Arquivos JB News 10 Anos

Deputado Botelho assina protocolo que cria rede de proteção às mulheres

Publicados

em

 

Botelho assina protocolo que cria rede de proteção às mulheres vítimas de violência

O protocolo foi assinado em solenidade no Tribunal de Justiça e rede será implantada no estado

Por FLÁVIO GARCIA / SECOM ALMT

 

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), e o governador Mauro Mendes (DEM), assinaram, na manhã desta quarta-feira (10), no Tribunal de Justiça do Estado (TJMT), o protocolo de intenções para a criação da Rede de Proteção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar de Mato Grosso. Também foi firmado, na ocasião, um termo de cooperação para aplicação do formulário de avaliação de risco, ferramenta que pretende auxiliar no trabalho das equipes multidisciplinares e profissionais do sistema de justiça para medir o grau imediato de risco das vítimas, por meio de um documento técnico e, assim, nortear as medidas a serem tomadas caso a caso.

“O resultado desta assinatura teve início no Parlamento”, disse Botelho, lembrando que foi a Assembleia que começou a discutir o tema. Conforme o presidente da Assembleia, “o que está sendo feito aqui tem o intuito de diminuir, de combater os casos de violência doméstica. Vejo essa questão como um problema humanitário, onde as pessoas sofrem dentro de casa e não têm para onde correr”, destacou Botelho.

Leia Também:  Irmãos faturam classe profissional do Circuito MT de Tênis

Segundo a desembargadora Maria Erotides, o termo assinado entre os poderes e as instituições é como se fosse um grande guarda-chuva. “Os chefes dos poderes e das instituições envolvidas estão dizendo nós estamos juntos nesta causa”, disse. Com a assinatura do termo de cooperação, segundo a desembargadora, em 120 dias as redes estarão instaladas nos grandes municípios do estado.

“Isso que é uma rede, um trabalho de atendimento à mulher vítima de violência. Quando acontece a rede, a mulher que chega é automaticamente encaminhada. Ela não deixa de ter o atendimento necessário, que o caso exige”, observou a desembargadora.

O governador Mauro Mendes vê como amplo o papel da rede de atendimento. “Temos que criar a rede de cooperação entre todos os poderes e criar uma grande campanha publicitária, além de desenvolver estruturas para que aqueles que praticarem as agressões possam ser punidos na forma da lei”, disse o democrata.

Mendes acredita que a medida pode reduzir os casos de violência contra a mulher. “Acreditamos que a violência possa, sim, ser reduzida através dessa rede, mas ela será mesmo reduzida quando reduzirmos a violência na sociedade. Por isso o governo trabalha hoje silenciosamente uma série de estratégias para reduzir como um todo a violência na sociedade”, argumentou.

Leia Também:  Operário lança enquete para definir horário dos jogos na Série D

A assinatura de ambos os documentos ocorreu durante a 14ª Semana da Justiça pela Paz em Casa, que teve início nesta segunda-feira (19) e segue até o dia 23. A semana é uma ação nacional do Poder Judiciário e concentra três vezes por ano iniciativas que têm o objetivo de dar celeridade aos processos, orientar e encorajar as vítimas a enfrentar as agressões sofridas e dar visibilidade ao assunto.

Fotos: Mauricio Barbant

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Contas de gestão da prefeita Lucimar Campos é aprovada por unanimidade pelo TCE

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA