OPINIÃO

Dia Municipal do Turismo em Várzea Grande   

Publicados

em

 

A então prefeita municipal de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, exercendo o cargo entre os anos de 2015 a 2020, sancionou a Lei Municipal n.º 4.488 em agosto de 2019, que instituiu o dia MUNICIPAL DO TURISMO, em Várzea Grande.

A data consta no calendário oficial do município, e serve como ponto simbólico para as ações alusivas a divulgação, visitas a pontos turísticos e demais atividades que fomentem a nossos pontos atrativos de turismo.
O turismo ao desembarcar no Aeroporto Internacional Marechal Candido Rondon tem a facilidade e oportunidade de conhecer lugares pitorescos e agradáveis.
A Igreja atriz de Nossa Senhora do Carmo fica no centro da cidade, de fácil circulação de veículos e que oferece acesso através de transporte público. A Igreja é referência a religiosidade de nosso povo.
Para quem se interessa pela fabulosa história varzeana (termo utilizado como diria Ubaldo Monteiro), a Igreja de Nossa Senhora da Guia fica ao lado do Terminal Rodoviário André Maggi. Um espetáculo de arquitetura e plena da essência histórica da constituição do ambiente urbano da nossa querida cidade.
Com alternativa de rota pela Alameda Júlio Müller, caminho para o Carrapicho ou pela Avenida Dom Orlando Chaves, passando pelo Centro Universitário UNIVAG e pela Seminário Cristo Rei, chega-se ao Parque Municipal Flor do Ypê, vizinho ao Quartel Geral da Força Tática MT, próximo aos Residenciais Aurília Curvo e Noíse Curvo. Lugar tranquilo, seguro e repleto da flora nativa. Um excelente passeio.
Mais atualmente, a cidade oferece, entre outras opções, evidentemente, o recém entregue Parque Ambiental Bernardo Berneck, cinco minutos do Aeroporto, com via expressa, sinalização e fácil localização. A natureza se apresenta ao(a) visitante de maneira mais pródiga possível. Nos parece que nem estamos quase no centro da cidade.
A prática do turismo foi profundamente afetada no Brasil e no mundo por conta da pandemia de COVID-19, por isso, com o avanço da vacinação, as opções de viagens em pequenas distâncias reacendeu as esperanças do setor.
Isso pode colocar Mato Grosso e em especial Várzea Grande, no radar daqueles e daquelas que desejam um passeio simples, barato e cheio de surpresas. Várzea Grande está se preparando para dias melhores e preciso estar atento às oportunidades de negócio que surgirão depois que a tempestade passar.

Leia Também:  É possível o plantio de soja até fevereiro?

Cesar Delgado é Historiador Membro do Conselho Municipal de Cultura de VG

COMENTE ABAIXO:

OPINIÃO

Digitalização dos Cartórios: Norma ABNT promove qualidade e segurança

Publicados

em

Por

 

Por Alessandra Gaspar Costa

A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização dos serviços notariais e de registro no Brasil. Com mais de 150 serviços prestados de forma digital, o correspondente a 92,9% dos atos praticados, os Cartórios brasileiros migraram para o meio eletrônico e atingiram a impressionante marca de 250 milhões de atendimentos online desde o início da crise de saúde pública causada pelo novo coronavírus.

Para manter um serviço digital seguro e lidar com informações pessoais e patrimoniais sensíveis da população, é necessário que a informatização seja acompanhada por processos sólidos e auditáveis, que transmitam segurança e eficiência tanto aos gestores internos, como também aos usuários do serviço, o que pode ser feito com a implantação da norma ABNT NBR 15906.

Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Gestão Empresarial Cartorária (ABNT/CEE-148), a norma estabelece uma certificação com requisitos de âmbito legal, gestão socioambiental, saúde e segurança ocupacional, demonstrando que o Cartório gerencia seus processos com qualidade.

Em 2021, a ABNT NBR 15906 foi atualizada, recebendo integração com normas internacionais, como a ISO 9001 (Gestão da Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacionais) e SA 8000 (Responsabilidade Social), reduzindo custos e ampliando a melhoria contínua na prestação de serviços, com foco na excelência, no fortalecimento das serventias e na maior integração junto aos clientes.

Leia Também:  A criatividade por meio do e-commerce

A digitalização de serviços notariais e de registro é uma realidade advinda da necessidade, pois facilita a vida das pessoas. Porém, é imprescindível assegurar a qualidade dos processos realizados presencialmente e virtualmente, sem distinção. Esse setor possui uma grande responsabilidade, pois lida com dados de todos os cidadãos, desde o nascimento ao óbito. Essas organizações precisam de credibilidade para levar segurança aos clientes, e é nesse ponto que a ABNT NBR 15906 age.

A qualidade e excelência na gestão organizacional da serventia e prestação de serviços aos usuários das unidades que lidam com dados sensíveis é de tão grande importância, que existe uma premiação nacional para reconhecer os melhores cartórios, o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA).

Um estudo da revista “Cartórios com Você” com base nos dados do Justiça Aberta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), mostra que em 8 dos 10 cenários pesquisados, o Cartório que participa do PQTA e investe em qualidade tem maior índice de faturamento em relação a outros do mesmo porte, seja pelo critério de rentabilidade por funcionário ou faturamento por habitante.

Leia Também:  Cuiabá, a carta boa do baralho!

**Alessandra Gaspar Costa* é diretora executiva da *APCER Brasil*, uma empresa de origem portuguesa, reconhecida mundialmente como um dos principais prestadores de serviços de certificação, auditoria a fornecedores, auditoria interna e treinamento. A organização oferece soluções de valor a instituições de qualquer setor de atividade, permitindo que se diferenciem em um mercado cada vez mais complexo e em constante mudança. Conheça mais sobre os serviços oferecidos em www.apcergroup.com.

*Assessoria de Comunicação da APCER Brasil*
*Assessores:* Alexandre Lacerda / Rosangela Oliveira / Andrezza Hernandes
*Tel.:* (11) 99948-9412 / (11) 95359-3008 / (11) 98368-4141
*E-mail:* rosangela@infographya.com / andrezza.hernandes@infographya.com
*URL:* https://apcergroup.com/pt-br/

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA