Estadual
Ceope realiza mutirão para avaliação odontológica pré-transplante renal

O Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), atendeu 25 pacientes no 2º Mutirão para Avaliação Odontológica pré-transplante renal, no último sábado (14.6). Essa análise é pré-requisito obrigatório para a realização da cirurgia e contou com o trabalho de 36 servidores da unidade.
Os pacientes atendidos no mutirão foram previamente regulados pela Central de Regulação e aguardam na fila para o transplante. Ao todo, nove usuários foram considerados aptos pela condição bucal para passarem pela cirurgia e os demais terão que agendar algum tratamento odontológico no ambulatório.
Foram realizados primeira consulta odontológica, adequação do comportamento da pessoa com deficiência, orientação de higiene bucal, restauração de dente permanente posterior com resina composta, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxia e remoção de placa, e solicitação de exames complementares.
A diretora do Ceope, Martha Aquilino Pereira, explicou que os pacientes com insuficiência renal crônica têm baixa imunidade por causa do uso de medicamentos, do quadro clínico e do tratamento propriamente dito.
“Toda e qualquer infecção, inclusive bucal, apresenta maior risco nesse grupo de pacientes. Por isso, os cuidados com a saúde bucal são parte essencial da preparação para o transplante de órgãos e tecidos”, disse.
Crédito: Ilza Rosa de Paula e Silva | Ceope
Segundo a diretora, a unidade precisa dar uma atenção especial aos pacientes que usam próteses dentárias, pois a falta de higienização adequada pode causar infecções fúngicas, que são mais agressivas nos pacientes imunossuprimidos. “Os cirurgiões-dentistas e os pacientes em tratamento também devem ficar atentos para observar a ocorrência de sangramento”, afirmou.
A gerente técnica Ilza Rosa de Paula e Silva informou que pacientes submetidos à hemodiálise muitas vezes não sabem da real importância do cuidado com a saúde bucal. “Casos de infecção podem comprometer o sucesso do transplante por causa da mudança de localização de microrganismos”, destacou.
Crédito: Ilza Rosa de Paula e Silva | Ceope
Em fevereiro, o primeiro mutirão pré-transplante renal do ambulatório atendeu 13 pacientes e três foram liberados para a realização do transplante.
De acordo com a coordenadora da Central Estadual de Transplantes, Anita Ricarda da Silva, o mutirão do Ceope é fundamental para dar mais celeridade aos transplantes renais no Estado. “Desta forma, os pacientes estarão aptos para serem inscritos na fila de espera para transplante e, assim que o paciente for contemplado com um órgão compatível, ele poderá ser transplantado. A Central Estadual cuida dos pacientes antes, durante e depois do transplante, para que tudo seja realizado com muita segurança e eficiência”, explicou.
Fonte: Governo MT – MT

Estadual
Corpo de Bombeiros promove 168 militares e forma novos aspirantes e soldados

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na noite de segunda-feira (7.7), a cerimônia que oficializou a conclusão do primeiro Curso de Formação de Oficiais (CFO) inteiramente realizado no Estado, formando 19 novos aspirantes a oficial. Na mesma solenidade, também foi celebrada a promoção de 168 oficiais e praças da corporação.
O evento marcou ainda o encerramento do 1º Curso Básico de Formação de Soldado Bombeiro Temporário Auxiliar e do Quadro da Saúde, com a formatura de 159 militares. Os soldados da área da saúde integrarão o Sistema Estadual de Atendimento Pré-Hospitalar, cuja ativação simbólica ocorreu também durante a cerimônia.
As comemorações ocorreram na Arena Pantanal, em Cuiabá, em alusão ao Dia Nacional dos Bombeiros, celebrado em 2 de julho. A cerimônia contou com a presença do governador Mauro Mendes, do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de coronéis das forças de segurança, autoridades civis e militares, e familiares e amigos dos promovidos e formandos.
Segundo o governador Mauro Mendes, os avanços alcançados pelo Corpo de Bombeiros Militar, especialmente nos investimentos em pessoal e equipamentos, demonstram que a união, o planejamento e o comprometimento são fundamentais para fortalecer a atuação da corporação e elevar a qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.
“Mato Grosso tem avançado em todas as áreas, e nas nossas forças de segurança não tem sido diferente. Os equipamentos, as tecnologias e todas as conquistas dos últimos anos têm sido fundamentais para melhorarmos a qualidade da prestação de serviços à nossa população. Parabenizo o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso e todos os seus integrantes. Tenho absoluta convicção de que, cada vez mais, cumpriremos com excelência a missão que vocês reafirmaram aqui hoje”, destacou o governador.
Durante seu discurso, o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, enumerou as principais conquistas alcançadas pela corporação nos últimos dois anos. Entre elas estão a aquisição de novas viaturas, equipamentos e tecnologias, bem como a modernização das estruturas operacionais, a ampliação das unidades em todo o Estado e a incorporação de bombeiros militares efetivos e temporários.
Somente com a inclusão de novos militares, o CBMMT registrou um crescimento histórico de 33% em seu efetivo. “Nada disso seria possível sem o apoio do senhor, governador, e de todo o secretariado, que nos orientam e acompanham diariamente, deixando um legado de compromisso com a segurança pública”, afirmou o comandante.
Ele ressaltou ainda que os avanços são resultado de uma gestão eficiente, de investimentos estratégicos e, sobretudo, do empenho diário dos profissionais que compõem a corporação.
“Acima de tudo, esse resultado é fruto do esforço coletivo e da dedicação incansável de cada integrante da nossa tropa, homens e mulheres. Hoje, comemoramos com orgulho a promoção de 168 oficiais e praças. Suas promoções são um justo reconhecimento ao esforço, à competência e ao compromisso com a nossa missão. Hoje, mais que números ou feitos, celebramos o valor inegociável do compromisso com a vida”, concluiu o comandante.
Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral adjunto e chefe do Estado Maior do CBMMT, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, o tenente-coronel BM Annelsandre Rodrigues da Costa, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, além do comandante da 13ª Brigada Infantaria Motorizada, o general de brigada Luiz Duarte de Figueiredo Neto, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Cláudio Fernando Carneiro Tinoco.
Também participaram o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, o senador Jayme Campos, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, o deputado estadual Júlio Campos, o secretário de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Cuiabá, Murilo Bianchini, e a vereadora Elis Enfermeira, representado a Câmara Municipal de Cáceres.
Leia também – Governo forma 102 enfermeiros e técnicos para atendimento pré-hospitalar
Fonte: Governo MT – MT
-
Destaque4 dias atrás
CNJ derruba edital do TJ-MT por ferir princípios da administração pública
-
Nacional7 dias atrás
Após chacina no RJ, jovem planeava novo crime contra pais da namorada virtual em MT
-
Polícia Federal5 dias atrás
Chileno procurado pela Interpol é capturado pela PF em hotel de Cuiabá
-
Cidades6 dias atrás
FRAUDES FISCAIS : Megaoperação da PF em Cáceres desmantela rede de contrabando e bloqueia R$ 64 milhões
-
Policial4 dias atrás
Após mais de uma década escondido, polícia prende em supermercado de VG o maior líder do PCC fora das prisões
-
Cidades4 dias atrás
Servidor é dispensado após se masturbar em gabinete da Prefeitura no interior de MT
-
CUIABÁ6 dias atrás
Aeroporto de Luxo em Terreno Municipal? Prefeito de Cuiabá denuncia ocupação irregular pela Bom Futuro
-
POLITICA6 dias atrás
Pivetta reafirma pré-candidatura ao Governo de MT e diz que está no jogo “independente de saída de Mauro”