Estadual
Delegação de MT conhece sistema referência mundial em mobilidade

A delegação de Mato Grosso conheceu o sistema de mobilidade urbana de Seul, capital da Coreia do Sul, que é considerado um dos melhores do mundo, pela integração entre os modais, monitoramento do trânsito e análise de dados, além da pontualidade e eficiência.
“Estamos em busca das melhores práticas para oferecer um serviço público de melhor qualidade para a nossa população. Seul é referência mundial nesse setor pela integração e rapidez. Eles encontraram soluções eficientes, em um curto espaço de tempo, para problemas que nós temos no Brasil. Conhecer essa realidade é fundamental para aprimorar os nossos sistemas”, destacou o governador Mauro Mendes.
Durante a reunião, que aconteceu nesta segunda-feira (16.6), na sede da Seul Topis (Seul Transport Operation and Information Service), foram apresentadas as ações que são executadas para a redução do tráfego, emissão de gases e outros poluentes, fiscalização e monitoramento.
O sistema interliga todos os modais: táxi, metro, ônibus, bicicletas alugadas e os carros autônomos que estão em teste. Além de regular o trânsito, e facilitar a vida do cidadão que circula pela cidade, ele também auxilia nos momentos de crise e calamidades, como em tempestades, neve severa, entre outros.
“Todo o transporte é monitorado. Por exemplo, no caso dos ônibus são 64 empresas que atuam em Seul para oferecer o serviço a pouco mais de 8 milhões de habitantes, sendo que desse total, 60% utilizam os modais para se locomover. O governo acompanha de perto a situação de todos os ônibus e rotas, para intervir quando for necessário, seja para trocar requerer a troca dos ônibus, direcionar veículos para locais aonde tem maior tráfego e necessidade, entre outras ações”, explicou a representante do setor de promoção da Topis, An Youngjin.
Ela informou ainda que pelo sistema também é possível saber em tempo real quantos táxis estão ocupados ou disponíveis, qual região que a demanda está maior por esse serviço, assim como nos ônibus, trem, metro e as bicicletas.
“Vamos implementar em Mato Grosso o BRT e esse sistema de integração, que garante segurança ao usuário e monitoramento de todo o modal, pode ser importante para garantir a boa gestão de todos os meios de transporte”, reforçou.
Monitoramento
O sistema também possibilita o acompanhamento em tempo real, via câmeras de monitoramento, das infrações de trânsito. De forma automatizada, as infrações são registradas e os proprietários notificados. Eles monitoram também se veículos com mais de 5 anos estão circulando em áreas proibidas, com base na política de redução de emissões de gases.
Os coreanos aderiram ao sistema e segundo An Youngjinm “desde que foi instalado o sistema não foi notificado nenhum carro de forma irregular”.
Também participaram da reunião os deputados Beto Dois a Um e Ondanir Bortolini (Nininho), os secretários de estado Rogério Gallo (Fazenda), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação) e Basílio Bezerra (Planejamento), do promotor de Tribunal de Contas do Estado, Alisson Alencacr, além de representantes da Embaixada do Brasil na Coreia.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Ação ostensiva da Polícia Penal impede que 29 celulares cheguem a presos na Penitenciária de Rondonópolis

Policiais penais da Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis, impediram que dezenas de materiais proibidos, como celulares e entorpecentes, chegassem aos presos entre o fim de semana e esta segunda-feira (7.7). Nas duas ações, os policiais impediram que dezenas de celulares entrassem na penitenciária localizada no sul do estado.
Na tarde de segunda-feira, equipes de plantão da penitenciária realizaram rondas ostensivas nos perímetros interno e externo da unidade prisional a fim de identificar possíveis tentativas de entrada de materiais ilícitos, quando observaram que diversos pacotes estavam sendo jogados pela que muralha do anexo da unidade. Ao perceberem que os policiais penais estavam se aproximando, os criminosos fugiram em motocicletas pela MT-130, sentido à cidade de Poxoréu.
Foram localizados diversos pacotes em cima da muralha e na área interna. Ao abrir, os policiais penais encontraram porções de maconha, 72 carregadores, 27 celulares, 39 fones de ouvido, 58 isqueiros, chips de telefonia, dezenas de pacotes de fumo barras de durepox e chocolate.
Já na noite de domingo (6), na área externa da unidade prisional, os policiais penais interceptaram dois drones que invadiram o espaço da penitenciária. Ao fazer varredura na quadra do Raio 2 e apreenderam dois aparelhos celulares que foram lançados pelos drones.
As ações ostensivas na penitenciária de Rondonópolis integram o programa Tolerância Zero às Facções Criminosas, do Governo do Estado.
“As apreensões mostram que as equipes estão vigilantes e em pronta resposta às ações criminosas. E vamos continuar avançando com as operações qualificadas e de inteligência, a fim de coibir a entrada de materiais ilícitos, e reforçando o controle interno, de acesso e o aprimoramento da segurança”, pontuou o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato.
Entre janeiro e junho deste ano, foram apreendidos 27 drones manuseados por criminosos, que tentaram sobrevoar unidades prisionais para levar materiais proibidos, especialmente, aparelhos celulares.
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”