topo.jpg
Domingo - 23 de Setembro de 2018
MEIO AMBIENTE - 17/06/2018 - 05:55
 
Projeto ‘Água para o Futuro’ será multiplicado nas unidades escolares
 
   
   
 

 

Projeto ‘Água para o Futuro’ será multiplicado nas unidades escolares de Cuiabá


Cerca de 90 coordenadores das unidades da rede municipal de ensino de Cuiabá participaram na manhã desta terça-feira (12) de uma palestra, na sede da Procuradoria Geral de Justiça, para conhecer um pouco mais sobre o projeto “Água para o Futuro”, que busca a proteção das nascentes da área urbana da Capital. A proposta é que os participantes se tornem multiplicadores do projeto nas unidades escolares, falando sobre a importância de garantir a segurança hídrica e o abastecimento de água potável para esta e as futuras gerações, tendo como público-alvo os estudantes.


Esta é a primeira etapa de um trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Estadual, por meio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa Ambiental, da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá, em parceria com a TV Centro América, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e o Instituto Ação Verde, que vai premiar alunos que se destacarem em um concurso de redação, frases/desenhos e vídeos, que será lançado no dia 4 de julho.


O procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, destacou a grandeza do projeto, agradeceu os parceiros que acreditaram na importância de divulgar este tipo de ação e aos coordenadores, que terão o papel de multiplicar as informações para os alunos. “Agradeço muito os parceirosque vão ajudar na divulgação do projeto, pois sozinho o Ministério Público não conseguiria ir muito longe e atingir o objetivo maior, que é levar conhecimento para esta e as futuras gerações sobre a importância de preservar nossos recursos hídricos”.


Para o coordenador do projeto, o promotor de Justiça Gerson Barbosa, apesar do “Água para o Futuro” hoje ser uma referência nacional, quando o assunto é localizar e preservar nascentes, o objetivo maior é fazer com que o projeto chegue a todos os lares cuiabanos. Por isso, vamos começar pelas escolas porque temos certeza que os alunos terão um papel fundamental na propagação das informações junto aos familiares, amigos e vizinhos do bairro. Queremos que Cuiabá abrace este projeto”, destacou o promotor.


O diretor comercial da TV Centro América, uma das parceiras, Edmundo Correa Curvo Filho, classificou o “Água para o Futuro” como um projeto inovador e de vanguarda e que por esta razão a TVCA não poderia ficar de fora. “É uma causa muito importante e que nós temos o maior prazerem apoiar, pois vemos a forma que o MP trata este projeto, com carinho, perfeição e estrutura. Isso nos motiva a estarmos juntos e a divulgarmos as ações para todo o Estado”.


Segundo a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação,Zileide Lucinda dos Santos, desde o momento em que o projeto foi apresentado para o secretário de Educação e o executivo municipal, com a proposta de realização de um concurso, a causa foi abraçada. “Imediatamente a parte pedagógica começou a discussão, porque neste momento estamos discutindo todo o nosso currículo, a base nacional de conhecimento para o país inteiro. Este também é um momento de fazer a revisão de nossos currículos e essa é uma temática que será tratada diretamente com nossas crianças. Num primeiro momento vamos fortalecer a formação dos professores e juntos vamos elaborar todo oprocesso de concurso, para incentivar alunos e professores a participarem do projeto”.


O pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que também é parceira do projeto, Fernando Tadeu de Miranda Borges, enalteceu a iniciativa do Ministério Público em realizar um projeto de tamanha importância e destacou que difundir este tipo de trabalho nas escolas é o caminho mais acertado, já que a educação é a base de tudo.


Projeto – O Água para o Futuro é composto por profissionais que realizam os estudos ambientais das nascentes urbanas nas áreas de geologia, hidrogeologia, fauna e vegetação. O projeto também envolve profissionais de diversas áreas da tecnologia para o armazenamento e processamento de dados geográficos, desenvolvimento do site e aplicativo para smartphone, filmagens aéreas em alta definição, utilização de veículo aéreo não tripulado (Vant), para monitoramento, inspeções e perícias, confecção de mapas, entre outras funções. Dos 550 pontos vistoriados na Capital, até agora, 180 nascentes já foram confirmadas pelo projeto.

   
COMENTAR NOTÍCIA
VER COMENTÁRIOS
 
 
 
25/04/2018  - Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
19/04/2018  - STF torna Aécio Neves réu por corrupção
16/04/2018  - Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
16/04/2018  - Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
01/09/2017  - Você tem o direito de errar
 
Untitled Document
 
CIDADES
Caceres
21/09/2018
Audiência pública discutiu cobrança de honorários da Procuradoria Municipal.
 
 
DESTAQUES
Caso Cacoal
19/09/2018
Justiça Eleitoral recebe documentos que comprovam calote de Mauro Mendes
 
 
ECONOMIA
Nesta Quarta-Feira
19/09/2018
AMM realiza seminário sobre incremento de receitas próprias dos municípios
 
 
CULTURA
Achamos no Brasil
18/09/2018
Grupo Flor Ribeirinha grava para o Domingo Espetacular da rede Record
 
 
POLÍTICA
Eleições 2018
16/09/2018
Candidata a vice-presidente visita Cuiabá nesta segunda
 
 
DESTAQUES
Infartado
14/09/2018
Paciente espera transferência para UTI em Goiás, após intervenção da Defensoria Pública
 
 
MEIO AMBIENTE
Cuidados
13/09/2018
Confira algumas medidas preventivas que ajudam a enfrentar o clima seco
 
 
POLÍTICA
Feriado
07/09/2018
Agenda do candidato ao Governo de Mato Grosso
 
 
CIDADES
Integração e desenvolvimento:
06/09/2018
Debate sobre implantação de Ferrovia terá nova etapa
 
 
DESTAQUES
Nesta Quarta-Feira
04/09/2018
MPF em Mato Grosso inaugura oficialmente nova sede em Cáceres
 
 
POLÍTICA
Eleições 2018
01/09/2018
Justiça eleitoral defere registro de Ezequiel Fonseca
 
 
ESPORTES
Tenologia
30/08/2018
Clubes de Mato Grosso parabenizam acesso do Cuiabá nas Redes Sociais
 
rodape.jpg
A volta Por Cima do Limão Caipira  
Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
 
No Alvo  
STF torna Aécio Neves réu por corrupção
 
Mato Grosso  
Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Em Rondonópolis  
Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
 
Resultado  
Você tem o direito de errar
 
Primavera do Leste  
MPE notifica prefeito e vereadores para que não reduzam limite para aplicação de agrotóxicos
 
Semana Nacional  
Secretaria de Educação e Bibliotecas Comunitárias comemoram Folclore nas ruas de Cuiabá
 
Iprobidade  
MPE notifica Estado para que suspenda qualquer ato de gestão em nome do IPAS
 
Cuiabá  
Niuan Ribeiro, homenageia maçons por contribuição social
 
Casa Própria  
Governo entrega casas a 100 famílias em Jangada