Arquivos JB News 10 Anos

Conselheiros Tutelares serão eleitos neste domingo

Publicados

em

 

Conselheiros Tutelares serão eleitos neste domingo (06)

A votação acontece no período das 08 às 17 horas, em 72 colégios eleitorais selecionados

CAROLINA MIRANDA

 

Será realizada neste domingo (06), a eleição dos novos conselheiros tutelares que vão trabalhar para garantir os direitos de crianças e adolescentes em Cuiabá. A votação acontece no período das 08 às 17 horas, em 72 colégios eleitorais selecionados.

A apuração dos votos e anúncio dos candidatos eleitos será no Ginásio Dom Aquino, a partir das 17 horas.

Em Cuiabá, 157 candidatos foram habilitados para disputa de um montante de 2023 candidatos inscritos. São 60 vagas, sendo 30 titulares e 30 suplentes, das 06 microrregiões. Haverá 72 locais de votação. O voto é facultativo. O conselheiro ou conselheira eleitos terão mandato referente ao quadriênio (2020/2023).   

Os novos membros serão nomeados nas regiões previamente inscritas. O município possui seis unidades dos Conselhos Tutelares da Capital, sendo elas localizadas na região Central e nos bairros Pedra 90, CPA, Cidade Alta, Coxipó, e Planalto.

Todo processo de escolha dos novos conselheiros está sendo realizado pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizado pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 19ª Promotoria da Infância e da Juventude.

Leia Também:  Neste domingo começa as semifinais para o Luverdense

O Conselho Municipal como órgão fiscalizador, também tem a responsabilidade de orientar e conscientizar a população sobre a importância de escolher membros que realmente cumpram o papel de proteger os direitos da criança e do adolescente, de acordo com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

“O cargo de conselheiro tutelar exige conduta zelosa, diligente, cuidadosa, bem como idoneidade nos atos praticados junto à comunidade. A função requer equilíbrio mental e emocional, já que o Conselho Tutelar é a ferramenta municipal de proteção da infância e juventude”, frisou a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Marildette Soares França.

CONSELHO TUTELAR

O Conselho Tutelar aplica medidas protetivas sempre que os direitos da criança e do adolescente forem ameaçados ou violados.

Além disso, entre outras funções: Requisita serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança; representa junto à autoridade jurídica os casos de sua competência; encaminha ao Ministério Público notícia de fato sobre infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente; fiscaliza entidades não governamentais ou não governamentais que executam programas de proteção; assessora o Poder Executivo na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

Leia Também:  Assalto na Bomba

“Participe das eleições e faça a sua escolha de forma consciente. Exerça o direito da cidadania e ajude a fortalecer a luta pela garantia dos direitos das nossas crianças e adolescentes”, salientou o secretário municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Wilton Coelho.

Clique abaixo e confira os locais de votação e a lista completa dos candidatos distribuídos por regiões.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Mauro Mendes e Lucimar Campos entregam 15 mil cobertores em Várzea Grande

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA