POLITICA

Botelho afirma que mercadinhos vão continuar nos presídios de MT, mas com fiscalização rígida

Publicados

em

JB News

Por Alisson Gonçalves

Em entrevista à imprensa, na manhã desta quarta-feira, 08, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, afirmou que os mercadinhos vão continuar nas unidades prisionais do Estado, mas com fiscalização mais rigorosa.

O projeto de lei, que visa a manutenção das cantinas nos presídios, foi discutido e aprovado após uma reunião que envolveu representantes do Executivo, do Judiciário e do Sindicato dos Policiais Penais.

Botelho destacou que, após uma ampla discussão, foi possível chegar a um consenso para garantir a continuidade dos mercadinhos com maior controle.

“Fizemos uma ampla discussão, ouvimos todos os lados e fechamos uma redação que vamos levar ao plenário. A questão mais polêmica foi a das cantinas. Havia um conflito de opiniões entre o Executivo, o Sindicato dos Policiais Penais e o Judiciário. Agora, definimos que apenas produtos que não são fornecidos pelo Estado poderão ser comercializados, e o preço deve seguir o padrão dos comércios em geral”, afirmou.

A nova legislação também proíbe a venda de produtos supérfluos, como bebidas alcoólicas e carnes, nos mercadinhos prisionais.

Leia Também:  “É um escândalo desumano, entregaram nota fria e sacaram dinheiro”, afirma chefe da Casa Civil

A fiscalização será rigorosa, com a supervisão diária das atividades, tanto pela entrada e venda dos produtos quanto pelo controle de preços, para evitar abusos e exploração.

“Tudo será auditado diariamente, garantindo total transparência”, acrescentou Botelho, destacando que o controle será feito por um grupo formado por representantes do Ministério Público e do Judiciário.

O desembargador Orlando Perri, presente na discussão, ressaltou a importância das cantinas para o sistema prisional, afirmando que a manutenção desses espaços ajuda a atender as demandas que não são cobertas pela administração penitenciária.

Ele também garantiu que a fiscalização rigorosa impedirá a infiltração das facções criminosas nos presídios.

“Desde que a fiscalização seja efetiva, podemos combater as facções e evitar a criação de mercados ilegais dentro das celas”, concluiu Perri.

Além disso, o projeto de lei estabelece outras medidas de controle nas unidades prisionais, como a proibição do uso de celulares, até mesmo pelos policiais penais, e o endurecimento das regras para as visitas íntimas.

Segundo Botelho, o objetivo principal é dificultar a comunicação e a organização das facções criminosas dentro do sistema penitenciário.

Leia Também:  Jornalista preso em Peixoto de Azevedo era informante da facção diz policia

O projeto agora segue para o plenário da Assembleia Legislativa para votação.

COMENTE ABAIXO:

Cidades

Mensagens de familiares e amigos marcam sepultamento do presidente da Câmara de Sorriso,

Publicados

em

Por

JB News

Por Nayara Cristina

 

O vereador e presidente da Câmara municipal da cidade de Sorriso, Gerson Bicego, faleceu neste sábado vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele tinha 54 anos de idade.

O vereador foi internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo, e foi induzido ao coma após a descoberta de um inchaço e sangramento cerebral. O quadro de Gerson era de emergência e ele necessitava de realizar uma cirurgia de risco. Mas devido ao grave quadro, a cirurgia não pode ser realizada, e ele veio a falecer as 05h da manhã deste sábado.

Gerson era professor por formação, e exerceu por oito anos o cargo de vice-prefeito do município de Sorriso. Durante o seu sepultamento amigos e familiares expressaram seus carinhos na despedida. Um Helicóptero sobrevoou derramando lembranças e flores ao ultimo adeus.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Vídeo mostra Policial Federal correndo atrás de Valdir Teis que tentava rasgar cheques no momento de sua prisão
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA