Esportes
Déborah Medrado destaca importância de o Brasil sediar o Mundial de Ginástica Rítmica

Quando estiver “gritando e berrando” do lado de fora do tablado do Mundial de Ginástica Rítmica Rio 2025, Déborah Medrado certamente se lembrará de toda uma vida dedicada ao esporte. Desde os 15 anos, quando entrou para a Seleção Brasileira da modalidade, até o ano passado, quando decidiu se aposentar, a capixaba esteve no centro de uma mudança de patamar da ginástica rítmica no Brasil.
Foram sete anos de muito trabalho, junto com as colegas de Seleção e a comissão técnica, até chegar ao ponto em que a ginástica rítmica do Brasil é respeitada no mundo inteiro. Agora, com a realização do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica pela primeira vez na América do Sul, o sentimento de Déborah é de dever cumprido.
Embaixadora do evento, ela não vai estar no tablado, ao lado das amigas, mas a emoção de carregar essa responsabilidade é algo que considera muito especial. ” Ter o campeonato aqui no Brasil é extraordinário, e poder representar o evento dessa forma é algo que eu nunca imaginei”. Ela espera poder contribuir para a modalidade de uma nova forma. “Eu quero ajudar o máximo que posso agora do lado de fora, torcendo e apoiando minhas amigas”, afirmou.
Para sediar um evento dessa magnitude, o país precisa ter um nome consolidado no cenário internacional. Isso mostra que a ginástica rítmica brasileira está entre as melhores do mundo”
Déborah Medrado, ginasta
Entre os dias 20 e 24 de agosto, a Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra, no Rio de Janeiro, vai receber as melhores atletas do mundo. O Ministério do Esporte apoia diretamente o evento, além de fazer a gestão das instalações da Arena Carioca 1.
Nascida em Serra, no Espírito Santo, Déborah teve um papel fundamental na evolução da ginástica rítmica no Brasil, participando de feitos históricos, como a conquista da primeira medalha em Copa do Mundo e a classificação para duas edições dos Jogos Olímpicos. “O trabalho em grupo foi essencial. Não foi uma construção de um dia para o outro, mas sim o resultado de muitos anos de dedicação”, comentou.
O Campeonato Mundial sendo realizado no Brasil reforça essa trajetória de crescimento. “Para sediar um evento dessa magnitude, o país precisa ter um nome consolidado no cenário internacional. Isso mostra que a ginástica rítmica brasileira está entre as melhores do mundo”, ressaltou.
Ao longo de sua carreira, a ginasta contou com o apoio do programa Bolsa Atleta. Déborah começou a receber a bolsa em 2017, na categoria Estudantil. Ele foi contemplada em seis editais, o último na categoria Olímpica. Na opinião dela, o apoio é essencial para os atletas do país. “No início, minha família teve que fazer rifas e se endividar para que eu pudesse continuar competindo. O Bolsa Atleta ajudou muito no deslocamento, alimentação e inscrição em competições”, relatou.
Ela também destacou a importância dos investimentos feitos pelo Ministério do Esporte em infraestrutura, como a recente climatização do Centro de Treinamento da seleção em Aracaju (SE). “Antes, precisávamos treinar com todas as portas fechadas por causa da fita, e o calor era intenso. Agora, as atletas treinam em condições muito melhores”, contou.
- O Mundial no Brasil reforça a trajetória de crescimento da ginástica rítmica no país. Foto: Júlio César Guimarães/COB
Legado e o fator casa
Um dos maiores legados que o Mundial pode trazer é o aumento do interesse das crianças pelo esporte. “Durante as Olimpíadas, a visibilidade da ginástica cresce muito, e com o Mundial no Brasil, mais meninas terão a chance de conhecer a modalidade de perto”, disse Déborah.
A atleta destacou que muitas pessoas ainda confundem a ginástica rítmica com outras modalidades, como a ginástica artística e o nado sincronizado. “O campeonato será uma grande oportunidade para apresentar o esporte ao público e incentivar novas praticantes.”
Com a realização do Mundial no Rio de Janeiro, a expectativa é de que a torcida brasileira seja um diferencial para as atletas. “Torcer contra não, mas torcer a favor sempre! Energia positiva faz diferença”, afirmou. “Vai ser lindo ver a arquibancada vibrando a cada movimento e incentivando a nossa seleção.”
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte

Esportes
Cruzeiro desencanta, vence Bahia por 3 a 0 e sobe na tabela do Brasileirão

Em noite inspirada no Mineirão, o Cruzeiro reencontrou o caminho da vitória ao derrotar o Bahia por 3 a 0, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols de Lucas Romero e Kaio Jorge (duas vezes) garantiram os três pontos para a equipe celeste, que não vencia há quatro jogos.
O Cruzeiro dominou a partida e criou as melhores oportunidades. Logo aos 11 minutos do primeiro tempo, Kaio Jorge sofreu pênalti após ser derrubado por Ronaldo na área. O próprio atacante foi para a cobrança, mas o goleiro do Bahia defendeu, evitando o primeiro gol do Cruzeiro.
Apesar do pênalti perdido, o Cruzeiro não se abateu e continuou pressionando. Aos 51 minutos, Lucas Romero acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Ronaldo, abrindo o placar para a equipe celeste.
No segundo tempo, o Cruzeiro ampliou a vantagem com dois gols de Kaio Jorge. Aos 19 minutos, o atacante aproveitou um lançamento de Christian, venceu a defesa do Bahia na velocidade e finalizou na saída do goleiro Marcos Felipe. Aos 30 minutos, Kaio Jorge marcou seu segundo gol no jogo, após receber um passe de Lucas Silva e chutar colocado no canto direito do goleiro.
Com a vitória, o Cruzeiro chegou aos sete pontos e subiu para a quinta colocação do Campeonato Brasileiro. A equipe celeste volta a campo neste domingo, às 20h30, para enfrentar o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid.
Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com três pontos e caiu para a 18ª colocação. A equipe baiana recebe o Ceará na próxima segunda-feira, às 20h, na Arena Fonte Nova.
Próximos Jogos:
Red Bull Bragantino x Cruzeiro: Domingo, 20h30 (de Brasília), Nabi Abi Chedid
Bahia x Ceará: Segunda-feira, 20h (de Brasília), Arena Fonte Nova
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 3 X 0 BAHIA
Local: Mineirão, Belo Horizonte (MG)
Data: 17/04/2025
Hora: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Luis Marques
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Willian, Kaio Jorge, Willian, Christian e Fabrício Bruno (Cruzeiro); Erick e Santiago Arias (Bahia)
Gols: Lucas Romero (Cruzeiro) / Kaio Jorge (Cruzeiro)
CRUZEIRO: Cássio; Fagner (Willian), Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Walace), Lucas Silva, Christian (Dudu) e Matheus Pereira; Wanderson (Eduardo) e Kaio Jorge (Gabigol). Técnico: Leonardo Jardim
BAHIA: Ronaldo (Marcos Felipe); Santiago Arias (Gilberto), Lippert, Ramos Mingo e Luciano Juba (Rezende); Caio Alexandre, Jean Lucas, Erick (Éverton Ribeiro) e Cauly (Ademir); Erick Pulga e Willian José (Luciano Rodríguez)
Técnico: Rogério Ceni
Fonte: Esportes
-
CUIABÁ6 dias atrás
Abílio anuncia a contratação direta de mais de 3 mil servidores e rejeita terceirização
-
Destaque4 dias atrás
Padre assassinado em Jauru é declarado mártir pela Igreja Católica
-
Cidades5 dias atrás
Morre apresentador do Cadeia Neles Edivaldo Ribeiro aos 82 anos em Cuiabá
-
POLITICA5 dias atrás
Fábio Garcia anuncia data para deixar governo e retornar a Câmara Federal, e desconversa sobre saída de Mauro “É decisão pessoal dele”
-
Destaque6 dias atrás
MP recorre, mas desembargador mantém nula ação penal que teve como base interceptação telefônicas ilegais de homem acusado de pertecer a quadrilha de assaltanto a banco
-
POLITICA6 dias atrás
Flávia Moretti passa mal e cancela encontro com Michelle Bolsonaro em MT
-
Policial4 dias atrás
Polícia divulga identidades de fugitivos do presídio de Várzea Grande
-
OPINIÃO4 dias atrás
Adolescência sob o olhar da neurociência