CUIABÁ

Cuiabá Regula: Câmara aprova indicados para diretoria da nova agência reguladora

Publicados

em

SECOM – Câmara Municipal de Cuiabá

A Câmara Municipal de Cuiabá realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a sabatina dos quatro indicados pelo prefeito Abílio Brunini (PL) para compor a diretoria da recém-criada Agência Municipal de Fiscalização e Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá, a Cuiabá Regula. A sabatina ocorreu durante a sessão ordinária e contou com a participação dos vereadores, que puderam avaliar os currículos e as propostas dos candidatos.

Passado o momento dos questionamentos, os parlamentares votaram, em maioria, pela aprovação dos indicados à diretoria da Cuiabá Regula. Foram 20 votos favoráveis ao indicado a Diretor Regulador Presidente, Alexandre Cesar Lucas 19 votos favoráveis ao indicado a Diretor Regulador de Transporte Coletivo Urbano, Carlos Rafael Demian Gomes de Carvalho 20 votos favoráveis ao indicado a Diretor Regulador Ouvidor, Vanderlúcio Rodrigues da Silva e 21 votos favoráveis ao indicado a Diretor Regulador de Saneamento Básico, Hemerson Leite de Souza.

A nova agência foi criada com o objetivo de substituir a extinta Arsec (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá) e ampliar a fiscalização e regulação de serviços essenciais como transporte coletivo urbano e saneamento básico. A criação da Cuiabá Regula foi aprovada pela Câmara em abril, em regime de urgência, com 23 votos favoráveis e 3 contrários.

Leia Também:  Diretor da Limpurb vistoria aterro sanitário e projeta ampliação da reciclagem

Durante a sabatina, os vereadores questionaram os candidatos sobre suas propostas para melhorar a qualidade dos serviços públicos na capital.

A aprovação dos nomes indicados é um passo fundamental para a implementação da Cuiabá Regula, que terá um papel importante na supervisão e regulação dos serviços públicos delegados no município.

Com a nova estrutura, a expectativa é que haja maior transparência e eficiência na gestão dos serviços essenciais, beneficiando diretamente os cidadãos cuiabanos.

Entenda os cargos:

•&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp Diretor Regulador Presidente: Responsável por coordenar e supervisionar as atividades da agência, além de deliberar e decidir sobre matérias relativas aos serviços públicos regulados, em conjunto com os demais diretores, conforme estabelecido na legislação nacional.

•&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp Diretor Regulador de Transporte Coletivo Urbano: Encarregado de planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relacionadas ao transporte coletivo urbano, atuando em conjunto com o Diretor Regulador Presidente e o Diretor Regulador Ouvidor nas deliberações pertinentes ao setor.

•&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp Diretor Regulador Ouvidor: Compete-lhe receber e apurar reclamações dos usuários sobre os serviços públicos regulados, elaborar relatórios anuais de ouvidoria e garantir o acesso a todos os processos da agência, promovendo a transparência e a participação social.

Leia Também:  Alunos da Escola Municipal de Música de Cuiabá participam de evento solidário

•&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp&nbsp Diretor Regulador de Saneamento Básico: Responsável por planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades relacionadas ao saneamento básico, incluindo o abastecimento de água, o esgotamento sanitário e o manejo de resíduos sólidos, observando as diretrizes estabelecidas pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Consulta pública aberta para definir uso de recursos da Lei Aldir Blanc em Cuiabá

Publicados

em

Por

A Prefeitura de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Cultura, abre Consulta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com o objetivo promover a participação da sociedade na construção do Plano de Aplicação dos Recursos (PAAR), que orientará a destinação dos investimentos culturais no município. Será realizada de forma remota entre os dias 11 e 22 de junho, permitindo que todos os cidadãos interessados contribuam com sugestões e propostas. As contribuições podem ser enviadas por meio do formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfS5aypOiSDy-mG3K37zNieIaPBMVTp8ls9MgkLbybvhFo6ew/viewform?usp=mail_form_link .

A Política Nacional Aldir Blanc, criada pela Lei nº 14.399/2022, representa um marco para a cultura no Brasil, por democratizar o acesso e fortalecer iniciativas culturais em todas as regiões.

Ressalta-se ainda, que o Plano de Aplicação dos Recursos é uma exigência para que os entes federativos recebam os repasses do Governo Federal em 2025. O prazo para a submissão dos PAARs vai até o dia 1º de julho de 2025.

Como parte do processo de escuta social, a Prefeitura também realizará o Encontro com a Cultura, um evento presencial no dia 24 de junho, no saguão do Clube Feminino, sede da Secretaria de Cultura de Cuiabá, localizado na Rua Barão de Melgaço, no Centro Histórico. O evento reunirá representantes da sociedade civil, produtores culturais e demais interessados para debater as prioridades e as necessidades culturais do município.

Leia Também:  Diretor da Limpurb vistoria aterro sanitário e projeta ampliação da reciclagem

O secretário municipal de Cultura de Cuiabá, Johnny Everson reforça que tanto a consulta online quanto o encontro presencial são oportunidades fundamentais para que a população participe ativamente das decisões relacionadas à política cultural local, fortalecendo as expressões artísticas e a diversidade cultural de Cuiabá.

E convida todos a participarem da iniciativa e assim, ajudem a construir uma cultura cada vez mais acessível e representativa.

Mais informações pelo whatsapp (65) 99994-8811.

#PraCegoVer

A imagem mostra a fachada da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá. Na lateral há uma pintura de homem com a viola de cocho e também uma planta natural com flores vermelhas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA