Estadual

Comitiva chinesa visita Mato Grosso e elogia modelo que alia produção recorde e preservação ambiental

Publicados

em

Mato Grosso recebeu nesta sexta-feira (27.6) uma comitiva chinesa formada por 24 altos gestores e empresários do setor do agronegócio e da inovação, integrantes do World AgriFood Innovation Forum (WAFI) e do Sustainable Agriculture Delegation (WRI). O grupo participou de uma agenda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), no Palácio Paiaguás, onde conheceu de perto os projetos estratégicos do estado que vêm transformando o cenário da produção e da tecnologia na região.

O secretário César Miranda apresentou o potencial produtivo e logístico do estado, destacando o papel de Mato Grosso como maior produtor de soja, milho, algodão, gergelim, carne bovina e biocombustíveis do Brasil, além de líder em exportação agropecuária e preservação de 60% do território estadual. Os dados impressionaram a comitiva, que busca não apenas expandir as compras de produtos brasileiros, mas também explorar oportunidades de parcerias em inovação, logística e agregação de valor.

Entre os temas que mais chamaram a atenção dos visitantes foram a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres e o Parque Tecnológico, que, segundo os chineses, representam o caminho para um futuro mais integrado entre produção e tecnologia.

Leia Também:  Obras dos novos Hospitais Regionais avançam em Mato Grosso; veja status do andamento

“Esses projetos são muito atrativos porque promovem a inovação e criam condições para agregar valor aos produtos. Isso é o que nossos empresários buscam ao estreitar a relação com Mato Grosso”, afirmou o professor Fu Wenge, diretor do MBA da Universidade Agrícola da China e líder do WAFI. Ele ressaltou que a eficiência produtiva aliada a preservação ambiental deixou uma forte impressão na delegação.

“Aqui se produz em larga escala e se protege o meio ambiente ao mesmo tempo. É um modelo que inspira e que podemos apoiar com nossas tecnologias, como inteligência artificial, biotecnologia e logística ferroviária”, completou.

Durante o encontro, foram apresentadas as ações do governo para ampliar a infraestrutura, como os investimentos na duplicação da BR-163, a construção da ferrovia estadual, e os incentivos fiscais e jurídicos para atrair empresas estrangeiras.

Para César Miranda, a vinda de empresários chineses reforça o trabalho de atração de novos investimentos.

“Nossa meta é deixar de vender apenas matéria-prima e passar a exportar produtos com valor agregado. Por isso a importância da ZPE, do Parque Tecnológico e dessas missões empresariais, que ajudam o mundo a enxergar o que Mato Grosso tem a oferecer”, afirmou.

Leia Também:  Governo de MT entrega cestas e kits de Natal a famílias vulneráveis de Cuiabá nesta quinta-feira (11)

A agenda da comitiva no estado inclui ainda o Sustainable Agriculture Meeting neste sábado (28), onde será assinado um Memorando de Entendimento (MOU) entre o WAFI e parceiros brasileiros como a AgriHub, para cooperação em pesquisas e ações em agricultura sustentável. No domingo (29), os chineses visitarão a Fazenda Filadélfia, do Grupo Bom Futuro, em Campo Verde, para conhecer práticas de produção de sementes, biológicos, algodão certificado e pecuária intensiva.

O consultor Otávio Celidônio, organizador do Fórum, destacou a relevância do encontro.

“Essa missão estreita relações, constrói confiança e gera caminhos concretos para negócios que unam inovação, sustentabilidade e desenvolvimento”, disse.

Também participaram do evento o presidente da Área da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (Azpec), Aécio Rodrigues, o coordenador do Parque Tecnologico, Rogério Nunes, e representantes da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Estudantes podem se inscrever para 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil até 24 de abril

Publicados

em

Por

Os estudantes dos 7º, 8º e 9º anos e Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino podem se inscrever para a 18º Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) até o dia 24 de abril. O evento é uma competição que busca promover o desenvolvimento do pensamento histórico, crítico e investigativo dos estudantes.

A ONHB se destaca por adotar uma abordagem inovadora no ensino de História, sendo baseada na análise e interpretação de diferentes tipos de fontes históricas, como documentos escritos, imagens, mapas, charges e outros registros culturais.

Com o objetivo de ser uma ação formativa que estimula os competidores a refletirem sobre a História do Brasil, a olimpíada contribui diretamente para a formação de estudantes mais conscientes, analíticos e preparados para compreenderem a sociedade contemporânea.

O evento é estruturado em fases, que são realizadas majoritariamente de forma online, onde os participantes são desafiados a resolver questões que exigem interpretação, argumentação e articulação de conhecimentos históricos.

Inscrições

As inscrições são realizadas de forma online no site da olimpíada. Os alunos de escolas públicas estão isentos de pagamento de taxa de inscrição.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza treinamento para formação de brigada de incêndio florestal em Itiquira

A participação ocorre por meio de equipes compostas por três estudantes e um professor orientador, que é o responsável por acompanhar e mediar o processo de aprendizagem.

Premiação

A divulgação dos estudantes, professores e equipes premiadas será feita pela Comissão Organizadora da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), de acordo com o calendário oficial do evento. O resultado sairá no site oficial da olimpíada.

A premiação consiste na concessão de medalhas de ouro, prata e bronze, distribuídas conforme o desempenho das equipes e proporcionalmente ao número de participantes por nível de ensino.

As escolas das equipes medalhistas também recebem troféus correspondentes às medalhas conquistadas. As demais equipes finalistas, bem como seus estudantes e professores, recebem medalha de participação, denominada “medalha de cristal”, além de certificados.

18º Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O projeto conta com participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Leia Também:  Governo entrega 3,3 mil cartões do Ser Família Emergencial em Santo Antônio do Leverger e Poconé neste sábado (08)

Cronograma

Inscrições – 15 de fevereiro a 24 de abril

Montagem das Equipes – 20 de fevereiro a 01 de maio de 2026

Primeira fase – 04/05/2026 a 09/05/2026

Segunda fase – 11/05/2026 a 16/05/2026

Terceira fase – 18/05/2026 a 23/05/2026

Quarta fase – 25/05/2026 a 30/05/2026

Quinta fase (final estadual e semi-final nacional) – 08/06/2026 a 13/06/2026

Divulgação do nome das equipes selecionadas para a Fase 6 (Final Nacional Presencial) pela Comissão Organizadora – 19/06/2026

Divulgação do nome das equipes Medalhistas Estaduais – 26/06/2026

Final Presencial – 29/08/2026

Cerimônia de Premiação – 30/08/2026

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA