Arquivos JB News 10 Anos

Cuiabá 300 anos” nesta quinta-feira no MISC

Publicados

em

 

“Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos” nesta quinta-feira

 

 

A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

NAIARA LEONOR

 
 

Um acervo de mais de 80 peças de 21 etnias estarão disponíveis para visitação no Museu da Imagem e do Som (MISC), a partir desta quinta-feira (19), às 19h, com entrada gratuita. A exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos”, é uma homenagem aos primeiros da terra, um reconhecimento a sua importância e contribuição material e imaterial. A realização é uma parceria entre o Centro Cultural Ikuiapá e a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo.

A curadoria é do Museu do Índio, no Rio de Janeiro e do Centro Cultural Ikuiapá, ambos vinculados a Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Os objetos variam entre tapetes, quadros, utensílios da vida cotidiana e peças de uso em rituais indígenas.

A exposição fica disponível no MISC até o dia 19 de outubro. Todas as peças tem suas descrições etiquetadas e durante a visita, um profissional da FUNAI estará no local para auxiliar na compreensão do patrimônio imaterial.

Leia Também:  Prefeitura realiza solenidade de entrega de barracas aos feirantes em Cuiabá nesta segunda

O Museu do MISC funciona de segunda à sábado, das 8h às 18h.

As etnias com  materiais expostos são: Aikaka, Enawenê-Nawê (Mato Grosso), Galibi (Amapá), Kalapalo (Mato Grosso), Kamaiurá (Mato Grosso), Karajá (Mato Grosso, Tocantis e Pará), Karipuna (Rondônia), Kayabi (Mato Grosso e Pará), Kayapó (Mato Grosso e Pará), Kuikuro (Mato Grosso), Kuripako (Amazonas e Colômbia), Mamaindê (Mato Grosso), Matipu (Mato Grosso), Mehinako (Mato Grosso), Nafukwá (Mato Grosso), Nambikwara (Mato Grosso e Rondônia), Palikur (Amapá e Guiana Francesa), Surui (Rondônia), Umekutura (grafia a ser verificada), Waurá (Mato Grosso), Xavante (Mato Grosso).

SERVIÇO

 

O que: Abertura da exposição “Povos Indígenas – Cuiabá 300 anos

Quando: quinta-feira (19), às 19h – entrada gratuita

Onde: Museu da Imagem e do Som, Rua 7 de setembro, 1 – Centro Histórico de Cuiabá

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Prefeitura realiza solenidade de entrega de barracas aos feirantes em Cuiabá nesta segunda

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA