Estadual
Confira o que abre e o que fecha no serviço público estadual nesta quinta e sexta-feira (19 e 20)

Nesta quinta-feira (19.6), ponto facultativo de Corpus Christi, e sexta-feira (20.6) os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual não terão expediente. As unidades que trabalham em regime de plantão, que exercem atividades essenciais como a segurança e a saúde, seguirão sem interrupção. O expediente retornará normalmente já na segunda-feira (23.6).
O funcionamento atende ao calendário de feriados e pontos facultativos nas repartições públicas do Estado de Mato Grosso, para o ano de 2025, publicado no Decreto nº 1.183/2024.
Veja abaixo o que abre e o que fecha no serviço público:
Ganha Tempo
Todas as unidades do Ganha Tempo estarão fechadas no dia 19 e 20 de junho. O atendimento ao público retorna na segunda-feira (23), em todas as unidades do Estado.
Saúde
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) somente a sede administrativa, o Centro de Reabilitação Integral Dom Aquino Correa (Cridac), o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), o Centro Estadual de Referência em Média e Alta Complexidades (Cermac), o MT Hemocentro e a Farmácia Especializada de Alto Custo, não terão expediente no feriado. O expediente retorna segunda-feira (23.06).
O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) estará funcionando em regime de plantão.
A rede hospitalar do Estado, o Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) e a Central Estadual de Transplante trabalham normalmente durante o período.
Centro Estadual de Cidadania
Localizado no Várzea Grande Shopping, o Centro Estadual de Cidadania, sob a gestão da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), não abrirá nos dias 19 e 20 de junho. Nos demais dias, o atendimento será normal.
Segurança
A sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e demais unidades administrativas param no feriado. As atividades retornam na segunda-feira, 23 de junho.
Os batalhões da Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal não param os serviços de atendimento à população durante o feriado.
A Central de Flagrantes do bairro Verdão, situada na avenida Professor Ranulfo Paes de Barros, esquina com Av. 8 de abril, bairro Verdão – próximo à Arena Pantanal; a Central de Ocorrências de Cuiabá, localizada na Avenida Miguel Sutil, 2.839, bairro Areão; e a Central de Flagrantes de Várzea Grande, todas unidades da Polícia Civil, funcionam normalmente e centralizam os procedimentos de flagrantes e registros de boletins de ocorrências.
As delegacias especializadas de Homicídio (DHPP), de Trânsito (Deletran) e a de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derfva) estarão em regime de plantão para os atendimentos emergenciais.
A Polícia Civil (PC) reforça que para ocorrências envolvendo violência doméstica e sexual, tem um Plantão de Atendimento em Cuiabá, que funciona 24h e atende mulheres, crianças e adolescentes vítimas na capital. O Plantão está localizado na Avenida Dante Martins de Oliveira, s/n, no bairro Planalto.
Boletim de Ocorrência Online
O registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio, e também realizar o pré-registro de outros crimes pode ser feito de forma online. Por meio da Delegacia Digital.
*Com supervisão de Inácio de Paula
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Com tema Corixos de Letra, Academia Mato-grossense de Letras realiza 6ª edição do projeto Casa Aberta

A Academia Mato-grossense de Letras (AML) realiza a 6ª edição do projeto Casa Aberta nesta quinta-feira (10.7), a partir das 18h, na Casa Barão, em Cuiabá. Com o tema “Corixos de Letras”, o evento gratuito conta com investimentos do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
A programação se inicia com o lançamento do livro “O Rio do Meu Quintal”, de Antonio Peres Pacheco, que terá a presença do autor para uma noite de autógrafos. No mesmo horário, também ocorre a Sopa de Letrinhas, que propõe a projeção de drops literários.
No Papo Acadêmico, atividade onde integrantes da Academia discorrem sobre temas específicos, o professor Flávio Ferreira irá explorar o tema “Teatro e Literatura, semeadura para o Mato Grosso nosso”, a jornalista, Sueli Batista tratará do “Empreendedorismo Literário” e o professor Gonçalo Antunes de Barros Neto “Literatura em ambiente digital”.
A programação ainda conta um pocket show com a Professora Geiza, personagem encarnada por Eduardo Butakka, a entrega do prêmio Hip Hop na Origem e o Slam da Academia. No final do evento, o microfone fica aberto para quem quiser participar.
Confira aqui a programação:
8h – Lançamento do Livro “O Rio do Meu Quintal” de Antonio Pacheco. Noite de Autógrafos com o autor
18h – Instalação Artística Sopa de Letrinhas
18h15 – Papo Acadêmico com Sueli Batista, Flávio Ferreira e Gonçalo Antunes de Barros Neto
19h30 – Pocket show com a Professora Geiza, personagem de Eduardo Butakka
19h50 – Entrega do prêmio Hip Hop na Origem
20h – Slam da Academia
20h45 – Dj e microfone aberto
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque5 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Policial5 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Polícia Federal6 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades5 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
Policial7 dias atrás
Polícia Civil divulga relações de vagas disponíveis para lotação dos novos delegados, escrivães e investigadores
-
CUIABÁ6 dias atrás
Gonzaga rompe o silêncio, denuncia clima tóxico na Câmara e abandona cargo antes do previsto
-
Destaque4 dias atrás
Justiça manda Facebook a indenizar comerciante por golpe com perfil hackeado
-
POLITICA7 dias atrás
Max Russi se posiciona com firmeza e defende retirada da Capital Consig de MT por prejuízos a servidores públicos “Não é bem vinda”