topo.jpg
Terça-feira - 23 de Outubro de 2018
SAÚDE - 11/10/2018 - 12:00
 
As experiências do cliente e pacientes devem ser levadas em consideração para mudanças no setor da s
 
   
   
 

 

 

 

O setor da saúde vem encarando mudanças no que diz respeito à ótica de seu usuário dentro das empresas e instituições segmentadas. Do cuidado centrado no paciente ao empoderamento dos clientes, a “experiência” – tendo em vista todos os seus pilares – torna-se gradativamente parte integrada do planejamento estratégico das empresas do setor.

 

Tanto que dados de uma pesquisa multissetorial da Bain & Company revelaram que as empresas que estão conseguindo entregar uma boa experiência para seus clientes cresceram suas receitas entre 4-8% acima da média de seu setor. No entanto, um estudo similar da mesma multinacional apontou que 80% das empresas pesquisadas acreditam que entregam valor superior ao esperado e uma boa experiência para seus clientes – porém, apenas 8% deles concordam com isso.

 

De acordo com a professora de mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Dom Cabral (FDC), Luciana Faluba Damázio, algumas provocações devem ser estimuladas diante desse cenário – como, por exemplo, se as empresas estão, de fato, conseguindo olhar para seus próprios negócios do jeito que seus clientes olham.

 

“Será que estamos fazendo as perguntas certas para os nossos clientes na pesquisa de satisfação? Será que ela está capturando a satisfação deles? Aliás, é preciso nos perguntar se a experiência do cliente é uma prioridade estratégica hoje. Já que os estudos mostram que uma boa experiência está se tornando fator de diferenciação e, consequentemente, uma vantagem competitiva – o que gera lealdade e fidelização, algo que tem a ver com retorno e, é claro, recomendação”, avalia.

 

Luciana complementa que ainda há uma noção distorcida de que a experiência do cliente se resume ao momento em que ele está utilizando o serviço. “Ela começa quando a pessoa reconhece a necessidade de usar determinado serviço; continua na busca por informações sobre como irá resolver seu problema; seguida pela avaliação das alternativas disponíveis; na utilização do serviço e na avaliação pós-serviço. Ou seja, começa antes e termina depois”, explica.

 

ETAPAS E DIRECIONADORES – A professora reforça que há três etapas básicas para se trabalhar a experiência do cliente. “A primeira é a empatia – praticar o exercício de se colocar no lugar do outro. Outra questão importante é a colaboração. Não só escutar o cliente, mas trazê-los para dentro de casa – criar plataformas de engajamento, chamar para reuniões de diretoria para contar experiências. E, por último, experimentar. Não ter medo. Testar pequenas ações e ver o que acontece”, aconselha.

 

Entre os direcionadores da experiência do cliente em saúde, Luciana destaca cinco atributos. “Ninguém entra num voo querendo saber da manutenção. Da mesma forma, o cliente não entra no hospital olhando certificados de saúde e segurança. Ele já parte do pressuposto que é seguro, pois é o mínimo que se espera. Logo, entre os direcionadores de experiência constam atributos como conveniência, qualidade, suporte, personalização e comunicação”, pondera.

 

FUNDAÇÃO DOM CABRAL – Considerada a 12ª melhor escola de negócios do mundo em 2018 pelo jornal britânico Financial Times, a Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte em 1976 e tem como missão a educação executiva, com atividades no Brasil e no exterior. Em Mato Grosso seu associado é o Grupo Valure, consultoria em gestão e liderança há quase 20 anos.

 

Entre as atividades desenvolvidas pelo FDC no Estado consta, por exemplo, o programa Parceiros para a Excelência (PAEX), cuja nova turma está prevista para 2019, e o Programa de Gestão em Saúde, em parceria com o Sindessmat (Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso). Mais informações pelo site http://www.grupovalure.com.br/

   
COMENTAR NOTÍCIA
VER COMENTÁRIOS
 
 
 
11/10/2018  - Deputados podem votar auxilio às santas casas na próxima terça
25/04/2018  - Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
19/04/2018  - STF torna Aécio Neves réu por corrupção
16/04/2018  - Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
16/04/2018  - Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Untitled Document
 
DESTAQUES
Em Visita a Mato Grosso
22/10/2018
Ministro Carlos Marun garante recursos para finalizar obra de duplicação Cuiabá e Jaciara
 
 
DESTAQUES
Em Diamantino
22/10/2018
Obras de pavimentação da rodovia na BR-163 deixa rodovia mais lenta nesta segunda-feira
 
 
DESTAQUES
Decisão Inédita no Mato Grosso
19/10/2018
Taxa de condomínio deve ser igual para morador de cobertura de prédio
 
 
AGRICULTURA
Proposta
19/10/2018
Presidente do Indea apresenta minuta do Fundeagro ao setor produtivo e representantes de classe
 
 
CIDADES
Cuiabá
18/10/2018
Prefeitura informa que não haverá mudança na tarifa do UBER com alteração tributária
 
 
CIDADES
Cuiabá
16/10/2018
Secretaria entrega uniformes a equipes inscritas no Bola Cheia; campeonato começa hoje
 
 
NACIONAL
Convite para os Ministérios
15/10/2018
Haddad confirma convite a Cortella e diálogo com Joaquim Barbosa
 
 
DESTAQUES
Projeto de Lei
14/10/2018
Remição de pena pela leitura deve ser normatizada em MT
 
 
DESTAQUES
Conflito por Terras
11/10/2018
MPF instaura procedimento para apurar suposto conflito envolvendo indígenas no norte de Mato Grosso
 
 
MUNDO JURÍDICO
Captação Indevida
11/10/2018
Cacic faz blitz em estabelecimentos e constata irregularidades em Rondonópolis
 
 
ECONOMIA
Fiscalização
11/10/2018
Procon Municipal visita lojas de brinquedos em ação para o Dia das Crianças
 
 
ECONOMIA
Pecuária
10/10/2018
Mato Grosso bate recorde na exportação de carne bovina
 
rodape.jpg
Congresso Nacional  
Deputados podem votar auxilio às santas casas na próxima terça
 
A volta Por Cima do Limão Caipira  
Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
 
No Alvo  
STF torna Aécio Neves réu por corrupção
 
Mato Grosso  
Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Em Rondonópolis  
Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
 
Resultado  
Você tem o direito de errar
 
Primavera do Leste  
MPE notifica prefeito e vereadores para que não reduzam limite para aplicação de agrotóxicos
 
Semana Nacional  
Secretaria de Educação e Bibliotecas Comunitárias comemoram Folclore nas ruas de Cuiabá
 
Iprobidade  
MPE notifica Estado para que suspenda qualquer ato de gestão em nome do IPAS
 
Cuiabá  
Niuan Ribeiro, homenageia maçons por contribuição social