topo.jpg
Terça-feira - 23 de Outubro de 2018
DESTAQUES - 07/06/2018 - 08:44
 
Prefeitura alerta sobre o uso de churrasqueiras de Arado e álcool na presença de crianças
 
   
   
 

 

OZIANE RODRIGUES 

Em alusão ao Dia Nacional Contra Queimaduras, celebrado nesta quarta-feira (06), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Pronto Socorro de Cuiabá (HPMC), alerta a população sobre os riscos do uso de churrasqueiras de Arado e álcool na presença de crianças.

De acordo com o Cirurgião Plástico do CTQ, Dr. Carlos Maranhão, a orientação a visa reduzir os riscos à saúde da criança, uma vez que a combinação de churrasqueira de Arado, álcool líquido e óleo são responsáveis por cerca de 85% dos casos de queimaduras graves infantis tratadas no Pronto Socorro de Cuiabá.
“A maioria dos casos pediátricos de queimaduras graves e de grande extensão tratados no Pronto Socorro foi ocasionada por acidentes domésticos envolvendo essa modalidade de churrasqueira, que usa o álcool como principal fonte de energia para aquecer a lâmina de metal. Com isso em vista, queremos conscientizar os pais para manter as crianças longe desse risco, pois esse tipo de calamidade sob o uso desses itens eleva a extensão das lesões em crianças e, consequentemente, os riscos de morte”, frisou.
De acordo com a diretora do Pronto Socorro, Zamara Brandão, para se ter ideia da gravidade, em abril de 2017, o uso dessa churrasqueira trouxe à tona um dos casos mais comoventes da literatura médica, ao vitimar um menino de oito anos de idade na cidade de Santa Rita do Araguaia (GO).  Em contato com o calor, o álcool da churrasqueira ocasionou uma explosão. Os produtos (álcool e óleo quente) caíram sobre o menor E.M.S.D e alastraram o fogo, ocasionando queimaduras de segundo e terceiro graus. Segundo a gestora, o menor é o primeiro paciente na literatura médica a ter 95% do corpo queimado e sobreviver.
“Após receber os primeiros atendimentos em Alto Araguaia e Rondonópolis, a criança foi transferida em estado grave para o CTQ do Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá, onde ficou internada por mais de 12 meses, recebendo alta hospitalar em abril deste ano. Foi um verdadeiro milagre”, explicou a diretora.
Durante o tratamento do menor, O CTQ recebeu outros três casos graves de queimaduras de grande extensão, ocasionados pela churrasqueira de Arado e Álcool. Tratam-se de uma menina de três anos, que reside em Cuiabá e teve mais de 70% do corpo queimado, além dos gêmeos de um ano, residentes de Juara (696 km da Capital). Um deles teve cerca de 90% do corpo queimado e a bisavó das crianças, ao tentar salvá-los, também teve 50% do corpo queimado.
Conforme Zamara, além da dedicação da equipe multidisciplinar do Pronto Socorro e dos profissionais do CTQ - formados por cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, terapeutas, entre outros, a recuperação dessas crianças - bem como a diminuição dos impactos que elas levarão por toda a vida, só foram possíveis graças ao “Dermatomos Humeca” - modelo D42 e D80 e ao “Expansor Humeca de Enxerto de Pele”, equipamentos de última geração adquiridos pela gestão Emanuel Pinheiro para o CTQ.
“À época em que recebemos o nosso paciente de oito anos, levamos ao prefeito a necessidade de adquirir estes aparelhos para auxiliar no tratamento do menor. Poucos CTQs do Brasil possuem esta estrutura e eles foram fundamentais para reduzir os danos ocasionados pelos acidentes aos três pacientes. Este foi um verdadeiro gesto de humanização, que contribuiu para a recuperação e qualidade de vida dessas crianças, já que queimaduras representam a quarta maior causa de morte infantil no Brasil”, completou Zamara Brandão.

MÊS DE INCIDÊNCIA E MAIS ORIENTAÇÕES
O álcool também segue no ranking nacional dos causadores de queimaduras graves, vitimando cerca de um milhão de pessoas, apenas no Brasil. Deste total, 300 mil são crianças. De acordo com a enfermeira do CTQ, Sônia Borralho Dias Cames, a atenção dos pais com o produto deve ser redobrada, especialmente nos meses de junho e agosto, quando a incidência é elevada devido às férias e ao inverno.
“Férias escolares, festas juninas e inverno são os períodos do ano dos quais os pais precisam mais estar atentos, pois é uma estação em que as pessoas tendem a ficar mais aglomeradas em casa, principalmente nas famílias com poder aquisitivo menor. E com as crianças por um tempo maior dentro a residência - por contas das férias escolares, os riscos de acidentes aumentam. Além disso, a prática de soltar balões e as tradicionais fogueiras durante as festas juninas são outros motivos para os familiares ficarem atentos. Por isso, lembrem-se de manter produtos inflamáveis longe do alcance de crianças e nunca manuseie-os na presença delas. Esse é o melhor remédio para evitar acidentes”, afirmou Sônia.

O QUE FAZER EM CASO DE QUEIMADURAS?
A orientação do médico e secretário adjunto em Assistência em Saúde, Milton Corrêa da Costa Neto, em caso de queimaduras, é em hipótese alguma passar produtos como manteiga, pó de café e pasta de dente na região afetada. “Se houver queimaduras, o correto é enxaguar a área afetada com água corrente e buscar atendimento médico imediatamente. Afinal, apenas um médico poderá avaliar a gravidade da lesão e a extensão da mesma”, finalizou.

























































   
COMENTAR NOTÍCIA
VER COMENTÁRIOS
 
 
 
11/10/2018  - Deputados podem votar auxilio às santas casas na próxima terça
25/04/2018  - Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
19/04/2018  - STF torna Aécio Neves réu por corrupção
16/04/2018  - Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
16/04/2018  - Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Untitled Document
 
AGRICULTURA
Concorrência Desleal
23/10/2018
Feira irregular recebe multa de R$ 73 mil em Campo Verde
 
 
DESTAQUES
Nesta Quinta e Sexta-Feira
23/10/2018
MPMT promove evento com foco no desenvolvimento de pessoas
 
 
CIDADES
Cuiabá
23/10/2018
Fiscais do Procon visitam estabelecimentos comerciais do novo Shopping
 
 
DESTAQUES
Em Visita a Mato Grosso
22/10/2018
Ministro Carlos Marun garante recursos para finalizar obra de duplicação Cuiabá e Jaciara
 
 
DESTAQUES
Em Diamantino
22/10/2018
Obras de pavimentação da rodovia na BR-163 deixa rodovia mais lenta nesta segunda-feira
 
 
DESTAQUES
Decisão Inédita no Mato Grosso
19/10/2018
Taxa de condomínio deve ser igual para morador de cobertura de prédio
 
 
AGRICULTURA
Proposta
19/10/2018
Presidente do Indea apresenta minuta do Fundeagro ao setor produtivo e representantes de classe
 
 
CIDADES
Cuiabá
18/10/2018
Prefeitura informa que não haverá mudança na tarifa do UBER com alteração tributária
 
 
CIDADES
Cuiabá
16/10/2018
Secretaria entrega uniformes a equipes inscritas no Bola Cheia; campeonato começa hoje
 
 
NACIONAL
Convite para os Ministérios
15/10/2018
Haddad confirma convite a Cortella e diálogo com Joaquim Barbosa
 
 
DESTAQUES
Projeto de Lei
14/10/2018
Remição de pena pela leitura deve ser normatizada em MT
 
 
DESTAQUES
Conflito por Terras
11/10/2018
MPF instaura procedimento para apurar suposto conflito envolvendo indígenas no norte de Mato Grosso
 
rodape.jpg
Congresso Nacional  
Deputados podem votar auxilio às santas casas na próxima terça
 
A volta Por Cima do Limão Caipira  
Saiba como preparar delicias com limão-cravo o mais popular do país
 
No Alvo  
STF torna Aécio Neves réu por corrupção
 
Mato Grosso  
Circuito de Tecnologia apresenta novidades e opções de carreira na área de TI
 
Em Rondonópolis  
Fiemt discute comércio exterior e acesso ao crédito com industriais
 
Resultado  
Você tem o direito de errar
 
Primavera do Leste  
MPE notifica prefeito e vereadores para que não reduzam limite para aplicação de agrotóxicos
 
Semana Nacional  
Secretaria de Educação e Bibliotecas Comunitárias comemoram Folclore nas ruas de Cuiabá
 
Iprobidade  
MPE notifica Estado para que suspenda qualquer ato de gestão em nome do IPAS
 
Cuiabá  
Niuan Ribeiro, homenageia maçons por contribuição social