Nacional
CIISC reúne ministras Kelli Maffort e Márcia Lopes no Palácio do Planalto

Debatendo temas importantes como a ampliação do Conexão Cidadã, que levou trailers a capitais brasileiras com o objetivo de atender a catadores e catadoras autônomos, o Comitê Interministerial para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC) reuniu representantes do governo federal e da sociedade civil na sua 7ª reunião ordinária, nesta terça-feira, 1º.
A ministra substituta da Secretaria-Geral da Presidência da República, Kelli Mafort, e a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, fizeram a abertura da reunião. Kelli Mafort fez questão de ressaltar o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, feito ontem pelo presidente Lula, e do Plano Safra do Agro, hoje pela manhã. “O tema da agricultura e da sustentabilidade tem relação direta com a temática também dos catadores e catadoras, que se encontram, seja do ponto de vista do atendimento deste segmento tão importante na nossa sociedade, mas por vezes, vulnerabilizado, mas também com a questão ambiental, que une e atravessa todas essas dimensões”, afirmou.
A ministra Márcia Lopes convidou os catadores e catadoras para participarem das etapas da Conferência Nacional das Mulheres, que terá sua 5ª edição realizada neste ano. “Nós teremos, depois de 10 anos sem realização, a 5ª Conferência Nacional de Política para as Mulheres, e a presença de vocês é muito importante. Nós temos conferências municipais, conferências livres, conferências estaduais. A gente entende que vocês podem estar presentes de muitas formas, seja nos estados, nos municípios, realizando as Conferências Livres para chegar aqui na etapa Nacional”, declarou a ministra. A Conferência Nacional das Mulheres ocorrerá nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.
A REUNIÃO – Na reunião do CIISC, os grupos de trabalho trataram do andamento das suas ações, entre elas:
- Aspectos Tributários para a Reciclagem Popular;
- Concessão de terrenos e imóveis públicos para galpões destinados às cooperativas de catadores e Programa de Habitação Popular para Catadoras e Catadores de materiais recicláveis;
- Destinação de Resíduos Sólidos Recicláveis por órgãos e entidades da Administração Pública Federal Direta e Indireta e Pagamento pelos Serviços de Coleta Seletiva nos Órgãos Públicos e Desfazimento;
- Programa Nacional de Investimento na Reciclagem Popular;
- Pesquisa Nacional sobre catadoras e catadores, suas organizações e a reciclagem;
- Importações de Resíduos Sólidos do CIISC.
Representantes de estatais, da Fundação Banco do Brasil, do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e o Sebrae Nacional também tiveram espaço para apresentar informações sobre reciclagem na reunião.
Fonte: Secretaria-Geral

Nacional
MME avança em alinhamento técnico sobre plano setorial de mitigação para o setor de energia

O Ministério de Minas e Energia (MME) e o Fórum das Associações do Setor Elétrico (FMASE) realizaram, nesta segunda-feira (7/07), uma nova rodada de discussões técnicas voltadas à construção das contribuições para a Consulta Pública da Estratégia Nacional de Mitigação (ENM) e do Plano Setorial de Mitigação do Setor de Energia, no âmbito do Plano Clima 2024–2035. A reunião marca mais um passo no processo colaborativo entre governo e setor elétrico com vistas à consolidação de ações que contribuam para a redução de emissões de gases de efeito estufa e para o alcance das metas climáticas do Brasil.
O encontro contou com a participação do novo secretário nacional de Transição Energética e Planejamento do MME, Gustavo Cerqueira, que destacou o compromisso da pasta com o diálogo institucional e a escuta qualificada dos agentes técnicos do setor. “Esse é um processo que exige coordenação, planejamento estratégico e uma escuta constante. Por isso, queremos que o setor esteja engajado desde a fase de construção das metas”, afirmou.
A proposta de mitigação em debate considera tanto a produção quanto o consumo de energia, com metas setoriais indicativas para 2030 e 2035. O plano prevê ações impactantes e estruturantes relacionadas à renovabilidade da matriz elétrica e energética ao aumento da eficiência energética, à descarbonização da cadeia de petróleo e gás, ao estímulo à inovação tecnológica e ao armazenamento de energia e da modernização regulatória do setor.
A consulta pública dos planos setoriais e da ENM está prevista para ocorrer entre os meses de julho e agosto. Após esse período, as contribuições recebidas serão consolidadas e submetidas à deliberação do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima (CIM), com entrega da versão final prevista para outubro.
O cronograma inclui também reuniões técnicas com o Grupo de Trabalho de Mitigação (GTT) e com o Subcomitê Executivo (SUBEX), garantindo ampla participação dos setores público e privado, além da sociedade civil.
Plano Clima – 2024-2035
Principal instrumento da Política Nacional sobre Mudança do Clima, o Plano Clima 2024–2035 estabelece a estratégia de longo prazo do Governo Federal para enfrentar a emergência climática. Seu objetivo central é conduzir o país à neutralidade de emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050 por meio de ações articuladas entre os diversos setores da economia e da sociedade.
Dividido em duas frentes (mitigação e adaptação), o plano se estrutura em estratégias transversais e planos setoriais específicos, como o de energia. A etapa de mitigação, foco da reunião entre MME e FMASE, busca estabelecer metas por setor e definir instrumentos para viabilizar a transição energética justa e sustentável. O setor de energia, por seu peso nas emissões nacionais, ocupa papel central na trajetória de descarbonização do país.
Assessoria Especial de Comunicação Social – MME
Telefone: (61) 2032-5759 | E-mail: [email protected]
Instagram ● Twitter ● Facebook ● YouTube ● Flickr ● LinkedIn
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”