Arquivos JB News 10 Anos

Comitê gestor viabiliza acesso à energia

Publicados

em

 

 

Atendendo a uma solicitação do prefeito de Apiacás, Adalto Zago, os técnicos do comitê gestor estadual do Programa Luz Para Todos estiveram no município no mês de julho, para uma série de visitas às comunidades rurais que ainda não possuem acesso à rede elétrica. Durante os dias 24 e 28, a equipe visitou as glebas União Ximari, Vila Mutum e, a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), a aldeia indígena Cururuzinho. O objetivo do grupo era identificar, priorizar e, possivelmente, liberar a execução das obras.

O gestor municipal agradeceu à Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM pela atuação no comitê gestor estadual, defendendo as demandas das prefeituras. Adalto Zago ressaltou que, após a visita do coordenador de Demandas Energéticas da Associação dos Municípios do Araguaia – AMA, Érviton Furtado, várias demandas foram atendidas. “Quero agradecer a visita do nosso amigo Évirton, mais conhecido como Bira, pelo seu comprometimento que, junto com a AMM, é de suma importância para todos nós”, disse.

Érviton Furtado acompanhou os trabalhos técnicos em Apiacás, representando a AMM, que ocupa uma cadeira no comitê. Ele explicou que as visitas técnicas são muito importantes para o levantamento de informações. “Algumas situações a gente só consegue tomar conhecimento indo a campo. Nessas visitas realizadas em Apiacás, por exemplo, identificamos um produtor rural que ainda não estava ligado à rede, mas sua residência estava localizada a menos de 50 metros de um poste. Conseguimos resolver a situação e, em menos de 10 dias, o coordenador estadual Hélio Cesar Monte aprovou a ligação e disponibilizamos energia elétrica para ele.”, contou.

Leia Também:  PRF restringe circulação de carretas durante o PRF restringe circulação de carretas durante oferiado

Ainda de acordo com o coordenador, cerca de 10 propriedades foram visitadas para verificação da viabilidade técnica e financeira dos projetos. “Nós verificamos se o produtor realmente mora na propriedade, se precisa de energia elétrica, solicitamos o levantamento topográfico e a elaboração do projeto elétrico da obra para apreciação nas reuniões do comitê”, destacou.

Além das comunidades rurais, o grupo também se deslocou até a reserva indígena Kayabi – Aldeia Cururuzinho. Eles foram acompanhados pelo prefeito Adalto Zago, representantes da Funai, da Câmara dos Vereadores e da empresa de levantamento topográfico. “No caso da Aldeia Cururuzinho, realizamos a visita técnica já na presença dos topógrafos devido à dificuldade de acesso. Os profissionais passaram três dias na aldeia levantando informações para o projeto”, afirmou Évirton.

Apesar de não ter acesso à rede de transmissão, a aldeia já dispõe de escola, sala de informática e posto de saúde.

Os próximos municípios a receberem os técnicos do comitê são: Santa Cruz do Xingu, Santa Terezinha, Juara e Porto Alegre do Norte, onde também será visitada uma aldeia indígena.

Leia Também:  Silval autoriza dinheiro extra de R$ 31,9 mi para secretarias

Luz Para Todos

O Luz para Todos foi lançado em 2003 com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no Brasil, viabilizando o acesso ao serviço de forma gratuita. A coordenação nacional é do ministério de Minas e Energia, com o apoio dos comitês estaduais, e a execução é feita pelas concessionárias de energia elétrica.

A prioridade do programa é atender às populações que vivem em regiões isoladas, entre elas, as comunidades quilombolas e indígenas, os assentamentos, ribeirinhos, pequenos agricultores e as famílias em reservas extrativistas.

Uma das primeiras medidas a serem adotadas pelos produtores para ter acesso à energia é fazer ou atualizar o cadastro na concessionária Energisa. A partir do cadastro é feito o orçamento das obras de instalação, avaliado pelo Comitê Gestor, que tem a finalidade de priorizar demandas e acompanhar o desenvolvimento do programa e cumprimento de metas de universalização.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Acordo judicial estabelece indenização a empresa de agropecuária por descumprir receituário

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA