topo.jpg
Sexta-feira - 24 de Maio de 2019
 
SAÚDE - 11/10/2018 - 12:00
 
As experiências do cliente e pacientes devem ser levadas em consideração para mudanças no setor da s
 
   
   
 

 

 

 

O setor da saúde vem encarando mudanças no que diz respeito à ótica de seu usuário dentro das empresas e instituições segmentadas. Do cuidado centrado no paciente ao empoderamento dos clientes, a “experiência” – tendo em vista todos os seus pilares – torna-se gradativamente parte integrada do planejamento estratégico das empresas do setor.

 

Tanto que dados de uma pesquisa multissetorial da Bain & Company revelaram que as empresas que estão conseguindo entregar uma boa experiência para seus clientes cresceram suas receitas entre 4-8% acima da média de seu setor. No entanto, um estudo similar da mesma multinacional apontou que 80% das empresas pesquisadas acreditam que entregam valor superior ao esperado e uma boa experiência para seus clientes – porém, apenas 8% deles concordam com isso.

 

De acordo com a professora de mestrado em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Dom Cabral (FDC), Luciana Faluba Damázio, algumas provocações devem ser estimuladas diante desse cenário – como, por exemplo, se as empresas estão, de fato, conseguindo olhar para seus próprios negócios do jeito que seus clientes olham.

 

“Será que estamos fazendo as perguntas certas para os nossos clientes na pesquisa de satisfação? Será que ela está capturando a satisfação deles? Aliás, é preciso nos perguntar se a experiência do cliente é uma prioridade estratégica hoje. Já que os estudos mostram que uma boa experiência está se tornando fator de diferenciação e, consequentemente, uma vantagem competitiva – o que gera lealdade e fidelização, algo que tem a ver com retorno e, é claro, recomendação”, avalia.

 

Luciana complementa que ainda há uma noção distorcida de que a experiência do cliente se resume ao momento em que ele está utilizando o serviço. “Ela começa quando a pessoa reconhece a necessidade de usar determinado serviço; continua na busca por informações sobre como irá resolver seu problema; seguida pela avaliação das alternativas disponíveis; na utilização do serviço e na avaliação pós-serviço. Ou seja, começa antes e termina depois”, explica.

 

ETAPAS E DIRECIONADORES – A professora reforça que há três etapas básicas para se trabalhar a experiência do cliente. “A primeira é a empatia – praticar o exercício de se colocar no lugar do outro. Outra questão importante é a colaboração. Não só escutar o cliente, mas trazê-los para dentro de casa – criar plataformas de engajamento, chamar para reuniões de diretoria para contar experiências. E, por último, experimentar. Não ter medo. Testar pequenas ações e ver o que acontece”, aconselha.

 

Entre os direcionadores da experiência do cliente em saúde, Luciana destaca cinco atributos. “Ninguém entra num voo querendo saber da manutenção. Da mesma forma, o cliente não entra no hospital olhando certificados de saúde e segurança. Ele já parte do pressuposto que é seguro, pois é o mínimo que se espera. Logo, entre os direcionadores de experiência constam atributos como conveniência, qualidade, suporte, personalização e comunicação”, pondera.

 

FUNDAÇÃO DOM CABRAL – Considerada a 12ª melhor escola de negócios do mundo em 2018 pelo jornal britânico Financial Times, a Fundação Dom Cabral foi criada em Belo Horizonte em 1976 e tem como missão a educação executiva, com atividades no Brasil e no exterior. Em Mato Grosso seu associado é o Grupo Valure, consultoria em gestão e liderança há quase 20 anos.

 

Entre as atividades desenvolvidas pelo FDC no Estado consta, por exemplo, o programa Parceiros para a Excelência (PAEX), cuja nova turma está prevista para 2019, e o Programa de Gestão em Saúde, em parceria com o Sindessmat (Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso). Mais informações pelo site http://www.grupovalure.com.br/

   
COMENTAR NOTÍCIA
VER COMENTÁRIOS
 
 
 
22/05/2019  - Resultados de pesquisas com uso de biológicos para controle de pragas e doenças na agricultura
20/05/2019  - Gestão participativa é aprovada durante reunião promovida em Juína
09/05/2019  - Controle químico não deve ser única tática adotada para o combate ao bicudo-do-algodoeiro
07/05/2019  - Código de Terras de Mato Grosso sofre primeira mudança
07/05/2019  - Culinária regional é uma das atrações de turistas que visitam Mato Grosso
 
Untitled Document
 
DESTAQUES
Itiquira
24/05/2019
MP manda Câmara Municipal implementar ponto eletrônico em 60 dias
 
 
POLÍTICA
Explicações ao Parlamento
23/05/2019
AL convoca chefe do MPE para explicar proibição de reajuste aos servidores de MT
 
 
ESPORTES
Amistoso
23/05/2019
Arena Pantanal receberá Desafio Centro-Norte de futebol americano
 
 
POLICIA
Tribunal do Júri
22/05/2019
Réu confesso por matar ex-namorada será julgadodia 23 em Cuiabá
 
 
DESTAQUES
Método ABA
22/05/2019
TAC prevê capacitação para atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista
 
 
DESTAQUES
Em Cuiabá
21/05/2019
Advogado civilista e auxiliar jurídico estão entre vagas do Sine desta semana; confira
 
 
DESTAQUES
Apoio Institucional
20/05/2019
Gestão participativa é aprovada durante reunião promovida em Juína
 
 
ECONOMIA
Mercado Agriculoa
17/05/2019
Feira agrícola que movimenta Oeste de Mato Grosso é aberta
 
 
DESTAQUES
Sem Alvará
14/05/2019
MPMT recomenda regularização de prédio da Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça
 
 
DESTAQUES
Em Cuiabá
12/05/2019
MPMT quer ampliar pena de 10 anos aplicada a réu por tentativa de homicídio
 
 
DESTAQUES
Funcionalismo Público
10/05/2019
Dep. João Batista convoca Audiência Pública na ALMT para debater o fechamento das Cadeias Públicas
 
 
DESTAQUES
Cuiabá
09/05/2019
Prefeito entrega 461 títulos definitivos e todo o bairro Praeirinho estará regularizado
 
rodape.jpg
Contra as Pragas  
Resultados de pesquisas com uso de biológicos para controle de pragas e doenças na agricultura
 
Apoio Institucional  
Gestão participativa é aprovada durante reunião promovida em Juína
 
Praga na Lavoura  
Controle químico não deve ser única tática adotada para o combate ao bicudo-do-algodoeiro
 
Cuiabá  
Sine oferece mais de 150 vagas para esta semana
 
Turismo Gastronômico  
Culinária regional é uma das atrações de turistas que visitam Mato Grosso
 
Em 40 Anos  
Código de Terras de Mato Grosso sofre primeira mudança
 
Mercado  
Centro-Oeste apresenta aumento nas vendas em abril
 
Cine Teatro Cuiabá  
Programação de maio conta com shows de música, de humor e infantil
 
Benefícios à Saúde  
Os benefícios de comprar frutas, verduras e legumes da estação
 
Reunião  
MPMT reivindica do Estado construção de Centros Socioeducativos