Saúde

Caso Yanomamis: como ocorre a desnutrição?

Publicados

em

Crianças Yanomamis desnutridas
Reprodução: redes sociais – 23/01/2023

Crianças Yanomamis desnutridas

No último sábado (21), a ministra da Saúde, Nísia Trindade , decretou estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (Espin) em território indígena Yanomami . O ministério foi ao local e observou que crianças e idosos sofrem com severa desnutrição , muitos casos de malária e infecção respiratória aguda (IRA).

A pasta ainda instalou uma Sala de Situação para tratar da crise sanitária dos povos indígenas. A ministra da Saúde anunciou o envio imediato de cestas básicas, insumos e medicamentos na sexta-feira (20).

A Saúde já registrou três óbitos de crianças entre 24 e 27 de dezembro, e 11.530 casos de malária no último ano. A população dos Yanomamis é de aproximadamente 30 mil habitantes.

Segundo o Sistema de Informações da Atenção à Saúde Indígena (Siasi), do Ministério da Saúde , foram registradas 99 mortes de crianças Yanomami no ano passado. As causas variam, mas incluem desnutrição e Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag).

No último domingo (22), a associação Yanomami Urihi divulgou uma nota em suas redes sociais informando que a  indígena Yanomami, de 63 anos, que teve sua foto divulgada apresentando grave situação de desnutrição, morreu.

Leia Também:  Poliomielite: Brasil começa hoje campanha de vacinação contra a doença

“Na cultura Yanomami, após o falecimento, não pronunciamos o nome da pessoa, queimamos todos os seus pertences, e não permitimos que fotografias permaneçam sendo divulgadas. Estamos vivenciando uma crise humanitária, e sabemos que o governo se mobilizou buscando ações que ofereçam todo o suporte que a população necessita neste momento. É um momento triste, mas continuamos com toda força para que o povo Yanomami tenha sua dignidade de volta”, informou a associação.

Como ocorre a desnutrição?

Ao iG , a nutricionista Juliana Vieira, graduada pela Uninove e pós-graduada em fitoterapia e suplementação nutricional clínica e esportiva, afirmou que o tipo de desnutrição depende do diagnóstico de cada indivíduo, mas que as graves, como o caso dos indígenas Yanomamis, é necessário tratamento médico.

“A desnutrição é, na verdade, uma deficiência de calorias, vitaminas e nutrientes e ocorre pela falta de alimento. O consumo geral de alimento geral de calorias e proteínas não estão suficientes para suprir a taxa metabólica do organismo”, explica Vieira.

A nutricionista disse ainda que fatores como estado de pobreza, transtornos psiquiátricos, falta de saneamento básico ou portadora de alguma doença adjacente, podem influenciar para um quadro de desnutrição.

“No caso dos Yanomamis, é necessária uma dieta enteral (dieta líquida por meio de uma sonda), introduzida pela sonda nasogástrica ou nasoentérica. O caso deles é um caso bem grave”. 

Tipos de desnutrição

“Tem três desnutrições bem graves, a chamada Marasmo, a Kwashiorkor e a Kwashiorkor-marasmático”, introduz Juliane.

A Marasmo consiste em uma carência de caloria, a Kwashiorkor ocorre devido a uma carência de proteínas e a Kwashiorkor-marasmático é a mistura, onde faltam fontes energéticas e proteicas.

“A mais comum, principalmente no caso de insegurança alimentar, é a desnutrição de proteínas. O carboidrato tende a ser mais alto e fica a caloria vazia”, observa a nutricionista.

Sobre o diagnóstico e tratamento da desnutrição, Vieira apontou que depende de cada caso. “Precisa diagnosticar a desnutrição com base na altura, no peso, na aparência, é preciso realizar uma análise e assim conseguimos diagnosticar o tipo de desnutrição e tratá-la devidamente”, disse a profissional em Nutrição.



Fonte: IG SAÚDE

COMENTE ABAIXO:

Saúde

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937

Publicados

em

Por

O Brasil passou de 4 milhões de casos de dengue registrados neste ano, conforme atualização do Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde nesta segunda-feira (29). No total, 4.127.571 casos prováveis da doença notificados em todo o país nos quatro primeiros meses. 

Quanto às mortes por dengue, 1.937 foram confirmadas e 2.345 estão sob investigação. O coeficiente de incidência da doença no país é 2.032,7 casos para cada 100 mil habitantes. 

A faixa etária mais afetada é de 20 a 29 anos, que concentra a maior parte dos casos. Já a faixa etária menos atingida é a de crianças menores de 1 ano, seguida por pessoas com 80 anos ou mais e por crianças de 1 a 4 anos.

As unidades da Federação com maior incidência da doença são Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Goiás e Santa Catarina. 

Projeções divulgadas no início do ano apontam que os casos da dengue no país podem chegar a 4.225.885 de casos

Combate à dengue

O Ministério da Saúde e o governo de Minas Gerais inauguraram nesta segunda-feira (29), em Belo Horizonte, a Biofábrica Wolbachia. A unidade, administrada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vai permitir ao Brasil ampliar sua capacidade de produção de uma das principais tecnologias no combate à dengue e outras arboviroses.

Leia Também:  Saúde alerta para vacinação contra gripe em grupos prioritários

A Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente naturalmente no Aedes aegypti. O chamado método Wolbachia consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito em laboratório e criar Aedes aegypti que portam o microrganismo. Infectados pela Wolbachia, eles não são capazes de carregar os vírus que causam dengue, zika, chikungunya ou febre amarela.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA