Turismo
Cerca de 2 milhões de pessoas devem viajar de avião no feriado de Corpus Christi no Brasil

O turismo nacional segue em ritmo de crescimento, e o feriado prolongado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (19), promete intensificar ainda mais o fluxo de viajantes nos aeroportos do Brasil. Um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo, a partir de dados das concessionárias que administram os principais terminais aéreos brasileiros, projeta a circulação de mais de 1,9 milhão de passageiros.
A movimentação reforça o aquecimento da demanda turística interna. Destaque para os aeroportos geridos pela Motiva (antiga CCR), que devem receber cerca de 400 mil passageiros entre os dias 18 e 22 de junho – uma alta de 6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os terminais a cargo da empresa, o BH Airport (Confins), em Minas Gerais, lidera a previsão de fluxo, esperando um total de 160 mil viajantes.
No Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), o maior do país, a expectativa é de 479 mil passageiros de 19 a 22 de junho, sendo 291 mil em voos domésticos e 188 mil em voos internacionais. Os destinos nacionais mais procurados no local são Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ).
Na capital fluminense, o Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão) estima movimentar 248.195 passageiros entre 18 e 23 de junho, um aumento de 21% em relação a 2024. Além disso, a cidade espera atrair cerca de 150 mil turistas nacionais no feriado, conforme a Riotur, com a previsão de um impacto econômico superior a R$ 320 milhões.
O estado de São Paulo também deve registrar um desempenho expressivo no período. Segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), o feriadão pode movimentar R$ 5,9 bilhões e atrair 3,2 milhões a destinos paulistas, o que representará um aumento de 10,3% em relação ao ano passado.
Na região Norte do Brasil, os aeroportos internacionais de Belém (PA) e de Macapá (AP), de acordo com a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA), esperam um intenso fluxo no feriadão. Entre 18 e 22 de junho, cerca de 60 mil viajantes devem ser atendidos nos 453 voos regulares programados para o período nos dois terminais.
Já no Distrito Federal, o Aeroporto Internacional de Brasília projeta aproximadamente 240 mil passageiros de 18 a 23 de junho, com 1.757 pousos e decolagens previstos, incluindo 35 voos extras. A lista de localidades mais buscadas saindo da capital federal inclui São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Recife (PE) e Salvador (BA).
No Nordeste, o fluxo aéreo também será grande. O Aeroporto de Fortaleza (CE) estima a movimentação de 59,4 mil passageiros entre os dias 19 e 22 de junho, com 390 voos previstos, envolvendo 10 operações extras. Já em João Pessoa (PB), a concessionária Aena Brasil espera um crescimento de 38% no número de assentos disponíveis em comparação com o mesmo feriado do ano anterior.
INCENTIVO – A fim de incentivar e facilitar as viagens de brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria junto ao Ministério de Portos e Aeroportos e à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) desenvolve o programa “Conheça o Brasil: Voando”. A iniciativa tem como objetivo possibilitar que cada vez mais visitantes se conectem com as maravilhas do país, além de apoiar o fortalecimento do turismo nacional.
Por Fábio Marques
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo

Turismo
Turismo doméstico lidera movimentação no Brasil com 60% dos embarques e R$ 5,46 bilhões em faturamento

O turismo nacional reafirmou sua relevância em 2024, segundo dados do Anuário Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo). Ao longo do ano, 60% dos embarques realizados por empresas do setor foram para destinos dentro do país, totalizando 5,88 milhões de passageiros.
O número equivale a aproximadamente 31,6 mil aviões comerciais lotados, considerando a capacidade média de 186 pessoas de um Boeing. O fluxo doméstico gerou um faturamento de R$ 5,46 bilhões, o que representa 25% do valor comercializado pelas operadoras filiadas à (Braztoa).
O ministro do Turismo, Celso Sabino, avalia que os números evidenciam a força do mercado interno e sua contribuição ao desenvolvimento nacional. “O turismo doméstico é essencial para a geração de empregos e o desenvolvimento regional. Esses resultados mostram que o brasileiro está redescobrindo o próprio país e valorizando experiências únicas que só o Brasil oferece. Seguiremos investindo em ações que ampliem a conectividade, promovam nossos destinos e fortaleçam a infraestrutura turística nacional”, enfatiza Sabino.
O turismo doméstico segue aquecido não apenas nas viagens a lazer, mas também nos deslocamentos regionais e com motivação familiar. A malha aérea expandida, o fortalecimento da infraestrutura turística e as políticas públicas de fomento ao setor têm impulsionado a atividade em diversas frentes.
No ano passado, a maioria das viagens durou de 5 a 8 dias (51,97%), perfil típico do período de férias escolares. Já os roteiros de até quatro dias representaram 35% das vendas, indicando o hábito de aproveitar feriados prolongados para pequenos passeios.
DESTINOS – A região Nordeste do país concentrou 45% do faturamento e 44% dos embarques domésticos, consolidando a liderança como principal destino turístico dos brasileiros. Na sequência vieram Sudeste (26%), Sul (11%), Centro-Oeste (10%) e Norte (8%), o que reflete a diversidade da oferta turística nacional. Quanto à origem dos viajantes, o Sudeste liderou com 62%, seguido pelo Sul (15%), Centro-Oeste (13%), Nordeste (7%) e Norte (3%).
Entre os produtos turísticos mais vendidos em 2024, destaque para experiências na natureza e parques temáticos, sendo que o Beto Carrero World (SC) e o Beach Park (CE) se mantiveram no topo da lista. Os cruzeiros ocuparam o 3º lugar, seguidos das Cataratas do Iguaçu (PR), dos passeios de jangada – tradicionais nas regiões litorâneas –, de tours por praias (6º), do Jalapão (7º), de resorts (8º) e de city tours (9º).
PERFIL – O levantamento também detalhou o perfil dos viajantes que utilizaram operadoras. A geração X (45 a 65 anos de idade) representou 34% do público, seguida pela geração Y (30 a 45 anos), com 25%. Já pessoas com mais de 65 anos somaram 19%, enquanto a geração Z (15 a 30 anos) respondeu por 13%. O perfil majoritário é de um viajante que valoriza conforto, praticidade e segurança, buscando pacotes que proporcionem tranquilidade e qualidade à experiência turística.
INCENTIVO – Coordenado pelo Ministério do Turismo e lançado em 2023, o “Conheça o Brasil” é um movimento nacional que tem como objetivo incentivar e facilitar viagens de brasileiros no país. A iniciativa envolve a ampliação da conectividade aérea e da mobilidade entre destinos de norte a sul, além do aumento do fluxo de visitantes, estimulando a geração de negócios, emprego e renda nas comunidades receptoras.
A ação engloba o “Conheça o Brasil: Voando”, parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR) para democratizar o acesso à aviação civil e melhorar o ambiente de negócios na área.
Por Lívia Albernaz
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo
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