Arquivos JB News 10 Anos

Debates alertam para diagnóstico e tratamento de hanseníase em Várzea Grande

Publicados

em

 

Ações gratuitas alertam para diagnóstico e tratamento de hanseníase em Várzea Grande 

As ações serão realizadas até o dia 31 de janeiro e terá início nesta próxima quarta-feira(23)

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Campanha “Janeiro Roxo”, que incentiva o diagnóstico e o tratamento de hanseníase, terá início na próxima quarta-feira (23), em Várzea Grande. Serão realizadas ações gratuitas entre consultas médicas, busca ativa de pacientes, além de orientações sobre a doença, que seguem até o dia 31 de janeiro. 

Segundo dados da Secretaria de Saúde de Várzea Grande, o município possui atualmente 134 pacientes em tratamento. A campanha prevê a realização intensa de busca ativa de casos suspeitos e atividades educativas em todas as 23 unidades de saúde pública do município. 

A abertura das ações será realizada no Programa da Saúde da Família (PSF) do Água Vermelha e encerrando no PSF do Vila Arthur. Essas ações serão executadas por todos os agentes de saúde de Várzea Grande, sendo cada um em suas respectivas unidades.

Em todas as unidades os atendimentos acontecem no período matutino a partir das 08h. Desde o início do mês de janeiro, as unidades de saúde já estão intensificando algumas medidas de orientação à pacientes que convivem ou conhecem portadores da doença. Também orientando quanto à importância da avaliação de manchas suspeitas. Profissionais de Saúde estão realizando teste de sensibilidade e encaminhando casos diagnosticados para atendimento clínico.

Leia Também:  Justiça bloqueia conta e Sindicato terá que arcar com despesas de transporte na reposição das aulas

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes explica que o principal objetivo dos trabalhos é informar e esclarecer sobre sinais e sintomas da doença, a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento para a cura.

“Queremos fortalecer a busca de pacientes que apresentam qualquer tipo de sintomas, realizar os exames necessários e evoluir imediatamente para o tratamento, tendo assim maior êxito na cura da doença”, explica o secretário da Pasta. Lembrando que a campanha Janeiro Roxo – mês de conscientização sobre a hanseníase. “Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e consolidou a cor roxa para campanhas educativas sobre a doença. A hanseníase coloca o Brasil em segundo lugar em número de casos, atrás apenas da Índia. Várzea Grande entra no esforço nacional e sensibiliza formadores de opinião para que divulguem a campanha e informações sobre a doença, além de adotarem o laço roxo como sinal de alerta contra a doença”, explicou Diógenes Marcondes.

O Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase é lembrado no dia 31 de janeiro. A doença tem como características manchas na pele com ausência ou diminuição de sensibilidade. A hanseníase é um grave problema de saúde pública devido ao alto potencial incapacitante. Trata-se de uma doença infectocontagiosa crônica, que atinge, principalmente, as células cutâneas e células dos nervos periféricos, porém tem tratamento e cura. As deformidades físicas podem ser evitadas com diagnóstico precoce.

Leia Também:  Secretário Paulo Brustolin deixa a Sefaz e Seneri assume a pasta

Alguns dos sintomas da hanseníase são manchas esbranquiçadas, avermelhadas e amarronzadas pelo corpo, diminuição da sensibilidade ao calor, à dor e ao tato, caroços e inchaços pelo corpo, bem como dores nos nervos. 

Por: Letícia Kathucia

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Centro de Saúde Alvorada não terá atendimento nesta sexta-feira

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA