Saúde

Câncer durante a gestação e o desafio no tratamento

Publicados

em

Foto Abrale 

A vida moderna tem seus prós e contras e isso vale também para as mulheres. O câncer em gestantes ocorre em 1 a cada 2000 gestações e, infelizmente, esse número tende a aumentar em países onde as mulheres retardam a gravidez para idades avançadas por razões socioeconômicas.

Os tumores mais frequentes que acometem as mulheres nesse período são o de mama, colo de útero e melanoma. A forma de se conduzir é um desafio. A multidisciplinaridade se faz presente tentando balancear o bem-estar materno e fetal sem comprometer a segurança do tratamento oncológico.

Em geral o tratamento deve ser semelhante ao das mulheres não grávidas. A interrupção da gravidez pode ser considerada em casos avançados onde há risco de vida à mulher.

Com a evolução da medicina e individualização do tratamento é possível preservar a gestação e manter um tratamento seguro à mãe. É necessário procurar um oncologista para ser avaliado o tipo de tumor, estágio da doença e tempo de gestação. São essas variáveis que irão balizar a conduta a ser adotada.

Leia Também:  Orquestra, Coral e Ballet Flauta Mágica se apresentam no Inffinito Brazilian Film Festival, em Miami

 

Rafael Sodré de Aragão é Cirurgião Oncológico e Cirurgião Geral do Hospital de Câncer de MT e Oncolog MD-MSc 

 

COMENTE ABAIXO:

Saúde

Vacinação contra gripe é ampliada para público acima de 6 meses

Publicados

em

Por

O Ministério da Saúde informou que a vacinação contra a gripe será ampliada para todas as pessoas com mais de 6 meses de idade. A medida, segundo a pasta, é para conter os casos mais graves e internações pela doença. 

Caberá aos estados e municípios definir a faixa etária a ser imunizada a partir das doses disponíveis em estoque. O ministério recomenda que seja mantida a prioridade para os grupos mais vulneráveis a complicações da gripe: gestantes, puérperas, idosos, crianças menores de cinco anos e pessoas com comorbidades ou condições clínicas especiais.

“A vacinação é essencial para proteger a saúde da população e evitar a propagação, especialmente durante as estações mais frias, quando a incidência da gripe tende a aumentar”, disse a ministra Nísia Trindade, em nota.

Até o dia 21 de abril, apenas 22% do público-alvo tinha se vacinado contra a gripe, conforme levantamento divulgado pela pasta. Cerca de 14,4 milhões de doses foram aplicadas para uma população-alvo de 75,8 milhões de pessoas. A campanha de vacinação começou no dia 25 de março.

A Região Norte não está incluída na ampliação do público-alvo, pois iniciou a campanha em novembro de 2023. 

Leia Também:  Campanha Novembro Azul alerta para perigo de doenças urológicas

Aumento de casos 

Dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgados na semana passada mostram aumento de casos relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em crianças de até dois anos de idade, ultrapassando as mortes associadas à covid-19 na mesma faixa etária.

Fonte: EBC SAÚDE

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA