CUIABÁ

Com investimentos de quase R$ 800 mil, Pinheiro entrega nova unidade de Saúde para Cuiabá

Atenderá o Santa Terezinha e Itapajé.

Publicados

em

Oziane Rodrigues

Terrenos com obras não iniciadas, que estavam abandonados, trazendo insegurança para a população e esqueletos de construções inacabadas que, além disso, serviam como ponto de drogas e locais de prostituição não farão mais parte do cenário de Cuiabá até o fim de 2020. A declaração, firmada pelo prefeito Emanuel Pinheiro em seu Plano de Governo, foi enfatizada na noite desta quinta-feira (28), durante a cerimônia de entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) que atenderá os bairros Santa Terezinha e Itapajé.

“Foi um dos primeiros compromissos que fiz com a população cuiabana e que tenho a grata satisfação de dizer que já cumprimos mais de 50%. Do pacote de 67 obras paralisadas ou não iniciadas em outras gestões já entregamos a reforma e ampliação de 30 unidades entre Centros de Saúde e PSFs. A construção das duas novas UBS, a Jockey Clube e esta vão beneficiar os moradores do Santa Terezinha, do Itapajé e de toda a região. E ainda entregamos semana passada o maior complexo hospitalar do Centro-Oeste, que é o HMC. Este último está 100% entregue à população e já está salvando vidas, não apenas de pessoas de Cuiabá, mas de outros municípios do estado e até estados e países vizinhos como Rondônia, Acre e Bolívia. São grandes obras que antes traziam insatisfação e insegurança para a população e hoje, significam mais humanização em Saúde”, frisou Pinheiro, salientando que nos próximos meses entregará as UPAs Verdão e Leblon, além de mais obras da atenção Básica, avançando assim ainda mais para por fim aos esqueletos de obras da Saúde em Cuiabá.

Leia Também:  Mato Grosso registra 1.909 casos e 47 óbitos por Covid-19

Com investimento de R$ 783.888,16 viabilizados por meio de recursos do Ministério da Saúde e do próprio Município, a nova UBS, que foi entregue totalmente equipada, climatizada e com equipes odontológicas e irá beneficiar mais de 10 mil pessoas da região, também contribui para o aumento da prevenção à saúde por meio do aumento das Equipes de Saúde da Família. A afirmação é do secretário de Saúde, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho.

“Estamos avançando no processo de humanização na saúde e não há como fazê-lo sem investirmos na Atenção Primária, a qual recebemos apenas com cerca de 70 equipes de Saúde da Família, o que corresponde a cerca de 48% de cobertura total. Com as unidades entregues, aliadas às que entregaremos até fim do mandato, conseguiremos progredir para mais 60 equipes de Saúde da Família, finalizando a gestão com mais de 120, próximo do considerado ideal pelo Ministério da Saúde. Esse foi outro compromisso do prefeito e é o caminho para levarmos a saúde às famílias cuiabanas, diminuindo os atendimentos na urgência e emergência e na média e alta complexidade” completou.

O morador do Santa Terezinha e conselheiro de Saúde, Claudiney Vaillant agradeceu o empenho do prefeito e do secretário em trazer esse benefício para a comunidade. “Aguardamos por muitos anos a construção desta UBS. Ela também é símbolo de luta do Conselho de Saúde, que esteve do lado do prefeito para não perder o recurso que voltaria para o Governo Federal, uma vez que o Itapajé, local estabelecido para construção inicialmente, não comportava a dimensão da construção. Lutamos e conseguimos trazer a UBS para o Santa Terezinha e hoje a população pode desfrutar de uma unidade novinha, com médicos e dentistas. Então, essa obra é uma vitória e em meu nome e do companheiro Neno, enquanto conselheiros e moradores do Santa Terezinha e da região do Coxipó, que está sendo profundamente beneficiada com obras na Saúde, agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao secretário pelo comprometimento. Realmente estamos assistindo a virada de página da Saúde na Capital”, disse.

Leia Também:  Deputado Thiago cita desigualdade social e pede investimento em tecnologia na educação de MT

HOMENAGEM

A UBS recebeu o nome de Dr. Luiz Gonzaga Figueiredo. O médico, que foi pioneiro no estado na área de Nefrologia, tratamento de hemodiálise e transplante renal, morreu aos 64 anos vítima de uma arritmia cardíaca e parada respiratória enquanto pescava.

O Dr. Luiz Guilherme Filho agradeceu a homenagem ao pai. “Esse é um momento histórico para a família Figueiredo. Em nome de todos nós, família e amigos, agradeço imensamente ao prefeito Emanuel Pinheiro, ao secretário Luiz Pôssas e aos vereadores em nome do meu amigo Zidiel Coutinho pela homenagem ao homem que desbravou a nefrologia e outros tantos avanços da medicina, não apenas em Cuiabá, mas em outros municípios do estado. Meu pai agora está eternizado, não apenas nos nossos corações e nos daqueles que o conheceram, ou na medicina, mas, também, nessa unidade básica de Saúde que passa a eternizar seu nome na história”, agradeceu. A viúva do homenageado, Sueli Maria de Figueiredo, entregou um presente da família ao prefeito, como forma de agradecimento.

Além de populares, presidentes de bairros e secretários, compareceram ao evento os vereadores Misael Galvão, Orivaldo da Farmácia e Adevair Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CUIABÁ

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira

Publicados

em

 

Shoppings assinam Termo de Compromisso e retomam o funcionamento nesta quarta-feira (3)

O documento institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para inibir a propagação da Covid-19

BRUNO VICENTE

Assessoria

Clique para ampliar imagem

Conforme determinado no art. 13 do decreto nº 7.929, a Prefeitura de Cuiabá formalizou um Termo de Compromisso com os representantes dos shoppings centers e do Shopping Popular de Cuiabá. O documento foi assinado nesta terça-feira (2) e institui obrigações que os estabelecimentos comerciais devem cumprir para minimizar os efeitos da propagação do novo coronavírus (Covid-19).

Nesta quarta-feira (3), as atividades varejistas do setor voltam ao funcionamento com dias e horários alternativos. Conforme o plano estratégico, os shoppings centers retornam com horário de atendimento de segunda-feira a sábado, das 14h às 22h, e o sistema delivery operando de segunda-feira a domingo, das 10h às 22h. Para o Shopping Popular, o horário estabelecido é de segunda a sábado, das 09h às 17h.

“Temos que conviver com vírus, redobrar a atenção e seguir, de forma rigorosa, todas as medidas de biossegurança. Esse é o segredo e é esse compromisso que cada estabelecimento está assumindo. Nossa equipe de fiscalização irá averiguar o cumprimento das medidas, mas, acima de tudo, contamos com o apoio e colaboração de cada empresário”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Leia Também:  TJ mantém penhora em conta da UFMT para pagar empresa de segurança

Para ambas atividades, o decreto nº 7.929 determina que, até o dia 30 de junho, a lotação máxima permitida é de 30% da capacidade total dos espaços. Após essa data será permitido o funcionamento com 50% da capacidade. Caso o limite seja ultrapassado, as portarias, bem como os acessos ao estacionamento devem ser fechados, até que a saída de pessoas justifique as novas entradas.

Além disso, no Shopping Popular de Cuiabá, o funcionamento ocorrerá mediante a limitação de abertura de 50% do boxs, com alternância de datas, a fim de possibilitar que todos os empreendimentos funcionem em dado período de tempo. Da mesma forma, as praças de alimentação dos shoppings centers, que retornam somente no dia 9 de junho, também deverão reduzir em 50% o número de mesas ofertadas.

Participaram do ato de formalização do Termo de Compromisso, os diretores dos shoppings centers e do Shopping Popular, além do presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, vereador Misael Galvão, e os vereadores Adevair Cabral, e Ricardo Saad.

Leia Também:  Cuiabá registra mais duas mortes por Coronavírus nesta segunda-feira

OUTRAS MEDIDAS 

– Controle do fluxo de entrada e saída de pessoas, respeitado o distanciamento mínimo de 1,5m , bem como aferição de temperatura corporal dos clientes na entrada do estabelecimento;

– Demarcação (sinalização) no piso, com fita de auto adesão ou produto similar, nos locais em que exigem a formação de filas;

– Uso obrigatório de máscara de proteção, pelos funcionários, colaboradores, prestadores de serviço e clientes;

– Oferta permanente de álcool em gel 70%, espalhados pelas dependências do empreendimento;

– Realização de desinfecção das áreas comuns via sistema de borrifamento a cada 48 horas;

– Suspensão do serviço de disponibilização de cadeiras de rodas e carrinhos de bebê aos clientes;

– Diminuição de número de banheiros ofertados ao público, garantida a permanência de um funcionário fixo no local, bem como a desativação de pias e mictórios com distância inferior a 1,5m.

________________________________

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA