CUIABÁ

Com 19 votos Paula Calil é eleita presidente da Câmara de Cuiabá

Publicados

em

 

JB News

Por Nayara Cristina

Com 19 votos favoráveis a vereadora Paula Calil do PL de Cuiabá foi eleita presidente da Câmara municipal, na primeira sessão legislativa desta quarta-feira 01 de janeiro de 2025. A mesa composta  somente por mulheres dá início a um novo memento político na condução da casa de leis cuiabana .

A composição de todo o  quadro que surpreendeu até mesmo os mais experientes na construção de chapa e eleição de mesa como é o caso do vereador Chico 2000, que recuou do pleito interno após ver o avanço do apoio a chapa da vereadora Paula Calil.

Esta legislatura terá como primeira vice-presidente a vereadora Maysa Leão  do Republicanos, Michelly Alencar na segunda vice-presidência do União Brasil, Katiuscia Manteli do PSB como primeira secretária.

A chapa recebeu 19 votos dos 27 vereadores que compõe o quadro na câmara. Dois vereadores estavam ausentes na votação, e outros nove se abstiveram de votar. Entre eles o ex-presidente Chico 2000, que tentou até o último segundo desarticular a chapa formada pelas mulheres. Inclusive aprovou no apagar da luz do final de 2024, um projeto de lei que obrigasse os vereadores a votar secretamente para o cargo de presidente do legislativo. Em seguida foi a sua eficácia foi derrubado pela justiça.

Leia Também:  MP denuncia sete envolvidos em tortura e assassinato de irmãs em MT

A chapa teve total apoio e articulação do prefeito Abilio Brunini do PL, que deixou claro desde o início que não deixaria a oposição assumir a direção da Câmara, inclusive fez sérias e graves denúncias. Incluindo que alguns vereadores que estavam colocando seus nomes para o pleito interno estivessem tendo apoio da fação Comando Vermelho.

Durante a audiência desta quarta-feira 01, os vereadores votaram de forma nominal. A sessão foi conduzida pela vereadora Samantha Iris do PL.

Veja como votaram cada vereador:

Adevair Cabral (SD)- Ausente

Alex Rodrigues (PV) -Sim

Baixinha Giraldelli (SD)- Sim

Cezinha Nascimento (UB)- Sim

Chico 2000 (PL)-Ausente

Daniel Monteiro (Republicanos)- Sim

Demilson Nogueira (PP)- Abstenção

Dilemário Alencar (UB)- Sim

Dídimo Vovô (PSB)- Sim

Dra. Mara (Podemos)-Sim

Eduardo Magalhães (Republicanos)-Sim

Ilde Taques (PSB)-Sim

Jefferson Siqueira (Abstenção)- Abstenção

Kassio Coelho (Podemos)-Sim

Katiuscia Manteli (PSB)-Sim

Marcos Brito (PV)-Abstenção

Macrean Santos (MDB)- Sim

Maria Avallone (PSDB)-Sim

Mario Nadaf (PV)-Sim

Maysa Leão (Republicanos)-Sim

Michelly Alencar (UB)-Sim

Paula Calil (PL)- Sim

Leia Também:  Neri Geller cobra solução sobre situação da BR 163 

Rafael Ranalli (PL)-Sim

Samantha Iris (PL)-Sim

Sargento Joelson (PSB)-Sim

Tenente Coronel Dias (Cidadania)-Sim

 

COMENTE ABAIXO:

CUIABÁ

Abílio ameaça fechar “cabaré” em Cuiabá caso não cumpra normas legais

Publicados

em

Por

*Veja vídeo*

JB News

Por Alisson Gonçalves

Após a fiscalização que resultou no fechamento de quatro bares na Orla do Porto, em Cuiabá, por indícios de prostituição, o prefeito Abílio Brunini (PL) afirmou que as ações de fiscalização continuarão e que, se necessário, outros estabelecimentos serão fechados, incluindo a boate Crystal Night Club, uma das casas noturnas mais conhecidas da capital, que atende em sua maioria um público de “alto padrão”.

Em entrevista nesta terça-feira,21, Abílio declarou que qualquer atividade dentro do perímetro urbano precisa estar de acordo com as leis do município.

Caso os estabelecimentos não cumpram as normas, ele enviará à Câmara Municipal uma proposta para permitir a operação dessas casas fora do perímetro urbano.

“Nós vamos verificar a legislação e se há alguma proibição desse tipo de atividade dentro do perímetro urbano. Se não houver, vamos oferecer uma proposta à Câmara Municipal para que esse tipo de atividade não seja mantido dentro do perímetro urbano. Caso alguém desrespeite isso, mandaremos fechar. Não é proibido, no Brasil, a atividade de prostituição. Assim, vamos regulamentar onde essas atividades podem ser praticadas.Dentro do perímetro urbano, em locais residenciais ou comerciais, não é adequado nem recomendado. Vamos ajustar a legislação, se necessário”, afirmou o prefeito.

Leia Também:  Prefeito de Cuiabá anuncia linha de crédito exclusiva de R$25 mil para camelôs afetados por tragédia no Shopping Popular

Abílio reforçou a necessidade de que as atividades de prostituição sejam regulamentadas e permitidas em locais adequados, fora de áreas residenciais ou comerciais, de forma a atender a demanda sem infringir as leis municipais.

Ele também adiantou que, se necessário, outras ações de fiscalização serão realizadas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA