Estadual

Corpo de Bombeiros captura porco-espinho em perímetro urbano de Alto Araguaia

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) capturou, nesta segunda-feira (2.2), um porco-espinho que estava em uma região central do município de Alto Araguaia (423 km de Cuiabá).

A equipe do 1º Núcleo Bombeiro Militar (1º NBM) foi acionada por moradores, que relataram a presença do animal em perímetro urbano.

Ao chegar ao local, os bombeiros militares realizaram a avaliação da situação e efetuaram a captura do animal de forma segura, utilizando técnicas e equipamentos adequados para o manejo de fauna silvestre.

Durante a avaliação, foi constatado que o animal não apresentava ferimentos ou lesões aparentes. Após a captura, ele foi devidamente acondicionado e encaminhado para soltura em local apropriado, afastado da área urbana e compatível com seu habitat natural.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em ocorrências envolvendo animais silvestres, a população deve acionar o telefone 193 para solicitar apoio. Em nenhuma hipótese o cidadão deve tentar capturar o animal por conta própria, pois isso pode resultar em acidentes.

Os porcos-espinhos são mamíferos roedores de hábitos terrestres, com o corpo recoberto por pelos modificados, conhecidos popularmente como espinhos. Essas estruturas funcionam como mecanismo de defesa contra predadores e podem penetrar facilmente na pele ao contato.

Leia Também:  Vista-se do seu propósito!

A alimentação da espécie é composta principalmente por material vegetal, como folhas, caules, raízes, sementes, flores e frutos. Algumas espécies também podem se alimentar de pequenos insetos e répteis.


A foto é ilustrativa. Não representa a ocorrência. – CBMMT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Governo do Estado investe R$ 817 milhões na agricultura familiar e amplia presença técnica em todo o Estado

Publicados

em

Por

Os investimentos destinados pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT) ao setor, estimados em R$ 817 milhões, foram apresentados pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira (2.2), durante a sessão solene de abertura da 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). Os recursos, executados Seaf têm como foco impulsionar o desenvolvimento rural, ampliar a geração de renda, garantir a segurança alimentar e fortalecer as economias locais.

De acordo com o balanço apresentado, os fundos aplicados têm sido investidos em ações que vão desde a mecanização agrícola até o acesso a insumos, melhoramento genético, irrigação e fortalecimento da comercialização.


O governador Mauro Mendes ressaltou os avanços conquistados ao longo da gestão. “Investir na agricultura familiar significa investir no futuro do estado. Cada aplicação financeira fortalece o produtor, gera emprego e melhora a renda das famílias que vivem em propriedades de agricultura de pequena escala”, disse o governador.


Para o vice-governador Otaviano Pivetta, o apoio dos parlamentares foi importante para os resultados alcançados. “O apoio dos parlamentares foi fundamental para que os investimentos chegassem a quem mais precisa. É assim que construímos um estado mais produtivo e organizado para todos”, salientou.

Leia Também:  Seciteci promove 1º Encontro de Gestores e forma Comitê das Instituições de Inovação Tecnológica e Educação Profissional Técnica

Responsável pela execução das iniciativas, a Seaf atua de forma integrada com a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), que garante assistência técnica e extensão rural nos 142 municípios do estado, levando orientação direta às propriedades rurais.


Segundo a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, os resultados refletem uma política pública voltada à base produtiva do campo. “Os aportes feitos na agricultura familiar são estruturantes. Eles fortalecem a produção, aumentam a renda das famílias e promovem o desenvolvimento regional com inclusão social”, afirma.

A presença da assistência técnica é apontada como fator decisivo para o sucesso das ações. Para o presidente da Empaer, Suelme Fernandes, o alcance estadual da empresa assegura eficiência na aplicação dos investimentos. “A Empaer atua em parceria com a Seaf e as prefeituras para promover o desenvolvimento regional e combater a pobreza rural, como no Fundaaf Inclusão Produtiva, que beneficiou empreendimentos da agricultura familiar em Mato Grosso.”

De máquinas e implementos agrícolas à feira livre

Os investimentos permitiram a aquisição de 8.415 máquinas e equipamentos agrícolas, além da distribuição de 29.894 insumos e 61 mil toneladas de calcário, contribuindo para a correção do solo e o aumento da produtividade.

Leia Também:  Cabelo maluco de dinossauro, pintura sustentável e oficinas de reciclagem: confira programação do Museu de História Natural para o mês de novembro

Na cadeia do leite, foram entregues 991 resfriadores, 550 ordenhadeiras e 36.265 doses de sêmen, fortalecendo a produção e a qualidade do leite em propriedades familiares. Também foram distribuídas 250 novilhas prenhes, ampliando a base produtiva.

A diversificação produtiva foi impulsionada com 497 kits de irrigação, 1.000 kits para apicultores e o plantio de mais de 1,2 milhão de mudas. Já o acesso ao mercado foi reforçado com a entrega de 4.500 barracas para feiras livres, ampliando os canais de comercialização direta.

Outro destaque é o apoio financeiro direto, com a entrega de 3.568 cartões do Fundo de Apoio à Agricultura Familiar (Fundaaf), garantindo crédito e fomento a pequenos produtores inscritos no CadÚnico, em diferentes cadeias produtivas.

O conjunto das ações consolida a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento rural em Mato Grosso.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA