Economia
Câmara aprova MP que dispensa perícia para pedir auxílio-doença


A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (2) uma Medida Provisória que dispensa a perícia médica em caso de demora no agendamento a quem solicitar o recebimento do auxílio-doença. O benefício é concedido por incapacidade temporária e poderá ser liberado apenas com análise documental.
Agora, o texto segue para o Senado. Para se adaptar à medida, que já está em vigor, o governo editou uma portaria no fim do mês passado. Com isso, os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que esperam há mais de 30 dias para passar por perícia já podem cadastrar a documentação médica pelo aplicativo ou site Meu INSS e ter o atestado ou laudo avaliado pelo perito médico federal.
Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o perfil geral do Portal iG
Hoje, 1,92 milhão de pessoas precisam passar pelo exame em todo país. Segundo o texto aprovado, um ato do Ministério do Trabalho e Previdência definirá as condições para a dispensa do exame, quando a concessão ou não do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita apenas à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos. O modelo já foi usado em 2020 e 2021 por causa das restrições da pandemia.
A MP foi aprovada com algumas mudanças incluídas pelo relator Silas Câmara (Republicanos-AM).
A medida permite a realização de perícia médica de forma remota e permite ao INSS celebrar parcerias para a realização de avaliações sociais, a fim de ampliar o atendimento às pessoas com deficiência.
O texto prevê ainda que quem recebe auxílio-acidente deverá fazer revisão periódica com exame médico pericial, sob pena de perder a indenização. A avaliação, contudo, pode ser feita de forma remota.
Mais cedo, a Câmara também aprovou outra Medida Provisória que estabelece um “roteiro” de ações que podem ser tomadas em caso de calamidade pública, incluindo a redução de salário e jornada, como foi autorizado durante a pandemia de Covid-19.
Essa outra proposta autoriza o saque-calamidade do FGTS, a antecipação do abono salarial e o aumento de parcelas do seguro-desemprego.
Também será possível facilitar o teletrabalho, antecipar férias e feriados e adotar a redução proporcional de jornada de trabalho e salário ou suspensão temporária do contrato.
Fonte: IG ECONOMIA

Economia
10 dicas para se sair bem na dinâmica em grupo


Saiba como se preparar para essa fase do processo seletivo
Por Eco Editorial
A dinâmica em grupo é a etapa do processo seletivo em que os candidatos interagem uns com os outros para desenvolver determinadas tarefas em equipe. Esse tipo de teste costuma ser muito cobrado, por isso, é fundamental estar preparado para ele. Confira a seguir 10 dicas para se sair bem e garantir uma vaga.
Invista na carreira profissional que você gosta
1. Conheça a empresa
Procure se informar sobre a empresa e a vaga antes de iniciar a dinâmica. Pode haver perguntas sobre isso.
2. Preste atenção ao vestuário
Procure descobrir como as pessoas nessa empresa se vestem. Na dúvida, opte por roupas clássicas.
3. Seja você
Não tente fingir o que você não é, buscando “acertar” qual é o perfil desejado para a vaga. Os profissionais da seleção costumam saber quando alguém está fingindo. Seja autêntico!
4. Fale o essencial
Não fale demais, tentando “roubar” o tempo dos outros ou interrompê-los o tempo todo. Mas também não fique quieto demais. Apresente e defenda as suas ideias.
Entenda a importância da inteligência emocional no trabalho
5. Faça parte do grupo
Participe ativamente das atividades em grupo, dando ideias e colaborando com os demais.
6. Cuidado com as gírias
Não use gírias e palavrões. Evite vícios de linguagem , como o excesso de gerúndio.
7. Escute com atenção
Para não repetir o que já foi dito, escute com atenção os demais candidatos.
8. Preste atenção na explicação do recrutador
Atente-se à explicação do recrutador. Há várias atividades que avaliam justamente a atenção do candidato.
Saiba como se comportar nas entrevistas e evite gafes
9. Seja pontual
Chegue 15 minutos antes do início da dinâmica.
10. Deixe a timidez de lado
Por mais que você seja tímido e não goste de participar de dinâmicas em grupo , entenda que em algum momento vai ter que passar por isso. Apenas faça o seu melhor e lute pela vaga desejada.
Confira mais dicas de carreira na revista ‘Sim, você pode!’
Fonte: IG ECONOMIA
-
Economia5 dias atrás
Mato Grosso é o estado brasileiro com maior crescimento econômico em 2022
-
Geral5 dias atrás
Mulher invade escola em Várzea Grande e agride aluna a pauladas
-
POLITICA6 dias atrás
Márcia Pinheiro mostra o óbvio: não faz ideia do que está fazendo
-
Policial6 dias atrás
Polícia identifica os 3 mortos envolvidos no assassinato de 4 pessoas em Nova Monte Verde
-
Destaque4 dias atrás
“Nossa meta é viabilizar a construção de 40 mil casas populares nos próximos quatro anos” afirma governador Mauro Mendes
-
POLITICA7 dias atrás
Secretário geral do PSD avisa Fávaro que ele esta sozinho na esquerda, e que vai acompanhar a reeleição de Mauro Mendes, Bolsonaro e Weligton Fagundes
-
Policial6 dias atrás
Maconha é apreendida na BR 364 em Rondonópolis
-
Policial2 dias atrás
Jovem é assassinado em Cuiabá após decidir trocar de facção crimosa