VÁRZEA GRANDE
Capoeira gradua alunos da rede municipal em parceria com o Instituto Semente Brasil

O convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Instituto possibilita de atendimento da rede municipal com aulas gratuitas para meninos e meninas que desejam aprender e praticar a capoeira, livre de taxa de inscrição, uniformes e outras despesas
Capoeirista de várias partes do país se reuniram neste final de semana para participar do evento ‘Quando o meu Gunga toca’, promovido pelo Instituto Semente Brasil. A abertura ocorreu na noite de sexta-feira, 9, no Tênis Clube, e no sábado, o encerramento com a graduação e colação de grau foi no ginásio do Fiotão.
O ‘Quando Meu Gunga Toca’ também graduou 53 alunos de escolas da rede municipal que seguem cursando a modalidade esportiva de forma totalmente gratuita através da parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande.
De acordo com Benedito Adriano Leite do Nascimento, o mestre Jaguar, a programação do evento contou com apresentações culturais, danças, balé, cerimônia de entrega de graduação e colação de grau, sarau capoerístico, vivências de capoeira e musicalidade, roda aberta e roda com convidados.
Sempre atuando em Várzea Grande e com 35 anos de dedicação ao esporte, o mestre Jaguar conta que já esteve a frente em várias escolas do Município, levando a arte e a cultura da capoeira para os estudantes, tanto da rede estadual como da municipal. “Já orientamos alunos das escolas Fernando Leite, Elmaz Gattaz, Nair de Oliveira, Pedro Gardez, Mercedes de Paula, Angela Botelho, entre outras” disse.
O convênio celebrado entre a Prefeitura Municipal e o Instituto Semente Brasil – que é certificado como ponto de Esporte e de Cultura, e reconhecido como de utilidade pública -, possibilita o atendimento da rede municipal com aulas gratuitas para meninos e meninas que desejam aprender e praticar a capoeira, livre de taxa de inscrição, uniformes e outras despesas. “Atualmente, atendemos alunos de diversas escolas como as das Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs): Nair de Oliveira, Profª Maria das Graças Pinto, Paulo Freire, Padre Luiz Maria Ghisoni e Ana Francisca de Barros” informou.

VÁRZEA GRANDE
Alunos vivenciam educação ambiental na APA Berneck

“Trilha com a Emília” leva alunos para aprender sobre o cerrado com humor e consciência ecológica
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, por meio da Gerência de Educação Ambiental, realiza nesta quarta-feira, 18 de junho, às 8h, mais uma edição da atividade educativa “Trilha com a Emília”, na Área de Preservação Ambiental (APA) Bernardo Berneck.
A ação, reunirá 60 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Gonçalo Domingos de Campos’, em uma verdadeira imersão no cerrado mato-grossense por meio de uma aula ao ar livre, conduzida pela personagem Emília, que ensina com humor e linguagem lúdica sobre as riquezas naturais da região.
Durante a trilha, os estudantes aprenderão sobre espécies nativas de árvores, o papel das algas na filtragem da água, a fotossíntese e a importância da preservação da fauna e flora locais. A proposta é aliar conhecimento científico à vivência sensorial e divertida no meio ambiente.
“A educação ambiental precisa encantar. Quando as crianças aprendem brincando, elas se tornam agentes de transformação. A personagem Emília desperta a curiosidade e a consciência ecológica ao mesmo tempo”, destaca Amanda Barbosa, gerente de Educação Ambiental do Município.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, reforça que iniciativas como essas fortalecem o compromisso de Várzea Grande com o futuro. “Preservar começa com a educação. Nosso objetivo é formar uma geração que valorize o meio ambiente e entenda que cuidar da natureza é cuidar da própria vida”, pontua o gestor.
-
Cidades5 dias atrás
Justiça marca para agosto o julgamento de autor de estupro e chacina de mãe e filhas que abalou a cidade de Sorriso
-
Cidades7 dias atrás
Vereador quer proibir crianças e adolescentes em eventos públicos que tenham apologia ao crime e uso de drogas no município
-
Cidades7 dias atrás
Vereadora Gisa Barros denuncia descaso do poder público com familiares que sepultam seus entes queridos nos cemitérios de Várzea Grande
-
Destaque5 dias atrás
Esquema de propinas para entrada de celulares na PCE resulta em condenação de três acusados pela Justiça de Cuiabá
-
Policial2 dias atrás
Mulher mata companheiro a facadas após discussão por ciúmes
-
CULTURA6 dias atrás
Grupo Flor Ribeirinha levará grande espetáculo para turnê internacional na Europa
-
Policial6 dias atrás
Veja o vídeo: Homem é executado a tiros dentro de loja em Sinop; polícia investiga ligação com crime organizado
-
Policial7 dias atrás
Saiba quem é o ex-perito investigado por cobrar R$ 2 milhões para fraudar perícia judicial