Estadual
Costureira transforma hobby em sucesso profissional com apoio da Desenvolve MT
Fernanda Nabuco recebeu sua primeira máquina de costura em 2011, sem imaginar que aquele presente seria o ponto de partida para a realização de seu sonho empreendedor. Com o apoio da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT, ela investiu na compra de insumos, como tecidos, linhas entre outros, ampliando sua produção e consolidando seu ateliê, Costura Poética.
“Comecei costurando para amigos e familiares, depois percebi que poderia ser mais do que um hobby. Era uma maneira de estar com meu filho, de vê-lo crescer e, ao mesmo tempo, de construir algo meu”, relembra a empreendedora.
Foi com essa visão que, em 2019, Fernanda transformou o Costura Poética em uma marca oficial, escolhendo um nome que refletisse a essência de seu ateliê e de seu próprio caminho. Com a linha de crédito Mulher Empreendedora, da Desenvolve MT, conseguiu expandir seu negócio e diversificar suas coleções, que hoje incluem desde roupas infantis a peças para adultos, todas carregadas de significado.
Inspirada pelo exemplo de seus pais, que sempre trabalharam com artesanato e ressignificação de materiais, Fernanda cria coleções pensadas para dialogar com as histórias e os ciclos de vida de cada pessoa que as usam. Em sua última coleção, batizada de Ciclos, as bolsas e os acessórios contam pequenas poesias: “Nó de união entre mulheres, nó de ajuste, nó para unir e desatar, porque você é senhora das suas escolhas”.
“O verdadeiro valor do ateliê vai além das peças que crio . É também sobre o tempo de qualidade com meu filho, a liberdade de organizar meu próprio trabalho e o desejo de incentivar outras mulheres a encontrarem suas próprias paixões”, conta Fernanda.
Além de expandir sua produção, Fernanda também está comprometida com o fortalecimento da comunidade ao capacitar outras mulheres. Em breve, ela oferecerá oficinas de costura e bordado, ensinando técnicas e compartilhando sua jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.
“A história da Fernanda é um excelente exemplo de como a linha de crédito Mulher Empreendedora pode impulsionar negócios e transformar trajetórias. Ao investir em materiais e expandir suas operações, ela conseguiu não apenas crescer profissionalmente, mas também gerar impacto na comunidade ao inspirar e capacitar outras mulheres. É essa autonomia e fortalecimento que buscamos fomentar”, destaca Hélio Tito, Diretor de Desenvolvimento e Crédito.
A linha de crédito Mulher Empreendedora tem sido um recurso essencial para mulheres que querem ter o próprio negócio. Com juros acessíveis de até 0,37% ao mês, o programa disponibiliza até R$ 15 mil em financiamento para Microempreendedoras Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Além disso, para pagamento em dia há redução de até 30% na taxa de juros.
A linha de crédito oferece condições que contribuem para o crescimento de empresas lideradas por mulheres, ajudando-as a expandir sua produção, aumentar a qualidade de seus produtos e ampliar sua atuação no mercado. Além de fomentar a independência e autonomia financeira, o programa incentiva o protagonismo feminino, promovendo a geração de renda e o fortalecimento da economia local.
* Com supervisão de Clara Campos.
Fonte: Governo MT – MT
Estadual
Mais de 145 mil motoristas podem obter até 40% de desconto em multas com Sistema de Notificação Eletrônica
Em Mato Grosso, mais de 145 mil motoristas já utilizam o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) que permite o pagamento de multas de trânsito com desconto de até 40%. No entanto, é necessário estar atento às novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para garantir o benefício.
Antes, o desconto era garantido desde que o motorista aderisse ao SNE até o final do prazo para defesa da autuação. Com a mudança no CTB, o motorista agora precisa se cadastrar no sistema antes mesmo de receber a notificação da autuação para ter direito ao desconto.
A adesão ao SNE substitui a notificação impressa por uma notificação eletrônica disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). O pagamento da multa pode ser feito com 20% de desconto para os condutores que desejarem entrar com recurso e também de 40% de desconto para os proprietários que abrirem mão do recurso. O desconto é válido apenas para infrações registradas depois da adesão ao sistema.
No estado, os motoristas têm direito ao desconto nas infrações aplicadas pelos órgãos autuadores: Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra-MT) e prefeituras municipais de Cotriguaçu, Itanhangá, Jaciara, Lucas do Rio Verde, Mirassol D’Oeste, Nova Mutum, Sinop e Tangará da Serra.
Como se cadastrar no SNE:
- Abra a Aplicativo CDT do seu celular;
- Acesse a opção “INFRAÇÕES”;
- Em seguida selecione a opção “POR INFRATOR”;
- Clique em “ADERIR AO SNE”;
- Aceite os termos e toque em “Aderir”; e
- Informe os dados solicitados e clique novamente em “ADERIR AO SNE”.
Fonte: Governo MT – MT
-
Cidades4 dias atrás
Assassino envia áudio a ex-cunhado horas depois de matar filha, ex-mulher e ex- sogro e ex sogra “Matei quatro só faltou você”, ouça
-
CUIABÁ6 dias atrás
Video flagra mulher caindo em bueiraberto em Cuiabá e sendo resgatada por populares
-
Cidades3 dias atrás
Empresário é executado com 14 tiros em oficina de Várzea Grande
-
Policial2 dias atrás
Três jovens criminosos são presos em Cuiabá por tentativa frustrada de sequestro encomendado de dentro da PCE, pediam 100 mil
-
Destaque3 dias atrás
Herdeiros de Nery firmaram acordos com investigados após sua morte no valor de R$ 7 milhões
-
Policial5 dias atrás
Veja quem são os alvos da Polícia em operação que investiga morte de advogado Renato Nery em Cuiabá
-
POLITICA3 dias atrás
PL realiza encontro estadual nesta segunda-feira em Cuiabá
-
AGRONEGÓCIOS5 dias atrás
Brasil vai vender frango para um dos maiores consumidores do sudeste europeu