topo.jpg
Quarta-feira - 19 de Setembro de 2018
CULTURA - 11/07/2018 - 09:32
 
Grupo Flor Ribeirinha seguirá em turnê pela Rússia e França
 
   
   
 

 

 

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo Beira Rio, embarca nesta quinta-feira (12), para a Rússia para fazer apresentações na Praça Vermelha em Moscou, através de um intercâmbio cultural, como parte do encerramento da Copa do Mundo. Após a final do mundial, o grupo seguirá para a França. No período de 20 a 28 de Julho, apresentará na cidade de Martigues, o espetáculo Mato Dançando o Brasil.

Em seguida, na primeira semana de agosto, o grupo estará em outra cidade francesa, Felletin. O Flor Ribeirinha foi convidado para fazer a abertura no dia 9 de agosto do tradicional Festival de Montoire e no dia 15, o encerramento do mesmo festival, que terá a presença de vários países. O grupo seguirá para a cidade de Confolens para mais apresentações, finalizando na capital Paris.

O grupo Flor Ribeirinha apresentará o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, que homenageia as danças das regiões brasileiras Norte, Nordeste, Sudeste e Centro Oeste. Trata-se do espetáculo que venceu o maior Festival de Folclore do mundo, realizado em agosto do ano passado na Turquia, quando o grupo se consagrou campeão, conquistando o troféu, que foi disputado com 26 países.

O diretor artístico e coreógrafo do Flor Ribeirinha, Avinner Augusto, explica que por meio do intercâmbio cultural, o grupo levará para Moscou, o tradicional Siriri. Ele frisou que o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, é uma homenagem ás manifestações tradicionais brasileiras, onde o grupo encena danças com várias nuances, personagens, ritmos e gestualidade. Fazem parte do repertório, o Boi Bumba de Parintins, oriundo do Norte, a Dança Gaúcha do Sul, o frevo do Nordeste e o samba da região Sudeste. “Destacamos o nosso Siriri enraizado na comunidade de São Gonçalo, representando a região Centro Oeste. Esta turnê é o reconhecimento do nosso grupo, que está completando 25 anos”, observou.   

A fundadora e presidente do Flor Ribeirinha, Domingas Leonor, argumentou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, o grupo continua rompendo fronteiras e mostrando a cultura em outros países. Na sua avaliação, o intercâmbio com outras culturas, proporciona ao Flor Ribeirinha, uma grande oportunidade para mostrar o que vem sendo construído há 25 anos. “Nossa luta constante é pela preservação. Vamos força e a  beleza da nossa cultura”, disse ela emocionada.

O diretor musical, Edmilson Maciel, disse que para o espetáculo, foi feito um trabalho de pesquisa, onde se mostra os ritmos que mais representam cada região do país. Ele destacou a busca por harmonia, expressão vocal, fidelidade nos instrumentos e essência na execução. “São realizados muitos ensaios com os músicos comprometidos com este projeto.  Sou um felizardo em fazer parte deste projeto tão importante no contexto cultural do nosso Estado. É uma grande responsabilidade  assinar a direção musical do espetáculo”,  assinalou

Conforme o diretor Executivo, Jeferson Guimarães Rosa, o grupo contribui muito com o desenvolvimento do Turismo, Cultura, Educação e outras área de gestão. Ele explicou que a comunidade de São Gonçalo Beira Rio, surgiu há 300 anos, é o berço da cultura cuiabana. “O Flor Ribeirinha, além de fomentar a cultura, contribui com o turismo. O quintal da Dona Domingas recebe muitos visitantes e temos o ponto forte do turismo, onde estão as peixarias, que estão gerando emprego e renda na comunidade. Nosso foco é a cultura com a dança e o artesanato. Na Educação, recebemos alunos de várias escolas e temos o projeto Sementinha que reúne mais de 60 crianças no quintal, para aulas de dança”, destacou Jeferson. 

Trajetória - O grupo Flor Ribeirinha que completa 25 anos de história já participou de todos os festivais de Siriri em Mato Grosso, além de levar para outros estados e países as manifestações culturais. O grupo se apresentou primeiro no Festival de Dança de Santa Catarina e também em Minas Gerais.  Em seguida, foi convidado para o evento Goal to Brazil, em Lima no Peru,  posteriormente se apresentou em Assunción, no Paraguay.  O Flor Ribeirinha continuou rompendo fronteiras e foi convidado para se apresentar também na Itália e na Coréia do Sul, onde conquistou o segundo lugar entre os demais países. No ano passado, se consagrou campeão mundial na Turquia com o espetáculo “Mato Grosso Dançando o Brasil.

 

 

Malu Sousa

   
COMENTAR NOTÍCIA
VER COMENTÁRIOS
 
 
 
25/04/2018  - Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
19/04/2018  - STF torna Aécio Neves réu por corrupção
16/04/2018  - Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
16/04/2018  - Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
01/09/2017  - Você tem o direito de errar
 
Untitled Document
 
CULTURA
Achamos no Brasil
18/09/2018
Grupo Flor Ribeirinha grava para o Domingo Espetacular da rede Record
 
 
POLÍTICA
Eleições 2018
16/09/2018
Candidata a vice-presidente visita Cuiabá nesta segunda
 
 
DESTAQUES
Infartado
14/09/2018
Paciente espera transferência para UTI em Goiás, após intervenção da Defensoria Pública
 
 
MEIO AMBIENTE
Cuidados
13/09/2018
Confira algumas medidas preventivas que ajudam a enfrentar o clima seco
 
 
POLÍTICA
Feriado
07/09/2018
Agenda do candidato ao Governo de Mato Grosso
 
 
CIDADES
Integração e desenvolvimento:
06/09/2018
Debate sobre implantação de Ferrovia terá nova etapa
 
 
DESTAQUES
Nesta Quarta-Feira
04/09/2018
MPF em Mato Grosso inaugura oficialmente nova sede em Cáceres
 
 
POLÍTICA
Eleições 2018
01/09/2018
Justiça eleitoral defere registro de Ezequiel Fonseca
 
 
ESPORTES
Tenologia
30/08/2018
Clubes de Mato Grosso parabenizam acesso do Cuiabá nas Redes Sociais
 
 
DESTAQUES
Pavimentação
24/08/2018
Projeto para asfaltar 118 km em Gaúcha do Norte é apresentado em audiência pública
 
 
ECONOMIA
Negócios Criativos
23/08/2018
consultorias do projeto Territórios Criativos estão com inscrições abertas
 
 
DESTAQUES
Cáceres
19/08/2018
MPF ingressa com Ação Civil Pública por desvio de função de servidores públicos municipais
 
rodape.jpg
A volta Por Cima do Limão Caipira  
Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
 
No Alvo  
STF torna Aécio Neves réu por corrupção
 
Mato Grosso  
Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Em Rondonópolis  
Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
 
Resultado  
Você tem o direito de errar
 
Primavera do Leste  
MPE notifica prefeito e vereadores para que não reduzam limite para aplicação de agrotóxicos
 
Semana Nacional  
Secretaria de Educação e Bibliotecas Comunitárias comemoram Folclore nas ruas de Cuiabá
 
Iprobidade  
MPE notifica Estado para que suspenda qualquer ato de gestão em nome do IPAS
 
Cuiabá  
Niuan Ribeiro, homenageia maçons por contribuição social
 
Casa Própria  
Governo entrega casas a 100 famílias em Jangada