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Domingo - 23 de Setembro de 2018
POLÍTICA - 05/07/2018 - 08:32
 
Fávaro se reúne com ministro Padilha e defende ferrovia para Mato Grosso
 
   
   
 

 



Durcy Arevalo



O pré-candidato ao Senado, Carlos Fávaro, juntamente com o ministro daAgricultura, Pecuária e Abastecimento Blairo Maggi, e o senador Wellington Fagundes, se reuniram  nesta quarta-feira (04), com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, em Brasília. A intenção, de acordo com Fávaro, é assegurar que os recursos oriundos da mineradora Vale,  que em troca terá as concessões das linhas férreas Carajás (no Pará e no Maranhão) e Vitória-Minas (Minas Gerais e Espírito Santo) renovadas até 2057, sejam destinados de fato para construção dos 383 quilômetros da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), entre Água Boa (743 km de Cuiabá) e Campinorte (GO), e não o trecho de Açailândia (MA) a Barcarena (PA) defendido por lideranças do Pará e Espírito Santo.


“Depois de muito trabalho de articulação das entidades de classes do agronegócio conjuntamente com a bancada federal, finalmente Mato Grosso será contemplado com a tão sonhada Fico. Será a nossa segunda ferrovia e Mato Grosso não pode perder essa oportunidade de desenvolvimento que é uma prioridade nacional. Não somos contra a construção do trecho de Açailândia (MA) a Barcarena (PA), mas pela viabilidade técnica e econômica fazendo primeiro o trecho que está licenciado, que dará acesso a carga de imediato, pela BR-158 na altura de Água Boa, atenderá toda Araguaia, e proporcionará um fluxo de grãos para a Ferrovia Norte-Sul”, enfatizou.


Após o anúncio pelo ministro dos Transporte, Valter Casimiro, de que a Vale investirá R$ 4 bilhões na construção da Fico, condições definidas durante a reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), na segunda-feira, possível por conta da inovação regulatória da lei 13.448 de 2017, lideranças do Pará e do Espírito Santo reagiram em defesa de que o recurso da compensação, que será feita em seus estados, sejam aplicados para construção do trecho de Açailândia (MA) a Barcarena (PA) ao invés de Água Boa a Campinorte, ligando a ferrovia Fico a Norte-Sul, que seria a alternativa fundamental para escoamento das grandes safras produzidas em Mato Grosso.


De acordo com informações do governo federal, o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental e o Projeto Básico, contemplando o segmento Água Boa (MT) a Campinorte (GO), foram contratados pela Valec e finalizados em 2010. O trecho também conta com licença prévia 493/2014, cuja prorrogação foi requerida ao Ibama.

   
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