Arquivos JB News 10 Anos

Dia 17 de agosto acontece o Café Filosófico sobre ‘Arquitetura Sagrada e a busca pelo eterno’

Publicados

em

 

Nova Acrópole e Museu de Arte Sacra de Mato Grosso realizam Café Filosófico sobre ‘Arquitetura Sagrada e a busca pelo eterno’

 

Evento visa resgatar o valor simbólico das igrejas pelo olhar da filosofia clássica

 

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o simbolismo e a finalidade da arquitetura sagrada, ou mesmo, saber o significado dos elementos que compõe igrejas e catedrais, a Nova Acrópole Cuiabá realiza o workshop ‘Arquitetura Sagrada: A busca pelo eterno’ – sob a ótica da Filosofia à Maneira Clássica.  O evento, em parceria com o Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, será realizado no Dia Nacional do Patrimônio Histórico Brasileiro, comemorado em 17 de agosto. A entrada é franca!

 

A programação será dividida em duas partes. Das 14h às 15h30 haverá a palestra do professor de filosofia da Nova Acrópole Cuiabá, Rafael Ferreira, estudioso de simbologia teológica, que ministra aulas nas áreas de simbologia, mitologia, arte e ciência. Na sequência, haverá a oficina prática com o artista plástico Carlos Pina. Os estudantes farão desenhos à mão livre dos símbolos e da estrutura da Igreja do Bom Despacho. A inscrição para oficina será realizada antes da palestra, sendo limitada a 20 pessoas.

Leia Também:  Governo rompe cinco contratos com construtora

 

A palestra

 

A Arquitetura Sagrada pretende canalizar as energias de maneira adequada para procurar uma elevação do homem, não apenas situando os templos no melhor lugar, mas utilizando a forma da construção como uma caixa de ressonância para amplificar os sons da alma.

 

“Os construtores de catedrais não estavam construindo apenas uma edificação e, sim, verdadeiras obras de arte que tinham um sentido religioso, artístico e político. Além disso, essas grandes estruturas serviam para que as pessoas pudessem se inspirar e elevar a consciência. O espaço construído fora nada mais era do que um referencial para nosso próprio templo interior. O que fazia destes espaços sagrados, ferramentas de unificação e construção de uma sociedade”.

 

Café Filosófico

 

O encontro “Café Filosófico” acontece no MASMT, Museu de Arte Sacra de Mato Grosso, desde 2015 e é uma ação desenvolvida para a socialização, onde todos podem participar independente de sua bagagem filosófica.  De acordo com a diretora do Museu, Viviene Lozi, o evento visa proporcionar um momento para que a comunidade científica e a sociedade civil possam discutir ideias do universo filosófico, político, social, religioso, cultural, artístico, entre outros temas. 

Leia Também:  Projeto de Lei Orçamentária 2019 chega à ALMT

 

A diretora ressalta que a retomada do encontro, que consta no plano educativo do programa Museu para Todos, será realizada em parceria com a Escola de Filosofia Nova Acrópoles no dia 17 de agosto, dia Nacional do Patrimônio Histórico Brasileiro. “Esta data é celebrada pelas instituições museológicas, onde reafirmamos o nosso processo de trabalho em prol da preservação e conservação do patrimônio cultural”.

 

Além da realização do evento, o MASMT dispõe de exposições, visitas mediadas, palestras e oficinas, proporcionando a sociedade uma abordagem dialógica que reafirma o valor inestimável, a importância histórica e cultural, além da durabilidade representativa simbólica/material que o museu tem na nossa região.

 


 

Caroline Pilz Pinnow
COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Prefeita entrega pacote de obras de mobilidade urbana de mais R$ 4 milhões

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA