CUIABÁ
Câmara aprova mudanças na Junta Administrativa de Regularização de Infrações

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou nesta quinta-feira (10), em regime de urgência, projeto de lei de autoria do Executivo que cria a nova Junta Administrativa de Regularização de Infrações (JARI). Trata-se do órgão responsável pelo julgamento de recursos de multas de trânsito. Agora, o projeto de lei será encaminhado ao Executivo para sanção.
Pela proposta, serão criadas três turmas de julgamento, composta por sete membros. Cada turma de julgamento poderá realizar quatro reuniões mensais. Assim, os recursos de multas de trânsito poderão ser julgados com mais celeridade.
O texto da lei, aprovado com 21 votos favoráveis, reduz gastos mensais em até R$ 62.978,94 (sessenta e dois mil, novecentos e setenta e oito reais e noventa e quatro centavos), culminando assim numa redução anual superior a R$ 500 mil.
Uma das justificativas do Executivo é que a alteração da composição é necessária para a modernização e otimização do serviço público prestado, além da melhor racionalização dos recursos públicos.
#PraCegoVer
A matéria é ilustrada com a imagem do prédio do Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. Também é destacada a Praça Alencastro, com a circulação de populares.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

CUIABÁ
Vereadora celebra adesão popular em primeira ação social do ano

Da Assessoria – Vereadora Katiuscia Manteli
Centenas de famílias aproveitaram uma manhã diferente neste sábado (26) com o “Gabinete em Movimento”, uma iniciativa da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), realizada na Escola Estadual Gustavo Kulman, bairro Jardim Vitória, em Cuiabá. Eles puderam aproveitar os serviços gratuitos de saúde, cidadania, assessoria jurídica, procedimentos de beleza, recreação infantil entre outros. 
Pessoas como o casal Josiane Leite e Joaci Santos, eles moram com os cinco filhos e a mãe de Josiane no Jardim Florianópolis, bairro vizinho à ação. Dois dos meninos estudam na unidade e ficaram sabendo da iniciativa pelo grupo da escola. A família compareceu em peso, aproveitando para se inscrever em cursos, cortar o cabelo, receber atendimento médico, psicológico e de beleza. 
“A gente cuida tanto, tanto, tanto das pessoas. E esquece da gente, né? E hoje eu tô aqui aproveitando que é a semana do meu aniversário. Fazendo a limpeza de pele, e o encaminhamento ao médico que eu preciso.”, contou Josiane. 
Judite Cristina da Oliveira, mora na mesma rua da escola, trouxe os filhos e chamou até o irmão que reside na comunidade Rio dos Peixes. Eles comemoraram a centralização dos serviços num mesmo local. Pois conseguiram cortar os cabelos, fazer as unhas, participar da recreação e solicitar informações sobre emissão de documentos. 
Geisiane Santos Lemos, cozinheira da unidade escolar, foi atendida pela Secretaria Municipal da Mulher. Ficou sabendo do evento pelo grupo de whatsapp do bairro, e já foi até o projeto focada neste atendimento. 
“Minha expectativa é arrumar um emprego para o meio período que estou em casa, e me inscrever em um curso de marketing. Porque quero empreender e vou precisar desse conhecimento, porque hoje em dia tudo está envolvendo a rede social. Então a gente precisa fazer um bom trabalho. Se eu não me profissionalizar nessa área, eu não vou conseguir vender meu produto.”, contou. 
A vereadora Katiuscia que conta um histórico de iniciativas sociais, afirmou que o projeto ‘Gabinete em Movimento nasceu da vontade de levar os serviços da prefeitura e de diversos parceiros diretamente à população, especialmente àqueles que mais precisam.  A iniciativa deve ser realizada uma vez ao mês. 
“Ver a comunidade do Jardim Vitória abraçar essa iniciativa e aproveitar cada serviço oferecido nos enche de alegria e nos motiva a continuar trabalhando nesse formato. A escola, que é um espaço da comunidade, se transformou em um centro de cidadania por um dia, e isso é muito gratificante. Agradeço a todos os parceiros, à prefeitura, ao deputado Max Russi e a todos que tornaram esse dia possível.”, celebrou 
Parcerias
A iniciativa da vereadora Katiuscia Manteli (PSB), em parceria com a própria Prefeitura de Cuiabá o deputado estadual Max Russi (PSB), e contou com a adesão dos programas Escola Aberta (da Prefeitura Municipal) e Escola da Família (do Governo do Estado), neste último Katiuscia foi convidada a ser madrinha da EE Gustavo Kulman,  pelo vice-governador, Otaviano Pivetta, o que motivou a escolha da unidade. 
O prefeito Abilio Brunini (PL) esteve no evento e elogiou: “O povo tem que ocupar as escolas. A população tem que usar. É muito importante saber que tem equipamentos como esse, por exemplo, que podem estar à disposição da sociedade no final de semana. Eu acho que é uma forma de incluir a sociedade no ambiente escolar. Isso é muito importante.”
A fala foi endossada pela titular da secretaria da Mulher, Hadassa Suzannah. “A escola é da comunidade, ficamos felizes em ver que as pessoas que estão precisando dos serviços, estão realmente aderindo à inciativa”. 
O secretário de Esportes e Lazer, Jefferson Neves reforçou a importância dos vereadores, para fazer a política de ocupação dos espaços públicos acontecer. 
“Em várias regiões da cidade, o único espaço de lazer que essa comunidade tem é o quadro da escola e isso ficava fechado no final de semana. Agora, aquele menino que tem uma bolinha em casa, ao invés de ficar no telefone, ele pega a bolinha dele e vai brincar na quadra da escola, que vai estar lá em um ambiente seguro.”
São parceiros e apoiadores do Gabinete em Movimento, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso,  Assembleia Legislativa de Mato Grosso (Secretaria de Integração Social e Cidadania), Governo do Estado de Mato Grosso, Prefeitura de Cuiabá (Secretaria Municipal da Mulher, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Secretaria Municipal de Cultura) Faculdade Fasipe Cuiabá, Associação Mato-grossense Amigos Motivados pelo Amor e Respeito ao Próximo (AMAR/MT), Associação Mato-grossense de Deficientes (AMDE), Racco, Movido Açaí, Projeto Semeando Alegria, Força Jovem, Uniasselvi, Fit Mind, Cacal UFMT, e outros.
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT
-
Entretenimento7 dias atrás
World Creativity Day 2025 encerra a sua programação no Rio de Janeiro com uma performance imersiva que une tecnologia, arte e natureza
-
Policial4 dias atrás
Ex-servidor mandou matar enteada após descobrir mensagens entre a namorada e o ex-marido
-
Economia7 dias atrás
Carne bovina responde por 90% do faturamento das exportações de Mato Grosso no 1º trimestre
-
Internacional4 dias atrás
Decreto de Paulo Protásio encerra o World Creativity Day 2025 com visão de liderança global em sustentabilidade
-
Policial4 dias atrás
Servidor do Estado é exonerado do cargo após ser detido por envolvimento na morte de sua enteada em Cuiabá
-
Policial3 dias atrás
“Mãe mandou matar filha por não aceitar filha ser lésbica”, diz Ex-servidor preso por assassinato
-
Destaque4 dias atrás
Presidente do Einstein afirma que Hospital Central de MT deve priorizar contratação local:” Previsão de 1.600 funcionários”
-
Cidades5 dias atrás
Vereador Samir promete solução e não descarta mudança de comando