Arquivos JB News 10 Anos

Brasil registra mais de 30 mil novos casos de câncer de pulmão em 2019

Publicados

em

 

 

O país teve queda no número de fumantes, mas a cada dia, surgem novos casos de câncer relacionados ao uso elevado de tabaco

Hoje (29) é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e tem como intuito conscientizar os danos pelo uso excessivo de tabaco, que já são amplamente divulgados para a população brasileira, como identificado pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). O órgão evidenciou uma redução de 40% no hábito de fumar no país. Atualmente, a população fumante representa 9,3% dos brasileiros.

Contudo, o número de doenças relacionadas ao uso de tabaco vem aumentando gradativamente, somente em 2019 o Brasil possui estimados 31.270 novos casos de câncer de pulmão. De acordo com o cirurgião torácico da Clínica Oncolog, Marcelo Borges, a maior parte dos casos identificados poderiam ser evitados com a redução do uso de tabaco.

“Conseguimos perceber uma redução do número de pessoas fumando, mas o risco permanece elevado por até 20 anos após a interrupção do uso de tabaco. A taxa de mortalidade é alta porque a maioria dos casos são descobertos em fase bem avançada, o que possibilita apenas um tratamento paliativo e de redução de danos”, afirma.

Leia Também:  Audiência para debater o transporte público acontecerá no dia 19 de dezembro

Para 2020, estima-se mais de 1,7 milhão de óbitos por câncer de pulmão em todo o mundo. Na região Centro-Oeste em 2018, esse tipo de câncer representou para os homens, a primeira causa de óbito e o segundo mais frequente. Os danos ao organismo também são encontrados no uso abusivo de narguilés e cigarros eletrônicos.

De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM) uma hora de uso de narguilé equivale a nicotina de 100 cigarros. Além disso, o CFM faz alerta para as pessoas que utilizam cigarro eletrônico com o objetivo de parar de fumar, observa-se que o hábito é retornado e não paralisado.

“Com o avanço da tecnologia podemos observar uma reinvenção da indústria vendedora de produtos prejudiciais à saúde em nossa  sociedade. Ele aparece de formas consideradas mais sutis, mas que são tão prejudiciais quanto. As pessoas inalam na expectativa que não faz mal e com isso acabam desenvolvendo as mesma patologias relacionadas ao uso de tabaco, é o caso do Narguilé e do cigarro, eletrotrico ”, afirma Marcelo.

Leia Também:  Atraso na execução do programa Luz para Todos preocupa os gestores municipais

Em alusão à data de hoje, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lança um estudo sobre a epidemia do tabaco no Brasil a partir da pesquisa realizada pela Divisão de Pesquisa Populacional do Instituto. O estudo que tem objetivo de descrever as tendências da taxa de mortalidade de câncer de pulmão de 1980 a 2017, evidenciou que somente em 2017, foram registrados 27.931 óbitos resultantes dessa doença no Brasil.

O tabagismo não só levam pessoas ao câncer de pulmão, mas também a desenvolve outras doenças como infarto do miocárdio, aneurismas, enfisemas pulmonares, pneumonia, entre outras.

COMENTE ABAIXO:

Arquivos JB News 10 Anos

Kalil Baracat cobra melhorias na pavimentação de bairros

Publicados

em

Por

 

O vereador por Várzea Grande, Kalil Sarat Baracat de Arruda apresentou duas indicações que visam melhorias na pavimentação asfáltica de dois bairros da cidade.

Sua primeira indicação solicita do Poder Executivo Municipal junto à Secretaria de Infraestrutura a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica nas ruas do bairro Jardim Novo Horizonte, em sua totalidade.

Segundo Kalil a proposta é urgente e visa à realização de “tapa buracos” e reparos na pavimentação asfáltica.

“As ruas do bairro em questão encontram-se totalmente esburacadas, quase sem condições de tráfego, provocando pequenas colisões e avarias nos veículos dos que por ali transitam. É tamanha a calamidade em que se encontram as vias que não é possível especificar onde e quão grandes são os buracos. Atender à solicitação daquela comunidade é cumprir com o dever social e zelar pelo bem público e pelos munícipes”, explica o vereador.

Os moradores do bairro Jardim Potiguar também vem passando pelo mesmo problema e dessa forma, Kalil também indicou a necessidade de serviços de tapa buracos e reparos na pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro.

Leia Também:  Jogos dos Conselhos terá finais nesta sexta na Arena Pantanal

“ As ruas Jardim Potiguar estão cheias de buracos com o aumento do fluxo de veículos pela região devido aos desvios das obras da Copa, quase que sem condições de tráfego. Além da falta de conforto e segurança, os buracos deixam o bairro com aspecto feio e mal cuidado desvalorizando os imóveis construídos ali. Dezenas de colisões com prejuízos financeiros e lesões físicas são registradas todos os dias naquele local”, disse Kalil Baracat.

 

Michelle Carla Costa

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA