POLITICA
Bancada federal define deputado Medeiros como coordenador de assuntos ligados ao VLT

JB News
Durante a reunião da bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional nesta terça-feira (2), em Brasília, foi definido que o deputado federal José Medeiros (Podemos) será o coordenador dos assuntos referentes ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Cuiabá e Várzea Grande. Na mesma ocasião, o senador Jayme Campos (DEM) foi escalado para coordenar os assuntos ligados a Ferronorte e Ferrogrão e o deputado Dr. Leonardo (Solidariedade) o novo coordenador da bancada no segundo biênio da legislatura (2021/2022).
“Existe interesse da bancada em acompanhar todos os assuntos ligados ao VLT, principalmente a mudança deste modal pelo BRT. A mudança, pleiteada pelo governo de Mato Grosso, precisa do aval de órgãos federais uma vez que os recursos para a implantação do VLT também são oriundos do FGTS”, comentou Medeiros.
O deputado ressalta que é preciso ampliar a discussão sobre a mudança do modal, dar mais transparência em função de que Mato Grosso já investiu mais de um R$ 1 bilhão para implantar o VLT.
“Encerrar as obras do VLT, que falta pouco para ser concluída, significa um desperdício dos recursos públicos já empregados na construção deste modal. Implantar um BRT apenas geraria um novo gasto de recurso público. Diante de tudo isso, vamos ampliar o debate sobre o assunto com todos os envolvidos, inclusive a população de Cuiabá e Várzea Grande que espera há anos para utilizar um transporte de qualidade.

POLITICA
Fávaro assina requerimento por CPI ampla para apurar irregularidades na pandemia

JB News
Por Glaucio Nogueira
O senador Carlos Fávaro (PSD-MT) assinou o requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que visa apurar irregularidades cometidas por gestores públicos no âmbito do estado de calamidade gerado pela pandemia da Covid-19. O pedido para a instalação da investigação foi apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e já conta com o número mínimo de assinaturas para ser instalada.
Ao apoiar a CPI, Fávaro destaca que embora entenda não ser este o melhor momento para a instalação de uma Comissão, ela precisa ser séria e técnica. “Sempre disse que o momento era para buscarmos salvar vidas. Uma vez que a CPI é inevitável neste momento, sobretudo por conta de uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que ela apure então todas as suspeitas de improbidade nas três esferas, federal, estadual e municipal”.
A decisão citada por Fávaro foi proferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na última semana e determinava a instalação imediata de uma CPI para apurar eventuais omissões do Governo Federal. “Havia um grande risco de que esta CPI se tornasse um palanque, visando as eleições de 2022. Com a ampliação do escopo da apuração, vamos ter a oportunidade de um trabalho sério, técnico, pautado apenas e tão somente na busca por informações destes casos suspeitos”, pontua o senador mato-grossense.
No requerimento apresentado, Girão ressalta que até dezembro do ano passado, ao menos 61 operações foram deflagradas pela Polícia Federal para apurar supostos crimes contra a administração pública cometidos com o intuito de desviar recursos públicos destinados ao combate à pandemia. Neste período, foram emitidos mais de mil mandados de busca e apreensão e 144 de prisão. No total, o valor dos contratos investigados é de quase R$ 2 bilhões.
Veja aqui :👇
-
Pandemia2 horas atrás
Em novo decreto Governo de MT altera horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e do toque de recolher
-
Política Estadual2 horas atrás
CPI da Energisa defende derrubada do veto ao projeto que proíbe corte de energia elétrica
-
Pandemia2 horas atrás
Várzea Grande cria disque-vacina contra Covid e já atende idosos de 60 anos acima
-
PARADAS HÁ 34 ANOS3 horas atrás
Em vídeo, governador mostra andamento das obras no Hospital Central em Cuiabá; assista
-
Política Estadual5 horas atrás
Lúdio Cabral faz representação ao MPF para garantir vacinação contra covid-19 de indígenas em Mato Grosso
-
Política Estadual5 horas atrás
Deputado Botelho lamenta falecimento de promotor e destaca seu legado
-
Política Estadual6 horas atrás
Consumidores podem parcelar contas de energia elétrica no cartão de crédito
-
Política Estadual7 horas atrás
PL que garante punição financeira a agressores de mulheres é aprovado na ALMT