Estadual

Bombeiros militares resgatam arara-canindé encontrada com ferimentos na asa em condomínio residencial

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou, na manhã desta quinta-feira (18.9), a captura de uma arara-canindé ferida, encontrada em um condomínio em Lucas do Rio Verde (332 km de Cuiabá).

A equipe da 13ª Companhia Independente Bombeiro Militar (13ª CIBM) foi acionada por volta das 10h via 193 para resgatar o animal. No local, os bombeiros constataram que a ave apresentava lesões visíveis em uma das asas, o que restringia seu voo. Os ferimentos indicavam a suspeita de colisão com fiação elétrica.

Como medida de segurança, a equipe da 13ª CIBM realizou a contenção física do animal, garantindo um manejo adequado e transporte seguro. A arara foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para reabilitação.

O Corpo de Bombeiros ressalta que, em casos envolvendo animais silvestres, o cidadão deve entrar em contato pelo 193 solicitando auxílio e, em nenhuma hipótese, deve tentar capturar o animal de forma indevida.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Polícia Civil prende segundo envolvido em latrocínio que vitimou professor em Tangará da Serra

Estadual

Corpo de Bombeiros combate 12 incêndios florestais nesta quinta-feira (18)

Publicados

em

Por

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CMMT) combate, nesta quinta-feira (18.9), 12 incêndios florestais em diversas regiões do estado e mantém controlados outros 21 focos, nas últimas 24 horas.

Os focos ativos, que estão controlados e não apresentam risco imediato de propagação por estarem contidos dentro de um perímetro seguro, localizam-se nos seguintes municípios: Rondolândia, com seis focos em monitoramento; Pontes e Lacerda, com cinco focos monitorados; Vila Bela da Santíssima Trindade, com quatro focos e Porto Esperidião, com dois. Além disso, são monitorados os focos em Nova Ubiratã, Figueirópolis D’Oeste, Comodoro e Guarantã do Norte.

As equipes seguem atuando no controle dos incêndios em Santo Antônio de Leverger e em Barra do Garças, onde há dois focos ativos em cada município. No Parque Estadual da Serra Azul e na região da Serra do Roncador, no município de Barra do Garças, os incêndios foram controlados e as equipes seguem em combate aos focos remanescentes. As áreas seguem sendo monitorados pelas equipes em campo e pela Sala de Situação.

Os bombeiros combatem ainda incêndios nas regiões Chapada dos Guimarães, Tesouro, Planalto da Serra, Paranatinga, Novo Santo Antônio, São Felix do Araguaia, Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade.

O combate aos incêndios conta com equipes atuando diretamente no campo, com o apoio de máquinas pesadas, caminhões-pipa, aeronaves e helicópteros, que compõem a estrutura disponível para reforçar o enfrentamento das chamas. As operações seguem de forma contínua, com foco no controle dos focos ativos e na proteção de vidas, propriedades rurais e do meio ambiente.

As ações contam com o apoio do Grupo de Aviação Bombeiro Militar (GAvBM), da Defesa Civil do Estado e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além da Polícia Militar, que atuam de forma integrada para garantir uma resposta rápida e eficaz às ocorrências.

Monitoramento

O Corpo de Bombeiros Militar também realiza o monitoramento de 58 focos de calor ativos em todo o estado, incluindo os que estão em combate e controlados. Desse total, 39 são incêndios florestais e outros 19 focos restantes correspondem a queimadas irregulares. Nas terras indígenas, são registrados 6 eventos de fogo.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros resgata enxame de abelhas que estava em frente a residência

As ocorrências em terras indígenas incluem: a Terra Indígena Zoro, em Rondolândia, Terra Indígena Roosevelt, em Rondolândia, na Terra Indígena Parque Indígena do Xingu, localizados nos municípios de Paranatinga e Nova Ubiratã e na Terra Indígena Areões, em Nova Nazaré.

No caso de áreas indígenas, o combate deve ser feito por órgãos do Governo Federal, já que o Estado não possui autorização para atuar. Até o momento, o Corpo de Bombeiros Militar não foi acionado.

Fiscalização – Operação Infravermelho

Os outros 19 focos de calor decorrentes do uso irregular do fogo estão sendo fiscalizados no âmbito da Operação Infravermelho, cujo monitoramento é realizado a partir da Sala de Situação Central, instalada no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá.

Com apoio de imagens de satélite e outras tecnologias, a operação tem como objetivo identificar de forma antecipada áreas com risco de incêndio florestal ou onde o fogo já tenha sido iniciado de maneira ilegal, atuando tanto na prevenção quanto na responsabilização dos infratores.

Incêndios extintos

Desde o início do período proibitivo do uso do fogo em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar já atuou na extinção de 207 incêndios.

Os municípios são: Acorizal, Água Boa, Alta Floresta, Alto Araguaia, Alto Boa Vista, Alto Paraguai, Alto Taquari, Apiacás, Araguaiana, Aripuanã, Barra do Bugres, Barra do Garças, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Cáceres, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Canarana, Chapada dos Guimarães, Cláudia, Cocalinho, Colíder, Colniza, Comodoro, Confresa, Conquista D’Oeste, Cotriguaçu, Cuiabá, Denise, Diamantino, Feliz Natal, Figueirópolis do Oeste, Gaúcha do Norte, General Carneiro, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Itaúba, Jaciara, Jauru, Juara, Juscimeira, Juína, Lucas do Rio Verde, Luciara, Marcelândia, Matupá, Nossa Senhora do Livramento, Nova Bandeirantes, Nova Brasilândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Maringá, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Mundo, Novo Santo Antônio, Novo São Joaquim, Paranatinga, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Poconé, Pontal do Araguaia, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rondonópolis, Rosário Oeste, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Afonso, Santo Antônio de Leverger, Santo Antônio do Leste, São Félix do Araguaia, São José do Povo, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sapezal, Serra Nova Dourada, Sinop, Sorriso, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte, Tesouro, Torixoréu, União do Sul, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

Leia Também:  Desenvolve MT e Prefeitura de Campo Novo do Parecis firmam parceria para oferta de crédito de até R$ 1,5 milhão para empresários do município

Focos de calor

Em Mato Grosso, foram registrados 39 focos de calor nas últimas 24 horas, conforme última checagem às 17h, no Programa BDQueimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Destes, 19 são na Amazônia e 20 no Cerrado. Os dados são do Satélite de Referência (Aqua Tarde).

É importante destacar que um foco de calor isolado não caracteriza, por si só, um incêndio florestal. No entanto, um incêndio florestal geralmente envolve o acúmulo de diversos focos de calor em uma mesma área.

Proibição do uso do fogo

O CBMMT reforça o alerta à população sobre a proibição do uso de fogo para limpeza e manejo de áreas rurais em Mato Grosso. De 1º de junho até 31 de dezembro está proibido o uso do fogo no Pantanal. Nas regiões da Amazônia e do Cerrado, o período proibitivo teve início em 1º de julho e vai até 30 de novembro. Já nas áreas urbanas, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Em caso de qualquer indício de incêndio florestal, a orientação é que a denúncia seja feita imediatamente pelos números 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA