Turismo

Brasil sediará edição de 20 anos da reunião anual do GARA com foco na prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Publicados

em

A proteção de crianças e adolescentes estará no centro dos debates entre os dias 2 e 5 de junho, em Foz do Iguaçu (PR), durante o II Encontro de Turismo Responsável, que contempla a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA). Neste ano, o encontro acontece no Brasil e reunirá líderes, especialistas e representantes atuantes na defesa da infância e na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes no setor de turismo.

A edição em solo brasileiro também marcará um momento histórico: os 20 anos de atuação do GARA na promoção de um turismo protetor da infância.

“Temos o compromisso de fazer do setor turístico um ambiente seguro para todos — mas, principalmente, para as crianças e adolescentes que devem crescer livres, protegidos e com seus direitos plenamente respeitados, onde quer que estejam. Esse é um assunto prioritário para nós”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Formado por 15 países da América Latina e do Caribe, além do Brasil, o GARA reúne Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Juntos, esses países integram uma plataforma estratégica de cooperação para desenvolver e compartilhar políticas públicas, ações preventivas e estratégias de enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo.

Leia Também:  Roteiro de visita técnica em locais turísticos é aprovado pela CICT

Com esse compromisso, o Ministério do Turismo é membro ativo do GARA e participa de forma contínua dos encontros, apresentando iniciativas voltadas ao turismo responsável e sustentável. Entre as principais ações está a promoção do Código de Conduta Brasil, uma ferramenta de adesão voluntária para empresas e profissionais do setor turístico, que orienta sobre como prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, destacou que o turismo responsável é um compromisso coletivo. “Ao estimular a adesão ao Código de Conduta Brasil, fortalecemos uma rede de proteção forte, que envolve empresários, profissionais e toda a cadeia do setor. Nosso objetivo é claro: garantir que o turismo brasileiro seja não apenas um motor de desenvolvimento, mas também um espaço seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”.

A adesão ao Código exige que o interessado esteja registrado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e firme um termo de compromisso com a causa. A proposta é sensibilizar e capacitar empresários, funcionários e colaboradores para que se tornem agentes ativos na proteção dos direitos de crianças e adolescentes no turismo.

Leia Também:  Atenção! Ministério do Turismo oferta mais 1.910 vagas nos cursos com a parceria do SENAC

CIDADE-SEDE – A escolha de Foz do Iguaçu como sede da reunião reforça o caráter simbólico e estratégico do evento. Localizada na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade será o cenário ideal de integração internacional para reafirmar o compromisso dos países em promover ações integradas voltadas ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes no turismo

Além dos debates da 18ª Reunião Anual, a programação inclui uma Oficina de Planejamento, voltada ao fortalecimento das articulações regionais e à definição da estratégia para os próximos anos.

por Fábio Marques

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:

Turismo

Inscrições para o Feirão do Turismo “Conheça o Brasil” encerram hoje

Publicados

em

Por

Agências de viagens e operadoras de turismo têm até esta quinta-feira (12.06), para se inscrever na 2ª edição do Feirão do Turismo “Conheça o Brasil”, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur). A iniciativa busca impulsionar o setor com ofertas promocionais e maior visibilidade para os participantes, além de contribuir para o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o segmento.

Conhecido como a “Black Friday do Turismo Nacional”, o Feirão será realizado de 21 a 23 de agosto, em formato presencial, no Complexo Anhembi, em São Paulo (SP), de forma simultânea ao Salão Nacional do Turismo. Também haverá uma versão online, entre os dias 21 e 27 de agosto, com ofertas divulgadas nas plataformas digitais das empresas participantes.

OPORTUNIDADE – Ao participar do Feirão, as empresas ganham destaque tanto no espaço físico quanto nas plataformas digitais, ampliando o alcance de seus produtos e serviços.

– Vagas limitadas e estratégicas: Serão oferecidas 60 vagas para o evento presencial, sendo 50 destinadas a micro, pequenas e médias empresas e empreendedores individuais, e 10 para grandes empresas. A seleção obedecerá critérios técnicos como tempo de atuação, materiais promocionais, parcerias com o setor público e ações voltadas à diversidade.

Leia Também:  Quatro dias de folga? É hora de cair na estrada e descobrir o Brasil

– Negócios na baixa temporada: O Feirão ocorre em um período estratégico, oferecendo uma oportunidade ideal para comercialização de pacotes turísticos com descontos e condições exclusivas.

– Apoio do MTur: Para os empreendimentos de pequeno e médio porte, a montagem da estrutura física será custeada pelo Ministério do Turismo, reforçando o incentivo à participação desses públicos.

QUEM PODE PARTICIPAR? – Podem se inscrever agências de viagens e operadoras de turismo devidamente cadastradas no Cadastur. As empresas interessadas também podem optar pela participação exclusiva no formato virtual, desde que cumpram os critérios estabelecidos no edital.

 A ação está alinhada às diretrizes do Plano Nacional do Turismo 2024-2027, que prevê ações estratégicas para impulsionar o turismo doméstico, gerar emprego e renda, e ampliar o acesso da população brasileira aos destinos turísticos.

Não perca esta oportunidade de posicionar sua empresa entre os principais players do turismo nacional, com o apoio MTur. Clique aqui e inscreva-se agora!

Por Lívia Albernaz

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Leia Também:  Governo lança pesquisa de qualidade dos serviços de atrativos turísticos de MT

Fonte: Ministério do Turismo

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA