VÁRZEA GRANDE
Dia Mundial sem Tabaco alerta sobre os perigos do fumo

O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para diversas enfermidades como, câncer de boca, de língua, de laringe, de faringe, pulmonar, de estômago e de fígado
Dia 31 de maio, é celebrado o Dia Mundial sem Tabaco, uma iniciativa global promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que tem objetivo de alertar à população sobre os perigos do tabagismo e incentivar políticas públicas para redução do consumo de produtos derivados do tabaco.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica e um dos principais fatores de risco para diversas enfermidades como, câncer de boca, de língua, de laringe, de faringe, pulmonar, de estômago e fígado; além de doenças cardiovasculares e respiratórias. Por isso, o tratamento do tabagismo é uma prioridade de saúde pública, sendo ofertado de forma integral e gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT).
Para a coordenadora do Programa Controle de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Roseli Alves, o objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a mortalidade relacionada ao uso de derivados do tabaco, além de prevenir o início do tabagismo entre crianças, adolescentes e jovens. “Nós da secretaria desenvolvemos um trabalho que pode ser individualizado ou em grupo e inclui avaliação clínica, abordagem e quando indicado, sugerimos terapia medicamentosa”, comenta.
A pessoa que deseja abandonar o hábito de fumar tem amparo público com fornecimento de medicamentos como: adesivo transdérmico, goma de mascar de nicotina, pastilha de nicotina, ou também, medicamento não nicotínico que auxiliam no controle dos sintomas da abstinência, como ansiedade e depressão.
Em parceria com o Consultório de Rua do município, equipes de saúde da Atenção Primária realizam palestras sobre o tabagismo e aproveitam para fazer o teste rápido de hepatite B e C, sífilis e HIV, em casas de recuperação e de apoio do Município.
“O nosso papel – da Atenção Primária – é esse, cuidar da saúde dos nossos munícipes. Estamos com uma crescente demanda de pacientes com síndrome respiratória em nossas unidades e precisamos conscientizar a população fumante sobre esse agravo”, frisou Marcio Frederico de Arruda, superintendente da Atenção Primária.
Várzea Grande possui 17 unidades de saúde ativas na execução do Programa Nacional de Controle do Tabagismo. São elas: USF Cohab Cristo Rei, USF Água Limpa, USF Água Vermelha, USF Jardim Glória, USF Nossa Senhora da Guia, USF Vila Arthur, USF Manga, USF Construmat, USF Eldorado, USF Cabo Michel, USF Sana Izabel, USF Ouro Verde, USF São Mateus, USF Parque do Lago, USF Unipark, USF Souza Lima e USF 24 de Dezembro.
TABAGISMO NO BRASIL – De acordo com a OMS, o tabagismo é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo, sendo mais de 7 milhões de fumantes ativos e cerca de 1,2 milhão de pessoas expostas à fumaça do cigarro, mesmo sem fumar, os chamados fumantes passivos.
Além de afetar gravemente a saúde, o cigarro também tem impactos negativos sobre o meio ambiente. Desde o cultivo do tabaco, que exige uso intensivo de agrotóxicos e desmatamento, até a produção e descarte de bitucas, o ciclo do tabaco contribui para a degradação ambiental.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil tem registrado avanços significativos no combate ao tabagismo nas últimas décadas, graças a políticas públicas como a proibição da propaganda de cigarro, a inclusão de advertências nos maços e o aumento de impostos sobre produtos derivados do tabaco.
Mesmo assim, cerca de 10% da população brasileira adulta ainda fuma regularmente.

VÁRZEA GRANDE
No Dia dos Namorados, Prefeitura de Várzea Grande abre 1° Festival de Flores e Plantas

Além de sugestões de presentes, o espaço conta com produtos da Feira da Família que traz alimentos regionais e produzidos pelos pequenos produtores
A Prefeitura de Várzea Grande fez, no começo da manhã de hoje (12), a abertura do 1º Festival de Flores e Plantas, data em que se celebra o Dia dos Namorados. O festival visa promover e fomentar a economia local, com a expectativa de vender cerca de 3 mil unidades de flores e gerar um volume de negócios de aproximadamente R$ 200 mil durante os quatro dias de evento.
O festival ocorre das 08h às 20h do dia desta quinta e sexta-feira, no sábado (15) e no domingo (16) das 08h às 12h, na praça do bairro Ipase, na avenida Presidente Arthur Bernardes. Além das flores, o Festival contará com um espaço gastronômico com produtos da Feira da Família (FAM), também formada por agricultores familiares de Várzea Grande. A feira irá oferecer alimentos regionais e pratos típicos, ampliando ainda mais o impacto econômico da ação.
O vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), prestigiou a abertura do evento e destacou que a Prefeitura, na gestão Flávia/Tião, apoia os produtores do Município. “É fundamental apoiarmos ações como essas, pois gera emprego e renda. Várzea Grande, em nossa gestão, apoia e apoiará o empreendedorismo dos viveiros, da agricultura familiar, do pequeno negócio”, disse Zaeli.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, acredita que durante a semana dos namorados, o evento deverá atrair um grande público em busca de presentes simbólicos como flores, buquês, orquídeas, entre outros. “Esta é uma grande parceria nossa com a Associação de Feirantes e Produtores Rurais e que deve se estender. É a Prefeitura fomentando cada vez mais a economia por meio de produtores do nosso Município”, conta Ricardo.
De acordo com Sérgio Gomes de Freitas, produtor rural e um dos organizadores do Festival, a projeção econômica é baseada em uma demanda crescente por flores nesta época do ano. “Fico feliz que Várzea Grande tenha abraçado a nossa causa e o nosso evento. Fomos bem recebidos e vamos mostrar ao público nossa produção que está cheia de novidades para o público. Estamos felizes em estarmos aqui”, destacou.
Convidado a participar do evento, o produtor de Pato de Minas (MG), Aroldo Correa, parabenizou a recepção da Prefeitura. Ele percorreu quase 1.300km para participar do evento. “O evento está muito lindo e a população tem comparecido. Fico feliz em poder participar, parabenizo o secretário e toda gestão municipal por apoiar os produtores do Município, e a mim, que vim como convidado”, disse Aroldo.
Também participaram do evento os vereadores: Wanderley Cerqueira (MDB), Wender Madureira (Republicanos), Gisa Barros (PSB) e Adilsinho (Republicanos).
-
CUIABÁ6 dias atrás
Mãe de menino que morreu carbonizado em incêndio em Cuiabá muda versão e passa a ser investigada pela Polícia
-
Entretenimento6 dias atrás
Confirmado: Guns N’ Roses fará show em Cuiabá pela primeira vez no dia 31 de outubro
-
Policial6 dias atrás
Juiz cumpre decisão do STJ e anula condenação de 7 anos de prisão de “WT” apontado como líder do C.V em MT
-
Cidades6 dias atrás
Número de vítimas sobe para oito em investigação contra vereador bolsonarista acusado de abuso sexual
-
Turismo6 dias atrás
Brasnorte marca presença na FIT Pantanal 2025, fortalece potencial turístico e avança no Eco e EtnoTurismo
-
Turismo7 dias atrás
Desenvolvimento turístico marca novo recorde com número de passageiros que desembarcaram na região Norte do Brasil
-
Turismo7 dias atrás
Secretário de Infraestrutura e Crédito do Ministério do Turismo destaca crescimento do setor em palestra no Festival das Cataratas
-
Política Estadual6 dias atrás
Deputado Chico Guarnieri visita municípios do Araguaia