Estadual

Corpo de Bombeiros de MT adere a padrão internacional e adota fardamento laranja

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) moderniza o uniforme de seus militares e passará a adotar a cor laranja no novo fardamento a partir do mês de julho.

A substituição da tradicional farda cáqui pela nova cor segue padrões internacionais amplamente utilizados em operações de resgate, priorizando a visibilidade e a segurança dos militares durante suas atividades.

A transição para o novo uniforme ocorrerá de forma gradual ao longo do mês de junho. A partir de julho, o uso do fardamento laranja será obrigatório para todos os militares da corporação. A mudança já está prevista no Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar (RUBM).

De acordo com o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a nova identidade visual facilitará a identificação dos bombeiros, tanto pelos cidadãos quanto pelas equipes, durante a execução das funções. Além disso, o fardamento proporciona mais conforto e segurança, pois utiliza um tecido tecnológico mais moderno.

“A cor laranja, que é a cor internacional do salvamento, não foi escolhida por acaso. Ela facilita a localização dos nossos bombeiros militares, especialmente pelas aeronaves, quando estão em operação em campo. Há um movimento nacional nesse sentido. Hoje, o Corpo de Bombeiros Militar vira uma página em sua história ao adotar oficialmente essa nova cor para o uniforme”, afirmou o comandante.

Leia Também:  "Com subsídio do Estado, comprei minha casa pagando menos do que um aluguel", afirma beneficiado pelo Programa SER Família Habitação

Com a adoção do novo uniforme, Mato Grosso junta-se aos vinte estados brasileiros que já utilizam o fardamento na cor laranja para seus militares.

“A mudança representa um avanço significativo, pois garante que os profissionais estejam ainda mais preparados para enfrentar as diversas situações de risco que surgem no atendimento a emergências. É um passo importante na valorização da tropa e na modernização da instituição”, completou o comandante-geral.

Principais mudanças
Além da mudança na cor, o novo fardamento apresenta avanços significativos na modelagem, no tipo de tecido e na personalização. Agora, o uniforme exibe a inscrição “Bombeiro Militar Mato Grosso”, reforçando a identidade institucional.

Confeccionado em tecido sarja ripstop, o uniforme se destaca por ser mais leve, arejado, durável e resistente a rasgos e perfurações — qualidades essenciais para atividades com alto nível de desgaste e exposição. O material também oferece elasticidade, conforto e fator de proteção ultravioleta (UV) 50.

A modelagem da gandola foi reformulada com um corte anatômico, proporcionando melhor ajuste ao corpo. A abertura frontal, agora com zíper no lugar dos botões, oferece mais praticidade e agilidade no uso. A gola retangular, do tipo militar, pode ser utilizada levantada ou dobrada, garantindo proteção extra, especialmente durante atividades operacionais.

Leia Também:  Governo de MT lança editais para apoiar pesquisas nas áreas de educação e incentivar ingresso de mulheres na ciência

Os bolsos frontais foram reposicionados em ângulo diagonal, facilitando o acesso, e contam com fechamento por portinholas e velcro. A região dos cotovelos recebeu reforço com dupla camada de tecido, aumentando a durabilidade. Já os punhos passaram a ter uma tira caseada, permitindo ajuste preciso conforme a circunferência do braço do militar.

Na parte superior das costas da gandola, a inscrição “Bombeiro Militar Mato Grosso” aparece em negrito, reforçando a identidade institucional. Já na calça, os bolsos terão zíperes no lugar dos velcros, e a bombacha nas pernas será ajustada com velcro, seguindo o mesmo padrão dos punhos.

Apesar das inovações, o fardamento cáqui continuará previsto no Regulamento de Uniformes do Corpo de Bombeiros Militar (RUCBM) e poderá ser utilizado em situações específicas, mediante autorização expressa do comandante-geral.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Escola de Saúde Pública de MT promove curso para implantação de ouvidorias do SUS

Publicados

em

Por

A Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), realizará, na próxima terça-feira (17.6), a aula inaugural do curso de qualificação para implantação das ouvidorias do Sistema Único de Saúde (SUS) nos Conselhos Municipais de Saúde. A aula será realizada de forma online, às 14h, no canal do YouTube da escola.

Com carga horária de 80 horas, a qualificação é gratuita, autoinstrucional, e coordenada pela Ouvidoria-Geral do SUS do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT). Para fazer a matrícula, basta acessar o ambiente virtual da ESP: http://moodle.suespmt.saude.mt.gov.br.

O curso será dividido em três módulos: a contextualização do SUS e das ouvidorias no âmbito da participação e do controle social; gestão de ouvidoria do SUS; e requisitos básicos para a implementação das ouvidorias do SUS nos Conselhos Municipais de Saúde.

Segundo o superintendente em substituição da ESP, Juarez Roda Junior, o curso foi desenvolvido ao longo de dois anos para atender a uma solicitação de qualificação para todas as ouvidorias de Mato Grosso.

Leia Também:  Polícia Civil de MT apresenta estudo de caso sobre investigação cibernética em Brasília

“É a primeira qualificação efetiva que está sendo feita para a ouvidoria. Qualquer pessoa que queira se inscrever pode, porém, o curso tem um foco para formar as pessoas que vão trabalhar nas ouvidorias. Como o qualiouvidoria é autoinstrucional, não há número de vagas pré-definido e o próprio interessado faz o planejamento para conseguir acompanhar as aulas no momento mais conveniente”, explicou.

A ouvidora-geral do SUS do Conselho Estadual de Saúde (CES-MT), Edna Carvalho, convida todos os profissionais de saúde, gestores, prestadores de serviço e membros dos movimentos sociais – representando os usuários do SUS – para conhecer as ouvidorias vinculadas aos órgãos colegiados no Estado e nos 142 municípios.

“Incentivamos a implantação e/ou implementação das ouvidorias nos Conselhos de Saúde como políticas públicas de saúde, visando o aprimoramento do SUS no acolhimento à população em suas manifestações”, destacou.

Na aula inaugural, Juarez Roda Junior fará a abertura. Os palestrantes serão a ouvidora-geral do SUS do CES-MT, Edna Carvalho; o vice-presidente do CES-MT, Edvande França; a economista da ESP, Lucineia da Silva; a secretária de Saúde de Alto Paraguai, Cleide Maria Anzil; e a servidora da Controladoria-Geral da União (CGU-MT), Alessandra Mendes.

Leia Também:  Empresa chinesa estuda viabilidade para construir fábrica em Mato Grosso

As palestras terão como tema o SUS como instrumento de participação, controle social e gestão pública, a importância da Ouvidoria-Geral do Conselho Estadual de Saúde e do planejamento dentro do controle social, qualificação para implantação das ouvidorias e o uso do Fala BR como ferramenta de melhoria contínua na gestão pública para ampliar o espaço de cidadania.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA