AGRONEGÓCIOS
Barretos se prepara para o maior rodeio na América Latina
Barretos (425 km da capital, São Paulo) se prepara para receber, a partir da próxima quinta-feira (21.08) a 70ª edição da Festa do Peão, maior evento do gênero na América Latina e um dos mais relevantes do calendário cultural e econômico do Brasil. A expectativa da organização é atrair cerca de 900 mil visitantes ao longo dos 11 dias, com impacto econômico estimado em R$ 1 bilhão, considerando hospedagem, alimentação, transporte, turismo, comércio e contratações temporárias.
A programação reúne mais de 100 atrações musicais distribuídas entre o Estádio de Rodeios, o Palco Amanhecer, o Barretão Elétrico e o espaço do Camping. O pontapé inicial será no dia 21, com Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinícius e Guilherme & Santiago no palco principal, além de shows paralelos em outros ambientes. Ao longo da festa, nomes como Ana Castela — embaixadora da edição —, Jorge & Mateus, Chitãozinho & Xororó, Leonardo, Maiara & Maraisa, Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone e Zé Neto & Cristiano dividirão o palco com artistas consagrados e novas apostas da música sertaneja e do forró.
Além da música, o rodeio segue como o coração do evento. A arena receberá competições nas modalidades montaria em touros, cutiano e provas cronometradas, reunindo competidores de vários países. A final do rodeio está marcada para 31 de agosto. A festa também mantém tradições como a Queima do Alho, marcada para o dia 24, reunindo comitivas que preparam pratos típicos do sertão, e apresentações culturais que valorizam a herança boiadeira.
De acordo com a organização, a infraestrutura foi reforçada para receber o público recorde. Serão milhares de vagas de estacionamento, reforço na segurança, posto médico avançado, áreas de descanso e ampliação da rede de alimentação. A rede hoteleira da cidade e de municípios vizinhos já opera próxima da lotação máxima, e o turismo rural também deve ganhar fôlego.
Segundo dados da Associação Os Independentes, responsável pelo evento, mais de 70% do público vem de fora do estado de São Paulo, e cerca de 20% são turistas internacionais, o que reforça o peso da festa como vitrine do agronegócio, da música e da cultura sertaneja brasileira. “Barretos é muito mais que uma festa: é um motor econômico e cultural que preserva tradições e projeta nossa cultura para o mundo”, afirma a organização.
Serviço
70ª Festa do Peão de Barretos
Data: 21 a 31 de agosto de 2025
Local: Parque do Peão – Barretos (SP)
Ingressos: Disponíveis no site oficial www.independentes.com.br
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIOS
Rural Show projeta novo salto em negócios e reforça avanço do agro
A cidade de Ji-Paraná (373 km da capital, Porto Velho), se prepara para a 13ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que será realizada entre 25 e 30 de maio. A expectativa é de ampliar novamente o volume de negócios e consolidar a feira como uma das principais vitrines do agronegócio na região Norte. Na edição de 2025, o evento movimentou cerca de R$ 3,5 bilhões em negócios, com mais de 270 mil visitantes e cerca de 650 expositores, segundo o governo estadual. Para 2026, a projeção do setor é de crescimento, puxado pela maior demanda por tecnologia, crédito e soluções produtivas no campo.
Realizada em um momento de expansão da fronteira agrícola no Norte, a feira tem ganhado peso não apenas regional, mas também nacional, ao reunir produtores, empresas, instituições financeiras e centros de pesquisa em um ambiente voltado à geração de negócios. A expectativa é de que a edição deste ano mantenha o ritmo de crescimento, impulsionada principalmente por investimentos em mecanização, irrigação e genética animal.
O avanço da Rondônia Rural Show acompanha a própria evolução do agronegócio no Estado. Rondônia vem ampliando sua participação na produção nacional, com destaque para a pecuária de corte e leite, além do crescimento da soja e do milho. Esse movimento tem elevado a demanda por tecnologia e assistência técnica, abrindo espaço para eventos que conectam oferta e demanda dentro do setor.
A feira também se consolida como plataforma de acesso a crédito. Instituições financeiras costumam concentrar no evento o lançamento de linhas de financiamento e condições especiais para aquisição de máquinas, equipamentos e insumos. Em um cenário de maior seletividade no crédito rural, esse tipo de ambiente ganha relevância para o produtor que busca viabilizar investimentos.
Outro eixo do evento é a difusão tecnológica. Empresas e instituições apresentam soluções voltadas ao aumento de produtividade e à redução de custos, com foco em sistemas mais eficientes e adaptados às condições da região Norte. A presença de startups e empresas de inovação tem crescido, refletindo a digitalização do campo.
Além da agricultura e da pecuária, a feira abre espaço para cadeias emergentes e produtos de valor agregado, ampliando as oportunidades para pequenos e médios produtores. A diversidade de expositores e a programação técnica reforçam o caráter de capacitação e atualização profissional do evento.
Serviço
Evento: 13ª Rondônia Rural Show Internacional
Data: 25 a 30 de maio de 2026
Local: Rodovia BR-364, km 333 (11 km de Ji-Paraná, sentido Presidente Médici)
Cidade: Ji-Paraná (RO)
Fonte: Pensar Agro
-
CUIABÁ7 dias atrásHomem é encontrado morto em motel de Cuiabá com sangramento na cabeça; polícia apura circunstâncias
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema milionário de desvio de dinheiro na Prefeitura de Livramento operação mira ex-servidora, empresário, secretário e PM
-
Economia7 dias atrásLIDE e ALMT reúnem Henrique Meirelles, Hamilton Mourão, Aldo Rebelo Max Ruasi e gigantes da política e da economia nacional para discutir o futuro de Mato Grosso em Cuiabá
-
Policial6 dias atrásLíder religioso é condenado por enganar adolescentes e usar religião para cometer crimes sexuais
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Aldo Rebelo critica alta de gastos e impostos por parte do governo federal e diz que Brasil trava seu potencial de crescimento, VEJA O VÍDEO
-
CUIABÁ6 dias atrásPaula Calil diz que Plano Diretor de Abilio segue modelo “estilo Curitiba”, mas alerta: Cuiabá não tem o mesmo clima, transporte de qualidade, estrutura para levar polo ecoindustrial à Guia
-
Economia5 dias atrásEm Cuiabá, Meirelles faz alerta duro sobre guerra, dólar e gastos públicos, defende industrialização como saída para blindar o Brasil “Mato Grosso é o eixo estratégico”
-
Destaque3 dias atrásTJMT abre debate sobre sigilo judicial e convoca imprensa para ajudar a frear escalada da violência contra a mulher em Mato Grosso








