Agricultura familiar

Caso isolado de gripe aviária é confirmado em criação doméstica no interior de MT

Publicados

em

JB News

Por Alisson Gonçalves

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) confirmou neste fim de semana a ocorrência de um caso de gripe aviária em Campinápolis, município localizado no interior do estado.

A doença foi detectada em uma criação doméstica de aves de subsistência, fora do perímetro das zonas de produção avícola industrial, conforme informou o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A descoberta do foco da infecção levou à mobilização imediata das equipes do Indea, que já atuam na região para realizar a inspeção de todas as propriedades num raio de 10 quilômetros da área afetada.

Entre as ações implementadas estão o estabelecimento de uma barreira sanitária, o abate sanitário das aves no local, além da desinfecção completa da propriedade contaminada.

Essas medidas visam impedir a propagação do vírus e proteger a cadeia produtiva avícola do estado.

Apesar da confirmação, o Indea tranquiliza a população quanto ao consumo de produtos de origem avícola.

Segundo o órgão, não há risco para a saúde humana no consumo de carne de frango ou ovos, que continuam seguros para alimentação.

Leia Também:  Brasil adota medidas para reduzir dependência de fertilizantes importados

 

O instituto reforça que o caso está sob controle e que todas as providências cabíveis estão sendo tomadas para conter a situação.

A detecção da gripe aviária em ambiente não industrial reduz significativamente o risco de impacto econômico para o setor, mas reforça a importância da vigilância e da notificação rápida em casos suspeitos.

COMENTE ABAIXO:

Agricultura familiar

Pivetta assina decreto de estado de emergência sanitária após anúncio de foco de gripe aviária em MT

Publicados

em

Por

JB News

Por Nayara Cristina

O governo de Mato Grosso decretou emergência zoossanitária por um período inicial de 90 dias após a confirmação de um caso de gripe aviária H5N1 em aves domésticas de subsistência no município de Campinápolis, localizado a 510 km de Cuiabá.

A medida, assinada nesta terça-feira 10,pelo governador em exercício Otaviano Pivetta (Republicanos), foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Estado.

O decreto permite a realização de compras emergenciais, utilização de fundos específicos e adoção de medidas previstas na legislação vigente para conter o avanço da doença.

Segundo o texto, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) está autorizado a editar normas complementares com foco no controle, vigilância e erradicação da gripe aviária.

A confirmação da presença do vírus H5N1 foi feita no último sábado,07,pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em uma pequena criação de galinhas.

Desde então, medidas rigorosas de contenção foram iniciadas, incluindo o abate das aves infectadas e a intensificação da vigilância sanitária em um raio de 10 quilômetros ao redor do foco.

Leia Também:  Guerra na Ucrânia pode causar escassez mundial de milho, desencadeando crise global, diz Aprosoja

O ministério esclareceu que, nessa área, não há propriedades avícolas comerciais e reforçou que o consumo de produtos derivados de aves continua seguro.

Ainda que o caso não tenha impacto direto nas exportações avícolas do Brasil, países como China e membros da União Europeia suspenderam recentemente a compra de frangos brasileiros após um episódio semelhante no Rio Grande do Sul, o que eleva o nível de atenção das autoridades locais.

Pivetta justificou a urgência afirmando que o Estado precisa mobilizar recursos rapidamente para garantir uma resposta eficaz ao surto. O prazo de 90 dias poderá ser estendido conforme a evolução do quadro epidemiológico.

Otaviano Pivetta está no comando do governo do Estado desde que Mauro Mendes governador, (União) viajou para o Japão e a Coreia do Sul, no último dia 06 de junho, em busca de novos investimentos e parcerias para Mato Grosso. O seu retorno está marcado para o próximo dia 19.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA