobilidade dos cidadãos”, afirmou o vereador, ressaltando que esse também será objeto de questionamento junto à ARSEC e à concessionária.
Com a mobilização da Comissão de Defesa do Consumidor e Contribuinte, espera-se que as denúncias sejam devidamente apuradas e que providências efetivas sejam tomadas, garantindo a cobrança justa e a adequada prestação dos serviços públicos aos cuiabanos.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

Leia Também:  Tempestade causa danos em Cuiabá e VG; servidora ferida após queda de telhado em posto de saúde

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Vereadora celebra adesão popular em primeira ação social do ano

Publicados

em

Por

26/04/2025
Vereadora celebra adesão popular em primeira ação social do ano

Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli

Centenas de famílias aproveitaram uma manhã diferente neste sábado (26) com o “Gabinete em Movimento”, uma iniciativa da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), realizada na Escola Estadual Gustavo Kulman, bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Eles puderam aproveitar os serviços gratuitos de saúde, cidadania, assessoria jurídica, procedimentos de beleza, recreação infantil entre outros.&nbsp

Pessoas como o casal Josiane Leite e Joaci Santos, eles moram com os cinco filhos e a mãe de Josiane no Jardim Florianópolis, bairro vizinho à ação. Dois dos meninos estudam na unidade e ficaram sabendo da iniciativa pelo grupo da escola. A família compareceu em peso, aproveitando para se inscrever em cursos, cortar o cabelo, receber atendimento médico, psicológico e de beleza.&nbsp

“A gente cuida tanto, tanto, tanto das pessoas. E esquece da gente, né? E hoje eu tô aqui aproveitando que é a semana do meu aniversário. Fazendo a limpeza de pele, e o encaminhamento ao médico que eu preciso.”, contou Josiane.&nbsp

Judite Cristina da Oliveira, mora na mesma rua da escola, trouxe os filhos e chamou até o irmão que reside na comunidade Rio dos Peixes. Eles comemoraram a centralização dos serviços num mesmo local. Pois conseguiram cortar os cabelos, fazer as unhas, participar da recreação e solicitar informações sobre emissão de documentos.&nbsp

Geisiane Santos Lemos, cozinheira da unidade escolar, foi atendida pela Secretaria Municipal da Mulher. Ficou sabendo do evento pelo grupo de whatsapp do bairro, e já foi até o projeto focada neste atendimento.&nbsp

“Minha expectativa é arrumar um emprego para o meio período que estou em casa, e me inscrever em um curso de marketing. Porque quero empreender e vou precisar desse conhecimento, porque hoje em dia tudo está envolvendo a rede social. Então a gente precisa fazer um bom trabalho. Se eu não me profissionalizar nessa área, eu não vou conseguir vender meu produto.”, contou.&nbsp

Leia Também:  Tempestade causa danos em Cuiabá e VG; servidora ferida após queda de telhado em posto de saúde

A vereadora Katiuscia que conta um histórico de iniciativas sociais, afirmou que o projeto ‘Gabinete em Movimento nasceu da vontade de levar os serviços da prefeitura e de diversos parceiros diretamente à população, especialmente àqueles que mais precisam.&nbsp&nbspA iniciativa deve ser realizada uma vez ao mês.&nbsp

“Ver a comunidade do Jardim Vitória abraçar essa iniciativa e aproveitar cada serviço oferecido nos enche de alegria e nos motiva a continuar trabalhando nesse formato. A escola, que é um espaço da comunidade, se transformou em um centro de cidadania por um dia, e isso é muito gratificante. Agradeço a todos os parceiros, à prefeitura, ao deputado Max Russi e a todos que tornaram esse dia possível.”, celebrou&nbsp

Parcerias

A iniciativa da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), em parceria com a própria Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual Max Russi (PSB), e contou com a adesão dos programas Escola Aberta (da Prefeitura Municipal) e Escola da Família (do Governo do Estado), neste último Katiuscia foi convidada a ser madrinha da EE Gustavo Kulman,&nbsp&nbsppelo vice-governador, Otaviano Pivetta, o que motivou a escolha da unidade.&nbsp

O prefeito Abilio Brunini (PL) esteve no evento e elogiou: “O povo tem que ocupar as escolas. A população tem que usar. É muito importante saber que tem equipamentos como esse, por exemplo, que podem estar à disposição da sociedade no final de semana. Eu acho que é uma forma de incluir a sociedade no ambiente escolar. Isso é muito importante.”

Leia Também:  Prefeito autoriza o funcionamento de supermercados, mercearias, padarias e açougues aos domingos

A fala foi endossada pela titular da secretaria da Mulher, Hadassa Suzannah. “A escola é da comunidade, ficamos felizes em ver que as pessoas que estão precisando dos serviços, estão realmente aderindo à inciativa”.&nbsp

O secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves reforçou a importância dos vereadores, para fazer a política de ocupação dos espaços públicos acontecer.&nbsp

“Em várias regiões da cidade, o único espaço de lazer que essa comunidade tem é o quadro da escola e isso ficava fechado no final de semana. Agora, aquele menino que tem uma bolinha em casa, ao invés de ficar no telefone, ele pega a bolinha dele e vai brincar na quadra da escola, que vai estar lá em um ambiente seguro.”

São parceiros e apoiadores do Gabinete em Movimento, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso,&nbsp&nbspAssembleia Legislativa de Mato Grosso (Secretaria de Integração Social e Cidadania), Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura) Faculdade Fasipe Cuiabá, Associação Mato-grossense Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo (AMAR/MT), Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), Racco, Movido Açaí, Projeto Semeando Alegria, Força Jovem, Uniasselvi, Fit Mind, Cacal UFMT, e outros.

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA