Arquivos JB News 10 Anos
Câmara Municipal realiza sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Legislativo Couto Magalhães

Câmara Municipal de Várzea Grande realiza sessão solene de entrega da Comenda do Mérito Legislativo Couto Magalhães
A Câmara Municipal de Várzea Grande em comemoração ao 71º (septuagésimo primeiro) ano de Emancipação Política do município, realiza no próximo dia 23 de setembro, segunda feira, ás 19h, no Buffet Luzes e Jardins Festas, sessão solene de entrega de Medalha e da Comenda do Mérito Legislativo Municipal “Couto Magalhães”, requerida pelo presidente da Casa de Leis, vereador Fábio José Tardin – Fabinho (DEM).
Consta entre os homenageados, ex-prefeitos, ex-presidentes do Poder Legislativo e autoridades que se destacaram nos setores; comercial, político, industrial, educacional, econômico, cultural, esportivo, saúde, meio ambiente e imprensa, conforme a condecoração criada pela Lei 900/87 e modificada pela Lei 1.314/93.
Entre as 33 autoridades aprovadas pelo soberano plenário para receber a principal honraria concedida pela Câmara Municipal, constam: o governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes; a prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos; o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT), Eduardo Botelho; os ex-prefeitos de Várzea Grande, Walace Santos Guimarães e Sebastião dos Reis Gonçalves.
Consta ainda, o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha; o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Gonçalo Domingos de Campos Neto; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargador Gilberto Giraldelli; o diretor-geral da TV Centro América, Zilmar Melatti ; o superintendente do Grupo Gazeta de Comunicações, João Dorileo Leal; o radialista e apresentador do Programa Resumo do Dia, Roberto França Auad, dentre outras personalidades.
Também serão homenageados in memoriam, o ex-prefeito Murilo Domingos e o conselheiro e ex-presidente do TCE/MT, Ary Leite de Campos.
Conheça quem foi Couto Magalhães – Couto Magalhães foi uma pessoa de extrema atividade intelectual. Era um fervoroso estudante e pesquisador de línguas estrangeiras. Homem inteligente, falava francês, inglês, alemão, italiano, tupi e numerosos dialetos indígenas. Estudou com afinco astronomia, física e mecânica. Cedo começou o Dr. José Vieira Couto de Magalhães, a carreira pública; logo depois de formado em 1860. Exerceu o cargo de Secretário do Governo de Minas Gerais entre 1860 e 1861. Envolvido na política do Império, e afiliado ao partido liberal, foi presidente nas províncias de Goiás, Pará, São Paulo e Mato Grosso.
Até 1867 permaneceu na presidência de Mato Grosso e pode-se afirmar que não poupou esforço, nem recurso que pudesse criar, pela sua posição oficial, para socorrer a população flagelada. No meio de tanta perturbação, a têmpera rígida e a calma do General Couto de Magalhães foram sempre inalteráveis; atendeu outros ramos de administração e, tanto quanto possível, deixou em boas condições a Província de Mato Grosso.
É considerado o fundador da cidade de Várzea Grande, por seus relevantes serviços durante seu comando da província de Mato Grosso.
Dr. José Vieira Couto de Magalhães, morreu no Rio de Janeiro no dia 14 de setembro de 1898, aos 61 anos.
—

Arquivos JB News 10 Anos
Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.
Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.
Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.
“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.
Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.
“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.
Michelle Carla Costa
-
Economia3 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
POLITICA4 dias atrás
Márcia Pinheiro mostra o óbvio: não faz ideia do que está fazendo
-
Policial5 dias atrás
Três criminosos responsáveis pela chacina que vitimou 4 pessoas são mortos em troca de tiros com a polícia em Nova Monte Verde-MT
-
Geral3 dias atrás
Mulher invade escola em Várzea Grande e agride aluna a pauladas
-
Policial3 dias atrás
Polícia identifica os 3 mortos envolvidos no assassinato de 4 pessoas em Nova Monte Verde
-
POLITICA6 dias atrás
Com pecha de “traidor e ingrato” vídeo de Fávaro dizendo estar do lado e fechado com o presidente Bolsonaro vira “meme” nas redes sociais
-
POLITICA4 dias atrás
Secretário geral do PSD avisa Fávaro que ele esta sozinho na esquerda, e que vai acompanhar a reeleição de Mauro Mendes, Bolsonaro e Weligton Fagundes
-
Saúde5 dias atrás
Prefeitura de Várzea Grande abre pré-cadastro da vacina contra Covid-19 para crianças de 3 e 4 anos