Política Estadual
CST da Enfermagem da ALMT realiza primeira reunião e abre espaço para demandas da categoria

A Câmara Setorial Temática (CST) da Enfermagem, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), realizou nesta segunda-feira (12), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), a sua primeira reunião ordinária. Proposta pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi (PSB), a iniciativa tem como objetivo dar voz à categoria e debater pautas estruturantes, como o cumprimento do piso salarial, a jornada excessiva de trabalho e as condições enfrentadas pelos profissionais em todo o estado.
A reunião ocorre em uma data simbólica: 12 de maio, Dia Nacional da Enfermagem. A expectativa da categoria é que a CST represente um marco para a valorização dos cerca de 40 mil profissionais de enfermagem em Mato Grosso, entre técnicos e enfermeiros.
“É uma profissão fundamental. Na pandemia, ficou evidente que a enfermagem é a espinha dorsal da saúde pública. O nosso papel como deputados é ouvir, dar oportunidades e defender as pautas dessa categoria. Precisamos transformar as demandas em políticas públicas concretas”, afirmou Max Russi, que também destacou o êxito da experiência anterior com a CST dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias como modelo a ser replicado.
A presidente da CST da Enfermagem, Merielly Cristina Nantes, ressaltou a importância da criação do espaço para a classe dentro do Parlamento estadual. “Essa câmara representa um avanço histórico. Por muito tempo, fomos linha de frente, mas não de decisões. Agora temos um espaço para trazer nossas demandas, como o piso salarial, a saúde mental, a qualificação e a sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde. A expectativa é muito grande e hoje é um dia de comemorar esse marco”, disse.
A enfermeira e servidora pública Priscila Duarte reforçou que a criação da CST representa um passo essencial para a efetiva valorização da profissão. “Nosso desafio é garantir o cumprimento das leis já existentes e buscar mais reconhecimento dentro das políticas públicas”, apontou.
A estudante em técnica de enfermagem Ilza Paula participou da reunião e destacou a importância da união da categoria. “Esperamos ser valorizados não só financeiramente, mas também como profissionais. Acompanhar esse processo de perto é essencial para nosso crescimento e reconhecimento”, afirmou.
O assessor técnico Carlos Eduardo Souza dos Santos explicou que a CST terá 180 dias, prorrogáveis por mais 180, para realizar reuniões, convidar instituições e elaborar propostas em âmbito estadual, municipal e federal.
“A criação da CST da Enfermagem responde a uma demanda histórica de uma classe que, até agora, não tinha representatividade no Legislativo. Vamos aplicar a experiência que tivemos com os agentes de saúde para construir uma agenda efetiva também para a enfermagem”, destacou.
Semana Nacional da Enfermagem – A reunião marca também o início das comemorações que homenageiam os profissionais da saúde que estão ao lado dos pacientes em todas as etapas do tratamento, prevenção de doenças e promoção da saúde. Atualmente, o Brasil conta com mais de 1,6 milhão de profissionais da enfermagem, sendo cerca de 21 mil em Mato Grosso. A profissão, hoje reconhecida como ciência e arte, exige formação técnica ou superior, registro em conselho e atuação ética. A Semana Nacional da Enfermagem acontece de 12 a 20 de maio.
Fonte: ALMT – MT

Política Estadual
ALMT instala Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da UNEMAT de Rondonópolis nesta quarta-feira

O deputado estadual Sebastião Rezende (União) vai conduzir a instalação da Frente Parlamentar em prol do Campus Definitivo da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) de Rondonópolis. A cerimônia de instalação será nesta quarta-feira (18), às 15h, na sala 202 da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), em Cuiabá. O objetivo do grupo é fortalecer o movimento para cobrar junto ao Governo de Mato Grosso e Conselho Universitário da Unemat a instalação urgente do campus.
A Frente Parlamentar foi criada a partir de Requerimento do próprio Sebastião Rezende, aprovado em abril deste ano na Assembleia Legislativa. A intenção é fortalecer o diálogo com os diversos segmentos da sociedade civil, autoridades educacionais, o governo do estado e instituições envolvidas, buscando garantias orçamentárias, definição de área para construção e articulação interinstitucional para concretização do projeto.
O parlamentar faz o convite de participação nesse ato para toda a sociedade. Conforme ele, será muito importante na ocasião a presença de alunos e ex-alunos, professores, direção do Núcleo, comunidade acadêmica, vereadores da cidade e região, prefeitos e respectivos vices da cidade e região, secretários municipais, representantes de entidades comerciais e industriais, igrejas, líderes comunitários, representantes de conselhos, da imprensa local e regional, entre outros interessados.
Conforme Rezende, a Unemat desempenha um papel relevante na formação acadêmica e profissional em Rondonópolis, mas ainda não tem a autonomia administrativa, o que compromete a expansão de cursos e o atendimento à crescente demanda da sociedade regional.
“A presença da nossa população será a demonstração de força e unidade. Fica o nosso convite a todos na instalação da Frente Parlamentar Pró Unemat nesta quarta-feira, às 15h, na Assembleia Legislativa, sala 202, em Cuiabá”, convida o deputado.
O Regimento Interno da ALMT estabelece que a referida frente pode ter duração de dois anos, podendo ser prorrogada por outros dois.
Fonte: ALMT – MT
-
Cidades5 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso
-
Cidades7 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia descaso do poder público com familiares que sepultam seus entes queridos nos cemitérios de Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Policial2 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
CULTURA6 dias atrás
Grupo Flor Ribeirinha levará grande espetáculo para turnê internacional na Europa
-
Policial6 dias atrás
Veja o vídeo: Homem é executado a tiros dentro de loja em Sinop; polícia investiga ligação com crime organizado
-
Policial7 dias atrás
Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial
-
Policial3 dias atrás
Militares disfarçados de Policiais Civis são alvo de operação após roubo de caminhonete no interior de MT