Cidades
Catedral Metropolitana conclui ações para celebrar seus 300 anos em Cuiabá

Por Simone Guedes
A Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá se prepara para o encerramento das atividades em comemoração aos 300 anos de evangelização. No próximo dia 26 de novembro, às 19h, uma celebração da Santa Missa será realizada, com a presença do arcebispo Metropolitano, Dom Mário Antônio da Silva, do cura da Catedral e vigário geral da arquidiocese, padre Deusdédit Monge de Almeida, e de sacerdotes e religioso que fazem parte da Arquidiocese de Cuiabá.
A Santa Sé concede Indulgência Plenária a todos os fiéis que, com as devidas condições, passarem pela igreja e realizarem orações pelo papa, até uma semana depois da celebração do dia 26. A indulgência apaga as penas temporais decorrentes do pecado cometido. Esse benefício espiritual serve para realçar a importância da catedral para o bem das almas em Cuiabá.
“A Catedral é o símbolo da história da capital mato-grossense. É uma das mais bonitas que já vi, e um ponto diário para visitação dos turistas. É um local de fé, que se reconstrói, assim como nós, com o passar do tempo”, destacou o arcebispo.
Benedito Rondon, de 48 anos, é Chapadense, mas durante suas visitas a Cuiabá faz questão de passar para realizar suas orações e apreciar os detalhes das mais de 2 milhões de pastilhas que compõem os 20 metros de altura da imagem de Cristo Rei do Universo, colados na parede central da Catedral. “Gosto de entrar aqui. Me sinto bem (sic), faço minha oração, me lembro de todos os detalhes de quando era criança e de admirar as pequenas pedrinhas que ficam brilhando lá no alto”, destacou o turista.
Para o cura, padre responsável pela Catedral, os 300 anos de história da Igreja em Cuiabá nos aproximam mais da nossa história com nossos familiares. “Neste ano também celebramos o Jubileu de Ouro, são 50 anos da nova Catedral. Nossas famílias acompanharam todo o processo de reconstrução e reformas que passamos nos últimos cinquenta anos. Tiveram paciência, carinho, generosidade e piedade”, destacou padre Deusdédit.
O encerramento do ano vocacional conta com a celebração da Santa Missa, investidura de acólitos e leitoras, além da conclusão do período de indulgência plenária concedido em decorrência do Jubileu de 50 anos da Catedral, também celebrado em 2023.
Em dezembro, especificamente no dia 15, às 19h, uma Cantata de Natal será realizada na Catedral para selar as celebrações das ações realizadas durante todos esses anos de construção, reformas e restaurações, que envolve gerações de fiéis, artistas, arquitetos e autoridades.
*Indulgência Plenária*
_Para lucrar a Indulgência alguns critérios precisam ser concluídos_:
1 – Detestar todos os pecados, inclusive os mais leves;
2 – Ter realizado o sacramento da confissão recentemente;
3 – Participar da Santa Missa;
4 – Rezar pelo Papa ao menos um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória e
5 – Visitar a Catedral Metropolitana Senhor Bom Jesus de Cuiabá até o dia 03 de dezembro.

Cidades
Conselheiro Sérgio Ricardo inicia série de visitas técnicas em busca de soluções para combater desigualdades regionais de MT

Com o objetivo de ampliar diálogos, identificar potencialidades e reduzir desigualdades regionais, o presidente eleito do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro Sérgio Ricardo, deu início a uma série de visitas técnicas pelos municípios do estado. Nesta sexta-feira (1°), ao chegar no primeiro destino, Primavera do Leste (240 km de Cuiabá), ele destacou o papel do órgão na superação de obstáculos enfrentados pelos fiscalizados.
“Visitamos hoje um modelo de gestão, que é Primavera do Leste. Uma cidade de 37 anos, que é planejada, que pensa na qualidade de vida da população. Uma cidade com gestão exemplar e que realiza investimentos pensando no cidadão. Esse é um exemplo que temos que levar para os outros municípios. Observamos uma cidade planejada, com muitas indústrias chegando, com geração de emprego e qualidade de vida e é isso que queremos para todo o estado”, declarou o conselheiro.
Para Sérgio Ricardo, Mato Grosso pode oferecer iguais oportunidades de crescimento para todos. “Isso se consegue com saúde, educação e segurança de qualidade, e, sobretudo, com possibilidade de emprego. O Tribunal trabalha cobrando e orientando políticas públicas para que, um dia, todos os municípios possam ser como Primavera do Leste”, explicou.
A visita foi motivada por convite do prefeito, Leonardo Bortolin, e do vice-prefeito, Ademir Ortiz de Goes, e contou ainda com as presenças dos gestores de Santo Antônio do Leste, José Arimatéia, Torixoréu, Thiago Timo, e de Barão de Melgaço, Margareth Silva, além do deputado federal Juarez Costa, dos comandantes das forças de segurança, empresários e secretários municipais.
Na ocasião, Sérgio Ricardo conheceu projetos como a “Sala do Futuro”, na Escola Municipal 13 de Maio, a Biblioteca Municipal, no Bairro Primavera III, o Anfiteatro e a Orla do Lago, todos voltados ao desenvolvimento e lazer. A “Sala do Futuro” é equipada com tecnologias de última geração e outras deverão ser instaladas em toda a rede municipal.
Jaime Fortes/Ascom Primavera do Leste |
![]() |
Diante do intercâmbio, Sérgio Ricardo salientou que o trabalho se estenderá aos dez municípios com maior índice de desenvolvimento do estado e aos dez com os menores índices. “Também visitaremos outros municípios que não tem o mesmo desenvolvimento que aqui. Essa troca de informação entre as gestões vai fazer com que chegue um momento em que não tenhamos mais essas desigualdades.”
Para Leonardo Bortolin, que é presidente eleito da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), a proposta é inovadora. “Mato Grosso é um estado incrível e de inúmeras possibilidades. Viajei por todas as cidades e acredito que a proposta do conselheiro de conhecer as realidades dos municípios será imensamente benéfica. Isto porque, com o auxílio do Tribunal de Contas, poderemos ajudar no desenvolvimento do estado e mostrar a sua verdadeira força e capacidade.”
Em diálogo com os presentes, o conselheiro falou ainda sobre a importância da sustentabilidade e equilíbrio fiscal dos municípios, foco do Programa de Sustentabilidade e Desenvolvimento do TCE-MT.
“O objetivo é que, sob orientação do Tribunal de Contas, os municípios desenvolvam ações e políticas públicas que os tornem menos dependentes dos repasses federais e estaduais. Isso é política de estado, esse é um Programa de estado. Há necessidade urgente de repensar as políticas públicas para que os governos despertem as vocações de cada município e os possibilitem crescer”, concluiu.
-
Policial5 dias atrás
Assassino que estuprou e degolou a mãe e três filhas em Sorriso é transferido para Penitenciária Central em Cuiabá por medidas de segurança
-
Destaque3 dias atrás
“Minha vida eram elas, agora eu sou um morto vivo”, diz pai das três filhas e marido da mulher assassinadas em Sorriso
-
Policial3 dias atrás
Bandidos tentam roubar concessionária de carros de luxo em Várzea Grande, seis morrem em troca de tiros com a Rotam
-
Policial6 dias atrás
Polícia Civil divulga imagem e busca informações para identificar executor de duplo homicídio no Shopping popular em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO4 dias atrás
Professor do Colégio São Gonçalo é acusado de trocar notas por vídeos e fotos sexuais com alunos para poderem passar de ano
-
CUIABÁ5 dias atrás
Para Mauro Mendes rombo de 1,2 bilhões é extremamente grave, mas não é novidade para ninguém, “Infelizmente Cuiabá mergulhou no mundo das trevas”
-
FAMOSOS7 dias atrás
Vera Fischer comemora 72 anos e se declara à família e fãs: ‘Continuem perto de mim’
-
FAMOSOS6 dias atrás
Após rumores, Bruna Biancardi confirma término com Neymar: ‘Somos pais da Mavie’