Estadual

Bombeiros militares realizam verificação de segurança em edifício residencial após princípio de incêndio em ar-condicionado

Publicados

em

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na noite deste sábado (02.11) para atender uma ocorrência de incêndio em um edifício residencial localizado na Avenida Joaquim de Oliveira, no bairro Vila Aurora em Rondonópolis (212 km de Cuiabá).

As equipes do 3º Batalhão Bombeiro Militar (3º BBM) se deslocaram rapidamente ao endereço e, ao chegarem, foram abordadas pelos moradores, que relataram que já haviam evacuado parte do edifício e conseguido controlar e extinguir o princípio de incêndio que ocorreu em um ar-condicionado de um apartamento do 10º andar.

Os moradores afirmaram que fizeram o uso de aproximadamente cinco extintores de incêndio para conter as chamas do ar-condicionado, que havia sido instalado no dia anterior por um profissional.

As equipes do 3º BBM entraram no edifício utilizando uma escada e, ao acessar o interior, constataram a presença de muita fumaça. Foram realizadas varreduras no apartamento, e todas as janelas foram abertas para facilitar a saída da fumaça. A chave geral do apartamento também foi desligada.

Leia Também:  "É um ganho extraordinário para os negócios e o turismo de MT", afirma governador

No local, foi verificado que o ar-condicionado, uma mesa e uma porta foram queimados. Após o atendimento, os bombeiros forneceram as devidas orientações aos moradores sobre segurança e prevenção.

Não houve registro de vítimas durante a ocorrência.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:

Estadual

Projeto apoiado pela Sefaz conquista 1º lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Publicados

em

Por

O Teca Game, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) com apoio da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso (Sefaz-MT), alcançou o topo na categoria Tecnologia do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024 e recebeu o valor de R$ 5 mil pelo 1º lugar. A Sefaz prestou assessoria técnica ao projeto, fortalecendo sua inscrição e execução.

O secretário adjunto de Projetos Estratégicos, Vinícius Simioni, celebrou o reconhecimento da iniciativa que, segundo ele, contribui e inspira a unidade a buscar, identificar e apoiar mais projetos que impulsionem soluções inovadoras e impactantes no estado.

“É com imensa alegria e orgulho que celebramos a conquista da professora Vanice, do professor Alexandre e da discente Amanda no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2024, promovido pela Febrafite. Essa vitória é um reconhecimento merecido à dedicação e ao compromisso em transformar a realidade da nossa sociedade por meio do fortalecimento da cidadania fiscal. O projeto premiado reflete competência, criatividade e inovação ao integrar de forma brilhante esses valores em um jogo educativo. Parabéns aos envolvidos por este exemplo de excelência e inspiração!”, declarou o adjunto.

Leia Também:  Seduc-MT realizará dia de palestras sobre combate ao abuso e à exploração sexual

Desenvolvido sob a coordenação da professora Dra. Vanice Canuto Cunha, do Instituto de Computação, e do professor Dr. Alexandre Magno de Melo Faria, da Faculdade de Economia, com a colaboração da aluna Amanda Kaziuk Pereira, o jogo educativo busca sensibilizar crianças e adolescentes sobre a importância da cidadania fiscal e do uso responsável dos recursos públicos.

“Nem acreditei que podíamos chegar na final, e ainda por cima ser 1º lugar com tanta gente boa concorrendo. Foi uma surpresa e tanto! Ficamos muito felizes por esse reconhecimento”, comemorou a professora Dra. Vanice.

O jogo, voltado para crianças a partir de 10 anos, foi desenvolvido na plataforma GameMaker. A protagonista, Teca (junção de Ternura e ECA, sigla do Estatuto da Criança e Adolescente), arrecada moedas em cada fase para ajudar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atendem crianças em situação de vulnerabilidade.

“Criamos o jogo para explicar, de forma lúdica, para onde vão as doações do imposto de renda, despertando a consciência social desde cedo”, explicou a professora Vanice, também coordenadora do projeto de extensão Cuiabá Mais Solidário.

Leia Também:  Operação da Polícia Civil cumpre 21 mandados de buscas contra o tráfico doméstico de drogas em Jaciara 

A vitória do TECA Game reforça o compromisso da UFMT e da Sefaz com a educação fiscal e a formação de cidadãos mais conscientes. O jogo está disponível online e promete inspirar outras iniciativas pelo país. Para jogar, acesse: https://gx.games/pt

Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Promovido pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e parceiros, o prêmio reconhece iniciativas que promovem o aprendizado sobre a função social dos tributos e a aplicação correta dos recursos públicos. O evento destacou projetos inovadores que fomentam a cidadania fiscal, premiando iniciativas nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. A cerimônia de 2024 foi realizada no auditório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e reuniu os finalistas das quatro categorias, autoridades e parceiros.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

POLÍTICA

POLICIAL

MAIS LIDAS DA SEMANA